Sunroad - Live At Roça'n' Roll Festival 2021
10 faixas - MusiK Records - 2022

   Nem as severas condições de distanciamento impostas pela pandemia fizeram que os shows de Rock e Heavy Metal não acontecessem, pois graças a tecnologia e, principalmente, a vontade dos músicos, produtores, etc, alguns eventos foram realizados de forma virtual tanto no Brasil quanto no resto do mundo e muito desses eventos resultaram em álbuns ao vivo.

    Um desses ocorreu com a banda goianiense Sunroad, que participou no Roca'n'Roll Festival 2021 ( antes do vírus, evento presencial da cidade de Varginha/MG e, excepcionalmente, desta vez realizado de forma virtual ), sendo que no dia 30 de junho de 2021 ( ano que completou a sua vigésima edição ) tivemos a participação da banda resultando assim no álbum Live At Roça'n'Roll Festival 2021, que saiu pela Musik Records e é o primeiro ao vivo do então quarteto formado por Steph Honde nos vocais e teclados Van Alexandre no baixo, Fred Mika na bateria e Netto Mello na guitarra.

    Este álbum foi gravado no MusikStudio Mobile ( Brasil ) e no SH Studio ( França ), remixado no Musik Studio em julho de 2021 e teve a produção de Netto Mello e de Fred Mika, sua capa é do Tristan Greatex e o disco nos apresenta 10 composições.

    E a primeira é Walking The Hemispheres, título do último álbum de estúdio ( leia a resenha ), que traz uma aura inspirada no Deep Purple ao Sunroad evidenciada nesta versão ao vivo com as linhas de teclados executadas por Steph Honde e que posteriormente, os seus vocais junto ao vibrante ritmo produzido pelos demais a deixaram um pouco mais rápida do que sua gravação original de estúdio. Em seguida, temos The Mess And Its Key, outra do Walking The Hemispheres e sua pegada é mais pulsante e envolvente, isso graças aos vocais, aos eletrizantes riffs de guitarra tocados por Netto Mello e os pronunciados toques do baixista Van Alexandre.

     Firmes na divulgação do álbum Walking The Hemispheres, eles disparam a terceira dele na sequencia com a empolgante Silent Erupting Inside, que ficou muito bacana nesta versão, só faltando mesmo a presença do público interagindo com o Sunroad com palmas e gritos de alegria. Para quarta, hora de Into The City Lights e Steph Honde canta muito bem essa ótima música do álbum Carved In Time de 2013 ( leia resenha ), que é um Hard'n'Heavy devidamente cativante. Depois é a vez de Midwest Sand, que já nos conquista logo em seus solos iniciais, que estão aliados ao seu ritmo de baixo e bateria onde podemos notar o vocalista Steph Honde cantando com personalidade esta composição do disco Arena Of Aliens de 2003.

    As várias sirenes que ecoam neste Live At Roça'n'Roll Festival 2021 trazem a voltagem contida na animada White Eclipse música do Wing Seven de 2017 nos colocando diante de um padrão Heavy Metal altamente contagiante. A chama continua forte com Master Of Disaster, impactante canção do cd Carved In Time, que o Sunroad mesclou com precisão cada solo de guitarra, cada toque de bateria e de baixo junto aos vocais. Se aproximando do final e com riffs repletos de eletricidade temos In The Sand, um Hard'n'Heavy inflamado que será apreciado instantaneamente e que é pertencente ao álbum Wing Seven.

    A penúltima é a Crawling Back And Ahead pertencente ao Walking The Hemispheres e este afiado line up do Sunroad nos envia as linhas melódicas da música, que somadas aos vocais exalam sua adorável força positiva, que temos um grande prazer de ouvir, ainda mais se você perceber o clima Whitesnake da música ( época do Come an'Get It ) . Finalizando este Live At Roça'n'Roll Festival 2021 é a vez de Living In A Dream ( Rod Sign Of Mirror ), a grandiosa composição do Walking The Hemispheres, que começa com um solo marcante de Netto Mello em sua guitarra e conta com os dedicados vocais de Steph Honde em um ritmo Hard Rock de primeira.

    Em suma... posso dizer que excetuando-se o fato de que não tivemos os aplausos dos fãs e os seus gritos, e os músicos falando alguma coisa entre as faixas, ou seja, aquela interação presencial única que presenciamos nos shows ao vivo, este Live At Roça'n'Roll Festival 2021 é mais um discão do Sunroad, que ficamos fãs logo após a sua primeira audição. Entretanto, essas interações que acabei de citar entre a banda e a plateia serão apreciadas nos vindouros shows que acontecerão neste ano de 2023 e nos próximos, assim sendo, basta aguardar a passagem da banda por algum lugar próximo e conferir toda a potência do Sunroad nos palcos, porque nesta sublime amostra nos deixou deveras entusiasmados para isso.
Nota 9,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2023

Linktree: https://linktr.ee/Sunroad.  
Facebook: http://www.facebook.com/Sunroadofficial.          
Youtube: https://www.youtube.com/@SunroadOfficial
Vídeo da Apresentação no Roça'N'Roll: https://www.youtube.com/watch?v=PoZ7TuKIxyY&t=3s.

 

Voltar para Resenhas