Tuatha de Danann - The Tribes Of Witching Souls
9
Faixas - Heavy Metal Rock - 2019

    Desde 2004 quando lançaram o Trova de Danú ( leia resenha ), que não tínhamos um álbum de estúdio dos duendes mineiros de Varginha, que são responsáveis pelo Tuatha de Danann, sendo que o seu último lançamento foi o DVD/CD Ao Vivo Acoustic Live de 2009. Com apenas alguns shows no Festival Roça'n'Roll, que foi sempre realizado na cidade natal da banda e pelo seu mentor Bruno Maia, os membros do Tuatha de Danann passaram uns tempos fora da banda e criaram outros projetos como o Braia, o Kernunna e o Tray Of Gift, que disponibilizaram seus discos e todos com qualidade e boas músicas, porém, não causaram o impacto que um disco do Tuatha de Danann é capaz de produzir.

    Eis que em 2015 foi anunciado o retorno das atividades dos duendes e o EP/Single Dawn Of a New Sun com duas músicas mostrou que teríamos os encantamentos de seu Folk Metal de volta ao ar. Assim, em 2019 foi lançado o EP, que mais parece um disco completo, com nove canções intitulado como The Tribes Of Witching Souls, que foi disponibilizado em digipack de luxo pela Heavy Metal Rock e que foi gravado por Bruno Maia ( vocais, viola, guitarra, banjo, bouzouki, wistles e flauta irlandesa ), Giovanni Gomes ( baixo e vocais ) e Edgard Brito ( teclados ) no Braia Studios em Varginha/MG. A mixagem e a masterização é do competente Brendan Duffey, exceção feita apenas para as duas últimas faixas, que ficaram aos cuidados de Fabrício Altino no The Fab.

    Na capa desenhada por Paulo "Coruja" Oliveira podemos ver a deusa Gaia em dose dupla, sendo que uma dorme e a outra está acordada, além de um bardo na parte interna e este desenhado por Eduardo Vidiabos, aliás, chama atenção também o desenho feito por Edgard Franco, que mostra a mãe Gaia sendo atacada por um ser de cartola tal qual um Tio Sam norte americano, que só pensa em dinheiro e destruir a natureza. Seria semelhança com um certo presidente que é um dos mais importantes governantes do planeta? Mas é claro que sim. E além do trio principal este The Tribes Of Witching Souls traz vários convidados que citarei ao longo desta resenha, sendo que apenas o produtor Fabrício Altino ficou responsável pela bateria em todas as faixas, menos a Your Wall Shall Fall.

    A mágica, positiva, festiva e uma das melhores músicas que escutei neste ano, a The Tribes Of Witching Souls abre o trabalho e sente-se que será um hit da banda em que Bruno Maia canta alegremente sues versos alternando com os demais perfeitamente sua melodia e seu peso, além de receber Dana Russi Maia nos backing vocals. Enriquecendo mais esta primeira canção podemos e devemos notar seu refrão, que é daqueles que ficará gravado em sua memória, enfim, a magia dos mineiros está de volta e lançada no ar. Depois, o mergulho neste universo aumenta com Turn, inicialmente com a voz marcante de Bruno Maia entre um ritmo pesado e cadenciado em que o convidado Alex Navar deixa a composição ainda mais bela com a sua gaita de fole, cuja letra merece uma atenção especial, pois, enfatiza que devemos fazer pontes e não muros, ou seja, união e harmonia não guerras e separações... mais atual impossível. Para Warrior Queen recebemos um convite para adentrar outra dimensão através dos bodhran ( instrumento de percussão ) tocados por David Briggs e Rafael Salobrena, além da presença da esbelta voz de Daísa Munhoz ( Vandroya e Soulspell ), que canta com personalidade seus versos nesta animada música, que exala também o brilho contido nos solos de violino executados por Nathan Vianna.

    Com o amigo Martin Walkyier ( ex-Skylab e Sabbat ) nos vocais cantando de forma bastante agressiva temos a You Wall Shall Fall, que também recebe Alex Navar na gaita de fole mais uma vez e Rodrigo Abreu na bateria na mais robusta faixa de The Tribes Of Witching Souls onde enalteço também os solos da guitarrista Jacqueline Taylor. O banjo somado aos demais instrumentos criaram o clima medieval de Conjura, mas novamente o Tuatha de Danann está exibindo o seu lado mais Metal, porém, sempre mantendo o seu feitiço musical em alta e deliciando nossas mentes, que garante a excelência desta quinta música do cd.

    Em Outcry sentimos a viola tocada por Bruno Maia se pronunciar mais em um ambiente pacífico, que é vocalizado com firmeza por ele seguindo a canção com a firmeza necessária para que possa atravessar as camadas inclusas, que de tão belas que são nos conquistam facilmente despertando o desejo de participar com o Tuatha de Danann nesta canção que já havia aparecido no Dawn Of a New Sun.

       A nova versão de Tan Pinga Ra Tan - originalmente composta no Tingaralatingadun de 2001 - contou com Nita Rodrigues ( Bud Pump ) e Fernanda Lira ( Nervosa ) dividindo os vocais e as suas garbosas/formosas vozes concederam uma iluminação magnífica a esta canção, que possui linhas instrumentais cativantes e desta vez mais lenta que conhecíamos anteriormente produzindo muita emoção e um prazer maior ao ouví-la. Como bônus, The Tribes Of Witching Souls traz duas canções, sendo a primeira, a versão demo de Rhymes Against Humanity de 2014, que se mostra deveras encorpada em seus solos de guitarra e em seus vocais, que fundem-se com seu lado Folk como somente o Tuatha de Danann sabe fazer perfeitamente. A última e outro bônus é uma versão demo e instrumental da canção título, a The Tribes Of Witching Souls, que por não conter as letras é imperativo de se ouvir de olhos fechados e absolver na alma suas belíssimas viagens e melodias, além de perceber como que a versão definitiva se tornou muito melhor.

    Demorou para que pudéssemos ter em mãos um novo registro de estúdio do Tuatha de Danann, mas a espera foi recompensada com um magnífico EP, que alia seu Heavy Metal a toda a mágica incrível de seu Folk Celta com ótimas letras, que naturalmente levarão novos fãs para a tribo das almas encantadas, além de garantir a satisfação dos antigos, que se sentiam órfãos de novas músicas da banda mineira. Aliás, que eles não parem por aí e que este disco seja o prenúncio de um novo álbum completo.
Nota: 10,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2019
 

Site: http://www.tuathadedanann.art.br/ 
Facebook: https://www.facebook.com/Tuathadedanannofficial/         
Instagram: https://www.instagram.com/tuathaofficial/?hl=pt-br  
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCu--pkw_vfbTYZAaJvKEapg/videos      

 

Voltar para Resenhas