Roadie Metal - Volume 4
Duplo 34 Faixas - Independente - 2015

    A cada volume da coletânea Roadie Metal, notamos que a qualidade do cd duplo, que neste caso contém 34 faixas de diferentes bandas de diversas localidades do país, aumenta significativamente, pois, seu idealizador Gleison Júnior procura sempre melhorar a categoria de seu conteúdo no sentido de se colocar um encarte mais detalhado, com mais informações ( que neste caso possui 16 páginas ), enfim, são fatos que valorizam à obra e o Underground Nacional.

    E não é demais lembrar que o Programa Roadie Metal vai ao ar toda quinta-feira ao vivo pelo Canal Felicidade ( www.canalfelicidade.com.br ) das 20:30 às 23:00 e além de ouvir toda a sonzeira semanal você poderá concorrer à vários brindes, entre eles os exemplares dos cd´s da série Roadie Metal.

  E para a abertura deste volume temos o quarteto gaúcho de Bento Gonçalves Supersonic Brewer ( foto ao lado ) com a Society In Ruins, um pesado Thrash Metal mais nervoso que é moderno, cadenciado e que deixa claro o potencial da banda. Depois, os cariocas de Volta Redonda do Dancing Flame mostram seu Heavy Metal com dosagens certeiras de solos de guitarras presentes na envolvente Warrior´s Path, do cd Carnival Of Flames, que fiz sua resenha detalhada ( confira neste link ) e tanto os vocais quanto a parte instrumental se destacam.

    Produzindo um andamento mais denso chegamos a Hurricane, que é a contribuição agressiva e com passagens melodiosas dos alagoanos de Maceió/AL do All 7 Days, que recomendo procurar mais sobre eles, ainda mais se você for um fã de Metalcore.

    Os goianos do Cassino 357 exibem sua cara através do Rock´n´Roll pesado, cheio de energia, sarcasmo ( na sua letra ) e riffs eletrizantes de guitarras, que estão presentes na setentista Hot Rod.De Ubatuba/SP temos a sombria composição 333 do Overdose Nuclear, cujo ritmo inicial é arrastado e consegue-se notar o investimento em uma linhagem Heavy Metal de versos em português no estilo explorado no Brasil nos anos 80 por muita gente boa. Rotten Inside é o título da participação do Hating Evil neste Roadie Metal Volume 4 e a banda da capital carioca de Thrash Metal Old School soltou toda a sua fúria nesta desenfreada canção, que é ao gosto dos fãs do Sepultura, seja em suas partes cadenciadas ou rápidas.

    Da cidade de Bom Jesus de Itabopoana/RJ vem o Metal de andamento frenético feito pelo White Death com a faixa Red Star, cujo refrão é bem provável que fique na sua mente, assim como seus tradicionais riffs de guitarras. Em ...Then You´re A Freeman!, a banda de Maceió/AL Kalonia solta toda a crueza e voracidade de seu agressivo e colérico Thrash/Death Metal, que te inspira a abrir uma bela roda durante sua audição.

    Na sequencia deste Roadie Metal Volume 4 viajamos até São José dos Pinhais para conhecer os paranaenses do Hell Gun ( foto ao lado ) praticantes de Heavy Metal, como ouvimos em The Wolfmman, que exibe um alto poder fogo para te conquistar rapidamente, seja por conta dos cortantes solos de guitarras ou pelo estilo insano de seu vocalista.

     Da segunda maior cidade do estado de São Paulo - Campinas - temos o VigiliAnonima, que traz um Hard Rock vibrante e com letras em português na faixa Pare e Repare. Retomando as linhas mais pesadas temos o Thrash Metal do Demons Inside, banda praiana do Guarujá/SP, que participa com a raivosa Alcohol, que desperta a curiosidade por conta de suas diversas variações de andamento e seus vocais femininos devidamente agressivos.

    O quinteto Outlanders ( foto ao lado ) de São Paulo/SP ataca com o intenso Thrash Metal contido em Black Flag´s And Beer, cujo urrado refrão certamente será memorizado da mesma forma que seus constantes riffs de guitarras.

    E o peso continua a reinar neste Roadie Metal Volume 4 com Now Is The Time do Archard, banda de Heavy Metal Melódico com vocais femininos de Aquiraz/CE, que saiu-se muito bem no cd e acredito que seja uma de suas maiores surpresas. Ainda no Nordeste, mais precisamente em Toritama/PE, ouvimos o Delta 7 nos exibir o seu Pop/Rock em português na linha de nomes como o Detonautas com a faixa Displicente

    Com suas linhas orientadas pelos solos de guitarras, o Codmorse de Itu/SP participa com o Heavy Rock ganchudo de Nuclear Fear, cuja letra cita títulos de várias canções famosas. Para a próxima, o The Walkins de Indaiatuba/SP apresenta Só Tem Falso com o seu Punk/Rock´n´Roll de estilo despojado e cativante, que contém também vários solos que ficaram muito bem eletrificados em seu decorrer. E a última deste primeiro cd é a melodiosa Soldier´s Truth, uma excelente e bastante Heavy Metal contribuição dos mineiros de Nova Lima que formam o Soul´s Guardian, que capricharam em cada solo de guitarra e em cada parte do andamento da canção aplicando muita emoção.

