Worst - Instinto Ruim
10 Faixas - Independente - 2016

    Devidamente consolidado como um dos principais nomes do Hardcore Brasileiro, a banda paulistana Worst lançou o seu terceiro álbum de estúdio com o título de Instinto Ruim, que sucede o ótimo Cada Vez Pior ( leia resenha ) e  expressa muito bem a situação brasileira em muitos aspectos, que eu deixo para você verificar ao longo desta resenha e - óbvio - na audição do cd.

    Mais uma vez Fernando Schaefer ( Paura / Pavilhão9 / Treta / The Silence ) na bateria, Thiago Monstrinho ( Medellin / Presto? / Chorume ) nos vocais, Ricardo Brigas ( Musica Diablo e Broken Heads ) no baixo, Thiago Hospede na guitarra nos trazem mais dez atuais e odiosas composições, que estão embaladas em um 'digapack' triplo de luxo com muitas fotos e um encarte com as letras, que valorizam bastante o formato físico, como já é um padrão dos lançamentos da banda.

    Produzido por Thiago Hospede e Fernando Schaefer, Instinto Ruim foi gravado, mixado e masterizado no Estudio Lamparina em São Paulo/SP em junho de 2015 e a sua capa, que reflete a 'propinolândia sem fim brasileira' é baseada no conceito de Fernando Schaefer e foi desenhada por Fábio Figueredo do John Wayne.

    A curta Que Se Foda entra com seu feroz recado, que solta 'fogo pelas ventas' em vocais agressivos junto a um ritmo instrumental avassalador, como não poderia ser diferente em se tratando do Worst. A letra ácida como sempre é deveras adequada aos que ficam em casa, que não vão aos shows e não demonstram atitude nenhuma. E ela se liga em Vencedores, que foi escolhida como o primeiro clipe de Instinto Ruim, sendo mais cadenciada e cuja letra é uma homenagem aos seres humanos com necessidades especiais, que sempre conseguem se superarem e surpreenderem aos ditos normais, que não se importam e não os ajudam. Suas linhas pesadas de guitarras, bateria, baixo e vocais são um 'tapa na cara' na nossa sociedade hipócrita e é executado com muita técnica por cada um dos músicos do quarteto.

    A seguinte é Conquistar, onde podemos reparar nas frenéticas linhas raivosas dos vocais de Thiago Monstrinho aliadas a um andamento consistente e acelerado, que é dotado de muita distorção na guitarra de Thiago Hospede, e isso, sem citar também o quase incomensurável peso de bateria de Fernando Schaefer, que está cheio de evoluções e também os eficazes toques de Ricardo Brigas em seu baixo.

    Partindo de um ponto que provavelmente tem muito a ver com sua letra totalmente revoltada ( que serve para muitos políticos ), a colérica Precipício recebe o convidado Fábio Figueredo ( do John Wayne ) nos vocais urrando junto aos raivosos de Thiago Monstrinho. Como sempre, o Worst mete do dedo na ferida sem dó e nem piedade nesta faixa em um ritmo instrumental que é simplesmente devastador, onde destaco novamente Fernando Schaefer e suas competentes viradas na bateria. 

    Com linhas mais cadenciadas, mas significativamente encorpadas, Guerra marca a quinta de Instinto Ruim e sua letra é uma injeção de animo ( do jeito do Worst é claro ) convocando o ouvinte a lutar e encarar seus problemas em um ritmo ideal para bater a cabeça nas variações realizada pelo quarteto. Apresentando um início instrumental demolidor, A Violência é Incrível segue com os níveis de fúria lá no alto e sua letra ataca diretamente aos políticos corruptos, que tanto destroem o nosso povo em competentes variações de baixo, bateria e guitarras, que estão tão intensas, que literalmente 'metralham' o fã.

    Para a faixa título, a pesadaça Instinto Ruim, reparamos que eles incluíram tiros e sirenes de ataque aéreo executados sem parar, como se estivéssemos em meio à um caos total ( e de certa forma no mundo atual, estamos ), e aí, somos expostos à uma amarga e corrosiva menção ao povo brasileiro, pois, se não melhorarmos nossos valores éticos, infelizmente, o Worst provará sua razão por ter escrito uma letra polêmica como esta em um ritmo totalmente voraz, que te inspira a 'banguear'. Depois, a cólera continua com a esmagadora Nada Me Abala, que mantém o grau de violência intacto entre trechos mais cadenciados e acelerados, seja na eficaz parte instrumental ou na sua animadora letra vocalizada com muita cólera a cada verso.

    Na seguinte temos - devidamente anunciados pelo vocalista - a primeira música em inglês do quarteto, que é a Right To Kill e o Worst conserva sua qualidade e comprova que o patamar alcançado na carreira os levaram a nos apresentar 'sonzeiras' em quaisquer idiomas que seja, mas, não pense que por isso sua letra deixou de alfinetar muitos que tem medo de abordarem certos temas por vários motivos mesquinhos, pois, aqui temos outro 'soco na cara' ambientado ferozmente pela guitarra, baixo e bateria.

    No término de Instinto Ruim temos a Ürban Discipline como 'bônus track', que após um começo instrumental espancador, onde Fernando Schaefer exibe uma sagaz evolução na bateria, temos as participações de Billy Graziadei do Bioharzard, Carl Schwartz do First Blood e Matthias Tarnath do Nasty assegurando com que esta versão se tornasse tão matadora quanto a original do Biohazard.

    Um disco do Worst não tem segredos... é colocar para tocar, socar o ar e 'banguear' com a enxurrada de porradas corretas que eles externam em suas letras através de andamentos onde a técnica e violência caminham juntos te levando a se imaginar em um show dos caras e no meio da roda. E sabe o que é melhor, assim como os anteriores, Instinto Ruim sintetiza tudo o que queremos que seja dito com muita atitude e ódio à muitos imbecis que precisam ouvir suas mensagens. Em tempos de tudo politicamente correto, que bom que o Worst está aí para contrariar essa mesmice com suas canções.
Nota: 10,0.

Site: www.worsthcsp.com e www.facebook.com/worst.hcsp.

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2016

Voltar para Resenhas