Scars - Devilgod Alliance
12 Faixas - Independente - 2008

    Se você não esteve presente nos shows do Destruction ( em 2006, leia aqui ), Testament ( em 2007, confira resenha ) e Anthrax, talvez, você possa ainda não ter ouvido falar na banda paulistana Scars, e por conseguinte, não conheceu o ótimo thrash metal calcado na Bay Area dos anos 80 que a banda investe ( N.E.: Lembrando que eles já militam no underground desde 1991, mas a coisa pega fogo mesmo a partir do retorno em 2004 ). Caso você caro leitor(a), enquadre-se dentre os que não conhecem a banda, não há motivos para se preocupar, pois em outubro de 2008 eles lançam o álbum Devilgod Alliance de forma independente, que foi gravado e produzido por Paulo Soares no Genius Studios em São Paulo e veio para suceder o ótimo EP The Nether Hell.

    Desta vez, o guitarrista Alex Zeraib ( único membro remanescente da banda e que atuou nos shows citados acima ) aliou-se a André Guilger nos vocais e guitarras, João Gobo bateria e Pedro Carvalho no baixo. O principal conceito de Devilgod Alliance está em que para todo bem há um mal equilibrando a balança. Nas onze faixas veremos o que aconteceria se a aliança fosse quebrada por um dos dois lados. E obviamente, o lado escolhido pelo Scars foi o lado do mal em uma guerra com o bem e é desta batalha que vamos tratar a partir de agora.

    I Defy é aquele thrashão rápido, direto e cantado com força que alterna momentos cadenciados com os ótimos solos de Alex Zeraib e um ataque frontal dos vocais de André Guilger. Black Holocaust expressa toda a destruição que é provocada pelo baterista João Gobo faz aliando-se ao caos trazido pelos vocais de André Guilger, afirmo, essa junção vai resultar num thrash muito bem feito e com solos de guitarra na forma que tem de ser: rápidos e avassaladores. Black Holocaust conta ainda com a participação de Fabrício Moraes do Mortaes nos solos de guitarra. Com uma ótima atuação do baixo de Pedro Carvalho temos a cadenciada Feast Of The Damned ( Red Death Part I ), que exibe também muitos triggers na bateria e continuam com o competente e furioso thrash metal deste segundo cd do Scars, aliás, esta terceira é ideal para bater a cabeça. A veloz Diabolization é a seguinte de Devilgod Alliance e é uma das melhores do cd, com certeza funcionará bem ao vivo e aí percebe-se que a reformulação da banda manteve a qualidade, pois o refrão, o ritmo das guitarras, o andamento da bateria cravam mesmo nos ouvidos dos fãs tanto que, ao ouvir esta você facilmente acabará cantarolando e realizará o headbanging até mesmo sozinho.

    Five Minutes Before Darkness é tocada no violão e é uma quebra no peso que ouvimos até aqui, porém, deve-se saber que esta faixa antecede a insana Inner God Death, que além dos gritos de André Guilger quero que atente seus ouvidos para o que o guitarrista Alex Zeraib faz com suas seis cordas, é para sair em rodas de empolgação e dispensar a energia que te contagia com as pesadas notas que temos aqui. Pestilence Curse  ( Red Death Part II ) possui os riffs de guitarra tocados daquele jeito oitentista para cativar os thrashbangers e, além disso, os vocais colerizados de André Guilger vem para dar a devida continuidade a batalha entre o bem e o mal presente em Devilgod Alliance.

      Spike Torn Inside vai ganhando peso a cada segundo e seja nos solos de guitarra ou na performance realizada na bateria, observa-se mesmo que o Scars está de volta a ativa para detonar com tudo em um thrashão de primeira, para comprovar, perceba quando André Guilger canta com muita raiva, aí meus amigos(as) é hora de bangear mesmo. O vocalista mantém essa atitude na música seguinte Of Tempter Sent e desta vez é o responsável pelos solos de guitarra, como se apenas estas duas características não fossem suficientes para qualificar esta entre as melhores, repare no 'trampo' dos demais músicos da banda. Quando a implacável Suicidevotion começa para valer nota-se porque é a mais rápida e agressiva música de Devilgod Alliance, e quem deixa sua marca é o guitarrista Paulo Soares do Krusader atuando com firmeza ao lado baixista Pedro Carvalho. E o que dizer do cataclisma de Devilgod Alliance encerra este novo álbum do Scars então? Vou tentar resumir em um único ponto: a pegada inicial instrumental somada aos apocalípticos vocais de André que surpreendem os fãs que conhecem a banda do álbum The Nether Hell, pois asseguro, aqui eles estão ainda mais rápidos, coesos, pesados e técnicos. De bônus incluso temos Scars um cover do Overdose.

    Mesmo com todas as mudanças na formação a capacidade de produzir um dos thrashs mais agressivos, viscerais e rápidos do Brasil não ficou nem um pouco abalada, e o melhor, o Scars conseguiu ir além das expectativas e nos trazer um álbum ainda mais vigoroso que o primeiro. Nem é preciso dizer que fãs do bom e velho thrash metal não podem se dar o luxo de deixar este artefato longe de suas fileiras de combate.

Site: www.scars.com.br e www.myspace.com/scarbrazil
E-mail: scars@scars.com.br

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2009

Voltar para Resenhas