       No segundo cd temos mais 72 minutos em 17 músicas que começam com Sands Of War do Mistrust, um quinteto de Prog Metal com origens no Rio de Janeiro/RJ, que aqui exibiu seu lado mais Metal nesta ótima faixa. Depois, o [Mauá] envia toda sua fúria com o Thrash/Death Metal que criou para Resist e deixa claro a aniquilação sonora desta trupe de Aracaju/SE.

    Ainda percorrendo os caminhos mais extremos do território brasileiro, só que agora do sul do país, o Carpe Diem ( banda de Metalcore gaúcha de Sapiranga ) mira sua artilharia com Resistência, uma cadenciada e revoltada canção. Em Born To Win, o quarteto de Paripueira/AL, cujo nome é Jäilbäit ( foto ao lado ) prova que mergulhou na fonte do Motörhead com o seu Rock´n´Roll pesadão, que te eletriza logo na sua primeira audição, que graças ao vozeirão de seu vocalista e aos fortes solos de guitarras é uma das melhores deste volume.

    Após um discurso e alguns aplausos, os santistas do Sephion exibem seu Heavy Metal em sua contribuição neste Roadie Metal Volume 4 com Fucking War, que é bastante orientado pelos seus solos de guitarras. Já o Consequencia de Cascavel/PR nos traz o seu Thrash Metal cru e contestador com com Sistema Oculto, que conta com ótimas partes cadenciadas e outras mais aceleradas, que são ótimas para se 'bater a cabeça'. Rise denota o Hard´n´Heavy dos paulistanos do Midnight Order, que se tivesse a produção mais cristalina, certamente, deixaria mais claro o potencial desta banda, ainda assim, podemos ouvir seus bons solos de guitarras. Com uma aura oriunda do Heavy Rock Brasileiro dos anos 80, os mineiros de Uberlândia do Rocksteria disparam a encorpada Veneno em português.

     De volta a capital carioca, o Ender 7 executa O Tempo, composição com ares pesados e melodias do New Metal com pitadas mais Pop, que estão sendo bastante utilizadas por muita gente boa atualmente. O SC.16  ( foto ao lado ) vem do Planalto Central da cidade de Goiânia/GO com a densa Bang Bang, que tece algumas críticas em sua letra e externa um ritmo que alia o Thrash com linhas alternativas típicas de um New Metal.   

    Apresentando uma linha pesada e arrastada, após uma breve introdução mais introspectiva, o Basttardos deflagra a Nem Agoniza, que assim como a anterior é cantada em português e conta com muitos solos de guitarras, porém, mais distorcidos e um pouco viajantes. Os primeiros riffs de Slaves Of Power já deixam claro que a proposta dos catarinenses de Nova Trento do Wear Black é investir no Heavy Metal Tradicional, com claras influências de nomes como o Iron Maiden e o Iced Earth. Não Tou Afim marca a participação da banda recifense Iluminácidos, que traz um Rock Pesado com pitadas de Punk e que mostra uma cara no estilo dos Titãs.

    Com dedilhados mais calmos e quase intimistas, o Thoryk - de Cascavel/PR - apresenta a emblemática After Life, que mais ao final recebe suas linhas mais pesadas. A décima quinta deste segundo cd é a música Dias Assim do Covil de Antelon ( foto ao lado ), banda de Mogi Guaçú/SP - cidade vizinha de Espírito Santo do Pinhal/SP - base oficial do Rock On Stage - e os caras colocaram o seu vibrante Rock´n´Roll de boas vocalizações, pitadas de Pop e ótimas bases de oitentistas.

    Na sequencia, os mineiros de Sabará da banda 80 Rock executam a canção Conquista, onde são depositados muito feeling em seus vocais iniciais e depois eles trilham uma até que Progressiva linha um tanto alternativa, antes de retornarem para sua faceta mais Rock de seu princípio. No encerramento deste segundo cd e também deste quarto volume da coletânea Roadie Metal temos Breaking And Wore do cantor de São José do Rio Preto/SP Rhuan Carvalho, que nos conduz à um mergulho em seu Grunge no melhor estilo de Seattle.

    Acredito que as melhores deste Roadie Metal Volume 4 sejam o Dancing Flame, o Supersonic Brewer, o [Mauá], o White Death, o Kalonia, o Outlanders, o Archard, o Soul´s Guardian, o Jäilbäit e o Wear Black, embora as demais também tenham sua importância e buscam um maior espaço, mas, a verdade é que quem deve ser enaltecido mesmo é o trabalho de divulgação delas feito por Gleison Júnior e a todos que acreditam na ideia do Programa Roadie Metal, A Voz do Rock, que conseguiu lançar de forma independente os quatros cd´s duplos, que fazem os nomes de todo o Brasil se tornarem mais conhecidos no difícil cenário do Underground Brasileiro. Que a parceria com o Canal Felicidade continue a render ótimos frutos, pois, tanto nós fãs de Heavy Metal quanto as bandas... precisamos e muito.
Nota: 9,0.

Sites: http://canalfelicidade.com/ e https://www.facebook.com/RoadieMetal/.

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2016

Voltar para Resenhas