Dancing Flame - Carnival Of Flames
15 Faixas - Alternative Music - 2013

    Originalmente, em 1995, a banda carioca de Hard Rock e Heavy Metal tinha o nome de Dirty Woman. Em pouco tempo, eles rebatizaram como Dancing Flame e já em 1996 foi lançado o demo Strike a Blow! sendo seguido por mais um demo, o Red Moon de 1998. Batalhando muito pelo complicado cenário underground brasileiro, o primeiro cd autointitulado só saiu em 2009 garantiu uma boa repercussão à banda. Continuando a prolífera carreira, o quinteto ( atualmente formado por Adriano Oliveira nos vocais, Emerson Mello na guitarra e backing vocals, Glaydson Moreira na guitarra, Rafael Muniz no baixo e Bruno Martin na bateria e o músico convidado Márcio Carvalho nos teclados ) lançou em 2013 - pela Alternative Music - o cd Carnival Of Flames, que nos mostra um Heavy Metal dos bons.

    Com produção do Dancing Flame, Carnival Of Flames foi gravado em maio de 2013 em três estúdios: o E.M.E. Studio por Diego Macedo e Lucas Macedo, no Solaira Studios por Henrique Solaira e no Electric Experience Studio por Glaydson Moreira. A mixagem é assinada por Diego Macedo, Lucas Macedo e Emerson Mello e foi realizada no E.M.E. Studio, enquanto que a masterização é de Ue Nastasi - que deixou o cd ainda melhor - foi realizada no Sterling Sound Studios. Complementando o trabalho, temos uma belíssima ilustração de capa, que foi desenhada por Mark Wikinson, que já trabalhou com Marillion, Iron Maiden, Judas Priest, Fish entre outros, enquanto que os encartes são do renomado brasileiro Jobert Mello. E agora vamos à resenha propriamente dita.

    Com efeitos que criam um clima e antecedem uma apresentação circense, Carnival Of Flames abre o cd ao som de fogo, gritos e sirenes, para então ouvirmos um repique muito forte que está bem conduzido pelo baterista Bruno Martin, que inicia o Heavy Metal do Dancing Flame. E esta primeira canção instrumental liga-se rapidamente à Dreamweaver, que contém os excelentes e envolventes solos de guitarras de Emerson Mello e Glaydson Moreira, além de vocais intensos e viradas de bateria certeiras.

    Depois Follow The Sun segue uma linha mais cadenciada, onde Adriano Oliveira recebe Mark Boals ( vocalista de discos de Yngwie Malmsteen, Ring Of Fire, Royal Hunt, Seven The Hardway ) para dividir os vocais em uma sonzeira que cresce mais e mais em seu decorrer. Além dos dois vocalistas que glorificam o canção com muito carisma, podemos ouvir os solos de guitarras, que caminham livremente pela música e agradam instantaneamente o ouvinte em seu competente Heavy Metal. Em homenagem ao célebre Dio, a quarta faixa do cd é a Ronnie, e em sua letra, temos várias referências à "Voz do Metal" cantadas com garra em meio à vigorosos solos de guitarras com uma condução de muita habilidade. Mais ao final, eles aceleram a música e a deixam ainda melhor.

    Em Higer Place temos ótimos dedilhados que são suplantados pelo poder das guitarras e aliados à uma vocalização de muita entrega, que culminam em um refrão de fácil memorização e um crescente ritmo cativante, ou seja, uma das melhores do cd. Com um ambiente mais calmo e como dedilhados juntos a riffs longos, Don´t Let Me Down mostra a versatilidade de Adriano Oliveira ao cantar com muita paixão em um andamento um tanto que cadenciado, que se destaca ao exibir uma evolução que te liga rapidamente ao som. Confira reparando nos brilhantes solos de guitarras.

    Para Runaway Soul, o Dancing Flame preparou uma música onde as guitarras fluem com categoria e liberdade em um ritmo pesado, mas cheio de melodia e com vocais de muito charme a cada verso. Simplesmente uma sonzeira Heavy Metal das que gostamos de ouvir.

    Na seguinte, o quinteto recebe as convidadas Carol Karpezi e Angelica Hanks ( do D´Hanks ) para juntas a Adriano Oliveira para dividirem os vocais da acústica e deveras emocionante Fortress Of Belief, que te fará querer cantar seus versos com o Dancing Flame. Com solos de guitarras melódicos e longos feitos pela entrosada dupla Emerson Mello e Glaydson Moreira, que trazem vocais com muita feeling a balada Dry My Tears destaca D.C. Cooper ( vocalista atual do Royal Hunt e ex-Silent Force ) em uma linhagem instrumental de primeira. Estamos diante de um dos grandes momentos de Carnival Of Flames, pois a música passa muita energia positiva.

     Depois de duas canções mais melódicas e calmas chegou a hora do Heavy Metal voltar com Warriors Path, que já começa com a força das guitarras, bateria e baixo devidamente sincronizados, que produzem linhas vibrantes como as vistas em canções do Picture, Grim Reaper, Saxon, entre outros representantes da NWOBHM, e isso sem citar os vocais, que contém muita dedicação. Aliás, sinta quão reluzente estão os solos de guitarras com dedilhados e trechos longos em meio a repiques de bateria e também sua pegada oitentista, que aqui foi empregada como se deve pela banda.

    Vocais em coro e linhas melódicas marcam o início The Highest Hill, que traz aquele tipo de Metal que curte-se na hora, pois a banda demonstra uma coesão perfeita entre vocais e demais instrumentos sabendo criar levadas que tanto apreciamos durante todo o seus quase cinco minutos.

     Evidenciando a melodia mais lenta, Queen Or Clown ( Riddles In The Dark ) marca a décima segunda faixa de Carnival Of Flames e temos um Heavy Rock cantado com muita animação por Adriano Oliveira, que na hora do refrão conta com mais uma participação das convidadas Carol Karpezi e Angelica Hanks levando ao ouvinte sair repetir seus versos pela facilidade de memorização que sentimos aqui. Mais uma vez, os solos de guitarras de Emerson Mello e Glaydson Moreira dão a tônica desta balada Metal

    Kalash exibe o sempre competente baixista Rafael Muniz com uma excelente base para que a  dupla de guitarristas nos conduza a longos solos e tragam mais outra emblemática atuação de seu vocalista em uma faixa que passa por um grande crescente mais 'sabbático' e apresenta aquelas viradas melodiosas de primeira. E além das outras treze canções de Carnival Of Flames conta com dois bônus, o primeiro é Your Heart Must Be Strong, onde vemos os solos de guitarras elevarem-se trazendo suas linhas melódicas junto a um ritmo fascinante, que é vocalizado primorosamente. E o segundo bônus é Life Is Like A Wheel, com ares e riffs de balada, mas que o Dancing Flame transformou em uma bela canção, cuja condução instrumental, vocal e ótimos coros ficaram com a honra de encerrar este excelente cd.

    Lógico que existem bandas de igual capacidade no país, mas quão gratificante é quando ouço um álbum que seja voltado para o Heavy Metal da época da NWOBHM como este Carnival Of Flames do Dancing Flame. Se aprecia esta época de ouro, trate de incluir esta disco em sua coleção o mais rápido possível.
Nota: 10,0.

Sites: http://www.dancingflameband.com, http://www.youtube.com/dancingflame09 e http://www.facebook.com/groups/contatodancingflame.

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2015

Voltar para Resenhas