Vulture - Destructive Creation
( Is This World Where Lies Created A Sacred Power )

10 Faixas - Sacramental Records/Metal Army Agency/Phoenix Tatoo - 2012

    Desde 1995 que o quarteto Vulture de Itapetininga/SP realiza seu poderoso Death Metal que resultou em álbuns como Test Of Fire em 2005 ( leia resenha ) e Through The Eyes Of Vulture em 2008. Estes dois trabalhos renderam ao Vulture aberturas de shows de nomes como Dark Funeral, Belphegor, Incantation, God Dethroned, Korzus, Vulcano, Torture Squad, e lógico muito mais bagagem e experiência.

    Para este novo lançamento Adauto Xavier nos vocais e guitarra, André Barros na bateria, Yuri Schumann na guitarra e Max Schuman no baixo foram ao Carpe Necrum Studio durante o segundo semestre de 2011 para efetuarem as gravações e a mixagem de Destructive Creation ( Is This World Where Lies Created A Sacred Power ), cuja masterização foi realizada no Studio Mio na cidade de origem da banda. A capa é de Adauto Xavier e mostra muito bem o blasfemo conceito lírico do cd. 

    A primeira é Night Of The Unholy Flame que mostra a cara do veloz peso do Death Metal agressivo do quarteto com solos de guitarras fornecendo um clima muito forte para que Adauto Xavier cante com muita raiva cada um dos seus versos, porém de uma forma que ouve-se sua voz. A rápida All Falls Downs continua com o ambiente mais pesado só que agora a bateria é tocada com ainda mais garra por André Barros, pois este realiza várias viradas aceleradas e com as guitarras seguindo este mesmo ritmo exibindo mais técnica de Yuri Schumann e Adauto Xavier em uma letra cheia de críticas à religião. Em Murderous Disciples, o Vulture aplica mais peso e agressividade para tecer uma violenta agulhada aos terroristas que se matam em nome da religião em uma base fortificada de guitarras, baixo e bateria. Riders Of A New Age mostra os solos rápidos de guitarras em meio a muitas levadas de 'triggers' na bateria de André Barros, que conferem toda a velocidade deste quarto raivoso Death Metal de Destructive Creation ( Is This World Where Lies Created A Sacred Power ) .

    Com uma introdução de guitarras de muita perícia por parte de Yuri Schumann e Adauto Xavier, When The Time Fleets recebe solos cada vez melhores até que os urros expressem toda a insatisfação que o vocalista deseja passar em linhas notadamente mais Heavy Metal. No Way To Follow é uma veloz crítica à raça humana, que enfatizada novamente na atuação dos guitarristas Yuri Schumann e Adauto Xavier ( este último responsável por toda a brutalidade dos urros vocálicos ). Com uma ótima introdução dotada de ótimas levadas na bateria de André Barros, que chama as guitarras para solarem juntas em Alignment 2012 temos a toda velocidade, a sétima canção de Destructive Creation ( Is This World Where Lies Created A Sacred Power ), cuja letra é sobre o final do mundo neste ano. Será mesmo? Difícil saber essa resposta, mas uma coisa é certa: estamos diante de uma das melhores e mais fortes músicas do cd.

    A Step To Hell é provavelmente a mais pesada do cd e assim como as anteriores, sempre colocando em foco a força das guitarras devidamente combinadas com a bateria para que Adauto Xavier vocifere com toda sua imensa fúria, mas o maior destaque vai para a eficiente alternação cheia de solos guitarras que o Vulture realiza durante o refrão.

    Como o título da música seguinte já entrega, Blasfemy Life é uma discordância rápida do quarteto ante as religiões que temos no mundo e ao modo de vida imposto por elas, onde mais uma vez a parte instrumental é executada com muita habilidade e envia a agressiva base para o vocalista soltar seus berros a cada verso. Por fim, quero ressaltar que é muito interessante que muitas bandas de Thrash, Death, Black estejam colocando em seus cd´s uma faixa em português e Carrasco de Si Mesmo, que é a última de Destructive Creation ( Is This World Where Lies Created A Sacred Power ) é cantada com um ódio gigante em um Death Metal matador.

    Um detalhe que não posso esquecer de comentar é a arte da capa feita por Augusto Xavier inspirada na obra de Michelangelo do ano de 1508 ( presente na Capela Sistina no Vaticano sobre A Criação de Adão ), que reproduz a ideia do homem criando Deus, fato enfatizado no encarte e com a frase "In The Beginning, Man Created God" e na temática de várias músicas ( especialmente no que se trata de fanatismo religioso ). Em suma, Destructive Creation ( Is This World Where Lies Created A Sacred Power ) mostra um Vulture com seu Death Metal veloz, coeso, crítico e dependendo da visão... blasfemo, que recebe em todas as músicas solos mais Heavy Metal nas guitarras que agradarão tanto aos fãs de seu Metal extremo quanto aos que gostam de um som mais pesado e bem feito. Se nunca ouviu a banda, este terceiro cd é uma excelente oportunidade de conhecer.
Nota: 9,0.

Sites: www.vulture.com.br e www.myspace.com/vulturebr.

Por Fernando R. R. Júnior
Setembro/2012

Voltar para Resenhas