Tuatha de Danann - Trova di Danú
13 Faixas - Louder Music

    A banda mineira de Varginha Tuatha de Danann ( nome originário da mitologia celta que significa "Povo da Deusa Danú" ) agrupou-se sobre o nome de Pendragon em 1995. A mudança para a atual nomenclatura não demorou para acontecer e a idéia de misturar música celta e medieval com o nosso amado heavy metal começa a dar certo e rapidamente eles assinam com o selo Heavy Metal Rock.

    Embora o primeiro álbum autointitulado ( com quatro novas canções e as músicas do segundo demo Faeryage ) tenha saído em 1999 e garantindo ao Tuatha uma boa legião de fãs, é com  o lançamento do debut TingaralatingaDun ( de 2001 ) que os mineiros vão ganhado destaque na mídia nacional. Em 2002 é lançado o  EP The Delirium Has Just Began e em dois anos depois o excelente Trova di Danú que é o assunto desta resenha que foi produzido, mixado e gravado por Paulo Anhaia e masterizado no Finnvox Studio na Finlândia por ninguém mesmo que Mika Jussila. E os responsáveis por esse disco são: Bruno Maia - voz, flauta, guitarra, violões; Rodrigo Berne - vocais, guitarra e violões; Giovani Gomes - baixo, vocais; Rodrigo Abreu -  bateria.

 A aderente Bella Natura abre o disco com suas lindas melodias especialmente no que Bruno Maia faz com suas flautas, mas o peso não é esquecido e num andamento que agrada deliciosamente os ouvidos dos fãs, aliás até a letra, que é  sobre preservação ambiental e as belezas naturais do planeta você sente que encaixou na proposta da banda. Depois temos Lover Of The Queen e seus aromas celtas com a flauta tocada de forma dançante, vozes em coro trazendo um grande sabor à música e os violões que nos propõem um clima medieval mesmo; mas o guitarrista Rodrigo Berne não nos deixa esquecer da linha heavy metal da banda. Já com Land Of Youth ( Tir Nan Og ) somos praticamente conduzidos a nos imaginar em um outro lugar através da ótima harmonia que é produzida pelo Tuatha de Danann. Destaque para o solo viajante de teclados do convidado Edgard Brito e a interpretação nos vocais de Bruno Maia que agradarão os fãs do Jethro Tull.

    De Danann´s Voice temos uma linda voz creditada como "A Voz de Danú"  em um clima puramente celta, que serve para a abertura de The Land´s Revenge trazendo à tona uma das melhores do cd com suas inversões de mais suaves e melódicas para momentos mais rápidos e pesados. Em Spellboundance temos uma incursão muito melodiosa e prazerosa, cujo refrão já nos dá muita vontade de cantar e facilmente, tenha certeza que, você irá encontrar-se cantarolando ele após algumas audições de Trova Di Danú. Believe: It´s True! não é apenas outra forte candidata a uma das melhores do cd como também é uma das melhores de toda a carreira do Tuatha de Danann, pois sua melodia vai cativando o ouvinte a cada verso cantado por Bruno Maia e a nova inversão mais pesada feita na guitarra de Rodrigo Berne que se segue a deixa ainda mais qualitativa com o solo de flauta. A sensação que temos é que todos os seres estão felizes.

    The Arrival é mais cadenciada mas vai ganhando velocidade na guitarra e aí temos pela primeira vez neste cd os urros de Rodrigo Berne. Já com The Oghma´s Reel que é praticamente instrumental, recheada de bandolim e flautas, temos outro grande momento do cd, ainda com direito à uma excelente atuação da cozinha da banda capitaneadas por Giovani Gomes no baixo e Rodrigo Abreu na bateria. Depois chega a vez da faixa título Trova di Danú onde Isabel Tavarez alia sua formosa voz à uma melodia emocionante e viajante que é construída pelo Tuatha de Danann. Aliás, quando chega a hora dos solos de violino de Marcio Sinzato e Marcus Vinicius sinto como se as notas fossem cravadas no fundo do coração.

    Em The Wheel, Isabel Tavarez, Victor Rodrigues e Paul X participam juntos selando mais um momento ímpar na carreira dos mineiros. Para comprovar isso, não vou dizer quais pontos se destacam mais, escute a música e tire suas próprias conclusões, porém, apenas afirmo uma coisa: temos o gran finale de Trova di Danú. Esta versão da Louder Music conta ainda com dois bônus sendo que a primeira é Song For Oengus iniciada mais suavemente e instantes depois ouvimos uma forte dose de peso mais cadenciado vociferado com grande vigor por Bruno Maia, executado com firmeza na guitarra de Rodrigo Berne e do baterista Rodrigo Abreu que literalmente dão a tônica do som. O segundo bônus é a instrumental Si Beag Si Mor executada ao vivo com seus arranjos celtas tradicionais baseados nos violões e violinos.  

    Participações de muita gente boa, gravação e produção competentes, melodias, flautas, bandolins, gaita de fole, solos pesados e uma atmosfera bastante agradável em todo o cd ( tanto que para viajar de vez, falta apenas ascender um incenso enquanto escuta-se o disco ), além da competência que os mineiros possuem, Trova di Danú é indicado para os amantes do heavy metal, para apreciadores do rock progressivo e especialmente para os fãs de música celta. A única crítica que consigo fazer a este disco é... dizer já está na hora do Tuatha de Danann voltar para o estúdio logo e preparar o seu sucessor, afinal, este vigoroso álbum é de 2002.

Site: www.tuathadedanann.com.br e www.myspace.com/tuathadedanann

Por Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos à Lu Wolff

Setembro/2009

Voltar para Resenhas