Symmetrya - Eternal Search
10 Faixas - Force Of Nature Records - 2008

    Das cinzas da extinta banda Madness, a ideia Heavy Metal de Milton Maia ( baixo e hoje teclados ) e Jurandir Júnior ( vocais ) se perpetuou desde quando se chamavam Symmetry, em 2002, até os dias de hoje, porém, agora com a adição de um "a" ao nome da banda ficando Symmetrya, que soa ainda melhor. O restante do line-up desta banda de Joinville/SC, além dos dois citados, que gravou Eternal Search no RVB Estúdios entre novembro de 2004 a junho de 2006 em Blumenau/SC é o seguinte: Ney Soteiro ( guitarra ), Alexandre Lanim ( baixo ) e Vinicius "Nana" ( bateria ). A produção ficou por conta de Ronaldo Simolla enquanto que as gravações e mixagem são um trabalho de Deny Bonfante do Perpetual Dreams. Outra ponto a ressaltar neste começo de resenha é a capa e a arte gráfica do cd feitas por Robson Piccin.

    Os teclados presentes na instrumental Ascension introduzem em um ambiente melódico o Heavy Metal de Learn To Live que exibe ótimos solos de guitarra que são aliadas a ótimas evoluções de teclados além de uma pegada forte na bateria de Vinicius e uma presença compenetrada do vocalista Jurandir. A faixa título do cd, Eternal Search, é a seguinte e o Symmetrya ataca com um Power Metal mais agressivo e com muita harmonia, especialmente pelos solos de teclados de Milton Maia que produzem uma atmosfera mais épica, cheia de técnica que garantem bons momentos viajantes. Eternal Search teve as participações de Deny Bonfante na guitarra e Juliano Scharf nos teclados.

      Os teclados de Milton Maia são marcantes nas músicas deste cd do Symmetrya e com a longa Lost, o que ouvimos não é diferente, são longos e virtuosos solos, entretanto a banda soube como dosar a melodia e a potência corretamente para criar um Heavy Metal pesado e versátil que é dotado de um refrão que te empolgará com muita facilidade. Em Dead Zone, o quinteto realiza um vigoroso set instrumental até que Jurandir Júnior cante em meio a riffs pesados com muitas alternações para as linhas melodiosas mais calmas. E Dead Zone te pega pelo ritmo cadenciado onde evidencia a grande atuação do guitarrista Ney Soteiro, que sola ora rápido e melodioso, ora cadenciado e pesado, tanto que classifico esta entre as melhores. Para a sexta faixa, Symmetry - uma homenagem ao antigo nome da banda - mostra uma abordagem mais Heavy Metal com um som mais cadenciado e que exibe melodias com trechos progressivos que são percebidos especialmente nos solos de teclados e nas viradas do baterista Vinicius.

    Imergindo no mar progressivo temos Misbelief, pois sua longa viagem inicial nos teclados, lembram dos bons tempos dos anos 70, mas a proposta do Symmetrya é Metal, e assim que a guitarra, baixo e bateria entram em cena, a canção transforma-se em um vibrante Power Metal com Milton Maia protagonizando o longo e criativo solo de teclados enquanto Jurandir canta com muita animação e contou com a participação especial de Ronaldo Simolla nos vocais adicionais. Essas características colocam esta sétima música como uma das melhores de Eternal Search.

    Um robusto e longo solo na guitarra de Ney Soteiro devidamente acompanhado de uma ótima marcação de teclados e uma atuação vibrante do vocalista Jurandir abrem In The Mouth Of Madness e além disso, temos um exuberante andamento com muita melodia que alterna linhas mais pesadas que servem para provar a categoria do Symmetrya.

    Wings Of Tragedy possui trechos suaves que recebem o peso de acordo com as competentes evoluções dos vocais de Jurandir que ficam ainda melhores com a alquimia vinda dos demais instrumentos ( a saber, baixo, teclados, guitarra e bateria ). Inner Force traz ares de batalha, é rápida e seus poderosos riffs de guitarra e bateria são cantados com um pouco mais de agressividade por Jurandir ( e meu amigo(a), ele dá um agudo que vou te contar ) trazendo com sua voz um pouco de mais velocidade à canção que encerra o ótimo Eternal Search.

    É gratificante quando ouço um cd de uma banda 'brazuka', que está na batalha há um bom tempo e vejo que suas músicas não ficam devendo nada para as gringas como é o caso de Eternal Search do Symmetrya. Faço votos que Eternal Search faça os catarinenses serem mais conhecidos tanto no Brasil quanto 'lá fora' pois a qualidade necessária para aumentar o número de fãs, eles provaram neste trabalho que tem de sobra. Que o crescimento aconteça e que eles se consolidem no cenário do Heavy Metal nacional.
Nota: 9,0

Site: www.symmetrya.com e http://www.myspace.com/symmetrya

Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2010

Voltar para Resenhas