Vulture - Test Of Fire  - 9 faixas
Die Hard Records
  

  Formado em Itapetininga, cidade do interior de São Paulo no ano de 1995 sob o nome de Damnation, inicialmente com Adauto M. Xavier e Marcelo Machado Brizzotti, o Vulture completa 11 anos de underground agora em 2006. Ao longo dos anos, o Vulture sofreu algumas mudanças e da formação original sobrou apenas o vocalista Adauto. Com o line up estabilizado, eles gravam este excelente álbum Test Of Fire e os membros da banda são os  seguintes: Adauto M. Xavier  nos vocais e guitarra, Yuri Schumann na guitarra e André M. Xavier na bateria, Max Schumann no baixo. Porém, uma coisa sempre foi uma marca registrada do Vulture: o Death Metal vigoroso e rápido.

    Test Of Fire não é a primeira incursão da banda em estúdio, afinal eles já contam com os demos Dreams Of Despair ( em 1998 ), Death Metal Live ( em 1999 ), A Call For The Ancients ( em 2000 ), Hellraised Abominations ( em 2002 ), além de participações em coletâneas como Black World Compilation, Metal Vox e Valhalla Demo Section. Isso tudo, mais do que nunca, dignifica a capacidade do Vulture em estúdio e já mostra o grau de maturidade alcançado pela banda.

   Outra característica das bandas brasileiras são: a qualidade de som obtida e a qualidade do encarte dos álbuns que são disponibilizados no mercado. Com Test Of Fire não é diferente, o álbum foi lançado pela Die Hard Records no ano de 2005 e teve todos os seus processos ( gravação, mixagem e masterização ) feitos por Aldo Luis Disep no HP Records em Salto/SP durante o primeiro semestre de 2004  e os resultados que foram conseguidos credenciam a qualidade do que ouvimos no cd.

    São nove composições no melhor do Death Metal influenciado pela cena de Gotemburg.  Para começar um Death perfeito com a pancada Lobotomy, que já de cara, apresenta uma bateria com muitos triggers, além  de guitarras rápidas e vocais urrados como devem ser. Muito interessante são as levadas de  Heavy tradicional encontradas nesta música, com seus 7 minutos ( o que é aliás uma característica deste disco, todas as músicas são mais compridas ).

    A segunda é Evil War Domination com um set instrumental matador no início seguido por uma presença excelente de guitarras. Os vocais urrados de Adauto estão ainda mais extremos e notam-se os solos com bases de Thrash e  Heavy. Mais outro destaque desta segunda faixa é a perfeita sincronia do baixo e bateria, além de um trecho perfeito para rodas durante os shows.

 Dead Man Walking apresenta levadas de guitarra mais tradicionais e cadenciadas, muitos triggers na bateria de André M. Xavier, uma excelente melodia instrumental com um bom refrão fácil de memorizar. A quarta faixa de Test Of Fire é Silence Of  The Lambs, já nos mostrando uma excelente velocidade nas guitarras, vocais agressivos e urrados somando a um trabalho magnífico de baixo e bateria. Isso tudo deixa o campo aberto para uma das melhores porradas deste 'teste de fogo'. As excelentes inversões durante os solos de guitarra são momentos para se 'banguear' bastante.

    Num álbum que mescla Metal tradicional, Death melódico e Death Old School ( à la Morbid Angel ) não poderia faltar uma porradaça rapidíssima, cavalar e com a vocalizes ainda mais extremos, guitarras em 'aceleração máxima' como é o caso desta faixa Walls Of Flesh. Depois temos Vicius Void, que possui um início mais lento, mas, não menos pesado, com o baixista Max Schumann demonstrando uma grande técnica para que Adauto mande seu primeiro urro. Tenho que lembrar também que os solos de guitarras estão notadamente melódicos.   

    Uma canção que é uma das melhores e mais pesadas do disco é Empalação Brutal, que é cantada em português e lembra o início da cena extrema mineira dos finais do anos 80. E o que temos com esta faixa é um Death extremo e rápido que mostra a versatilidade de Adauto para cantar bem em qualquer idioma e com uma ótima letra ( cujo refrão já marca na cabeça logo de cara ).

    A cozinha novamente se destaca e as guitarras estão se alternando em solos rápidos. A seguinte é Reanimator, uma canção com um andamento mais cadenciado e com fortes lembranças de Thrash Metal, porém, com vocais urrados e com um grande trabalho nos solos de guitarras, tudo isso dosado corretamente em mais de 7 minutos.

    De bônus temos a agressiva, rápida e pesada World Of Fallen, canção que fecha Test Of Fire e serve para demonstrar que a cena do Metal extremo brasileiro renova-se a cada lançamento. Numa terra com tantas boas bandas como é o caso do Brasil, torna-se, de certa forma, difícil se destacar na cena Death Metal, mas os membros Vulture passaram com louvor em seu teste de fogo e com certeza os fãs de Death irão se surpreender com este lançamento da Die Hard Records.

Site: www.vulture.com.br

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas