Symmetrya - Last Dawn
12 Faixas - Independente - 2014
 

   Depois de seis anos longe dos estúdios, a banda catarinense de Heavy Metal Melódico/Power Metal Symmetrya chegou com muito esforço e competência ao seu segundo full lenght e o terceiro cd, cujo título é Last Dawn. Desta vez Jurandir Moreira nos vocais, Alexandre Lamim na guitarra, Milton Maia nos teclados, Jacson Luis no baixo e Marcos Vinicius na bateria foram ao Area Studios em Joinville/SC para realizarem os processos de gravações, mixagem e masterização do cd com o produtor Evandro Ramos "Manguinho" entre junho de 2013 a fevereiro de 2014.

    O sucessor do ótimo Eternal Search ( confira resenha ) teve seu lançamento oficial foi no dia 16 de agosto de 2014. Last Dawn contou com a excelente arte gráfica do excelente artista brasileiro Gustavo Sazes ( que já desenhou capas do Angra, Krisiun, Arch Enemy e muitos outros ) embalado em um 'slipcase', que junto ao ótimo encarte cheio de informações valorizam ainda mais o formato físico.

    A instrumental Sensory inicia Last Dawn com linhas melancólicas nos teclados e um tanto que viajantes, que começam em seu decorrer a ganhar ares épicos juntos à belas melodias, que se ligam na vibração da rápida Something In The Mist, que traz à tona a proposta Power Metal do Symmetrya em ótimos solos de guitarra e teclados combinados deixando o campo livre para a empolgante atuação do vocalista Jurandir Moreira e do baterista Marcos Vinicius, cuja letra é inspirada no filme O Nevoeiro do gênio do suspense Stephen King. E o Symmetrya soube como aplicar as variações no andamento de forma a impactar quem ouve a música, haja visto os solos de guitarras de temos próximo do final destacando o convidado Rafael Bittencourt ( do Angra ). Com uma pegada mais Heavy In The Blink Of An Eye segue Last Dawn com os teclados de Milton Maia fazendo uma energizante base para o vocalista cantar com muito feeling e te fazer pegar o encarte e acompanhar sua letra. Atente para os solos de guitarra e sinta como eles caem bem nesta música, que certamente causará muita participação dos fãs nas suas execuções ao vivo.

    Em Darkest Love, o quinteto de Joinville/SC realiza uma ótima introdução instrumental, que segue um tanto mais cadenciada em vocalizações bastante cativantes com destaque para os trechos em coro nesta - até que romântica - composição, que como não poderia deixar de faltar possui um exuberante solo de guitarra feito por Alexandre Lamim. Para To Live Again, eles nos enviaram outra faixa mais acelerada com elementos tipicamente Power Metal com adição de riffs mais Heavy e uma vocalização com muita entrega de Jurandir Moreira, mesmo quando temos alguns mais agressivos. Quem gosta de bumbos duplos junto a solos rápidos a la Stratovarius se ligará facilmente a esta música, pois suas harmoniosas melodias passam um crescente bastante positivo.

    Desacelerando um pouco Caught In A Dream é aberta com um excelente riff do guitarrista Alexandre Lamim aos dedilhados, e depois, ganha ares épicos guiando seus versos com uma interpretação cheia de carisma do vocalista Jurandir Moreira. Atenção para o refrão, que possui uma fácil memorização e à parte instrumental no final, especialmente nos teclados de Milton Maia. Interessante durante os solos é reparar na complexidade voltada ao Prog Metal que eles aplicaram para depois retornarem com a linha suave da canção. Orientada pelas linhas de teclados e guitarra 711 marca a sintomática sétima faixa de Last Dawn, cujo ritmo cativa o ouvinte e após mais outra bela atuação do vocalista, que também ganha os esperados solos de guitarra antes de repetir seu refrão.

    Com sons de ventos e dedilhados Stormy Winds apresenta linhas mais calmas, que são cantadas com muita emoção por Jurandir Moreira e te fazem querer cantar com ele esta balada Heavy, porém, o Symmetrya não se esqueceu de colocar os ótimos solos de guitarra de Alexandre Lamim. Esta é outra que funcionará muito bem ao vivo e implica ao fã uma obrigação de cantar seus versos com o vocalista pelo seu estilo celestial.

    Dividida em três partes The Witch Of Portobello, foi inspirada no livro do famoso escritor brasileiro Paulo Coelho marca a parte final deste ótimo Last Dawn, sendo que a primeira é Past Life Trauma ( Athena's Life Pt. 1 ), que retoma aquele Power Metal rápido cantado em coro que tanto sucesso fez ( e para nossa alegria ainda faz ) pelo mundo, que facilmente conecta o fã com a música, ainda mais com as alternâncias de andamento somados aos solos de teclados e guitarra, além de vocalizações cujo refrão você sente a vontade de sair cantando que temos. Seguindo a história, Nature Of The Witch ( Athena's Life Pt. 2 ) exibe uma bela melodia de teclados em meio a linhas ora aceleradas, ora cadenciadas de bateria e guitarra, que são cantadas com muita destreza pelo vocalista do Symmetrya. E essa junção fazem desta uma excelente canção do cd, pois, a banda soube como colocar várias alterações de andamento, que trouxeram a atmosfera do Metal Melódico como apreciamos.   

    Terminando o principio desta história, Athena´s Legacy ( Athena's Life Pt. 3 ) começa com dedilhados feitos pelo guitarrista Alexandre Lamim e uma calma harmonia enviada pelo tecladista Milton Maia para que Luis Moretti  ( respeitado professor de técnica vocal do Sul ) possa realizar a introdução desta faixa que muda de ritmo com muita habilidade em seu decorrer. Mais ao meio da composição, mais uma convidada entra em cena, agora a vocalista Geane Carvalho, que ao cantar com Jurandir Moreira engrandece ainda mais a canção.

    Dizem que o melhor é no final não é? E neste caso o Symmetrya guardou as melhores partes para os trechos progressivos e épicos da canção com as narrativas de Desire Eloise Quint, Juh Sobral e Douglas Baumer. Aliás, te convido a reparar na grandiosidade instrumental e vocal promovida pela banda no final de Athena´s Legacy ( Athena's Life Pt. 3 ) e me fale, pois estamos diante disparada da melhor faixa do cd, tanto que sente-se que a banda se superou em relação às demais faixas.

    Como bônus temos os ótimos riffs de Shark Paddle,  um Hard Rock criado por Alexandre Pierre Mattei, que além da música inventou um esporte que mistura Surf com outras modalidades de remada. Esta é bem descompromissada, mas ficou muito bem como a faixa final de Last Dawn.

    Last Dawn não é um álbum de Power Metal comum, pois conta com alguns flertes com o Symphonic Metal, com o tradicional Heavy Metal e até um pouco de Prog Metal, sempre com muita dedicação e que com certeza será responsável por muitas portas se abrirem para o Symmetrya e espero que traga um brilho ainda maior no cenário nacional. Acredito que é muito provável o responsável por eles serem a atração de abertura do Sonata Arctica em Curitiba/PR em 2015.
Nota: 9,5.

Site: www.symmetrya.com e http://www.myspace.com/symmetrya.

Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2014

Voltar para Resenhas