Ricardo Primata - Espelho da Alma
12 faixas - 2009
Visões do Infinito Discos
   

    Dando continuidade à sua carreira, o virtuoso guitarrista de Salvador/BA Ricardo Primata ( também do Ritmia e Slow ) gravou este cd Espelho da Alma entre junho e julho de 2009 no Estúdio 60. A produção ficou por conta de Jera Cravo e o próprio músico. E neste cd, Ricardo recrutou os seguintes e competentes músicos: Gilmário Celso ( baixo ), Marcel Freire ( bateria ), Mariana Marin ( percussão ) e Joberson Macedo ( teclados ) que fizeram deste trabalho uma mescla de rock progressivo com elementos brasileiros que exibem muito bem as principais influências do guitarrista. A ótima parte gráfica da capa e encarte é um trabalho de Daniel Dattoli.

    Espelho da Alma é aberto com No Coração da Selva e seus toques leves e viajantes que vão ganhando mais peso no seu decorrer. Muito interessante nesta primeira faixa é a percussão vibrante de Mariana Martin que deixa o espaço liberado para Ricardo fazer sua guitarra gemer com muita maestria. Na segunda, Baião À Dois, como o nome já entrega, temos o 'remelexo' do baião aliado ao rock´n´roll, e nesta fusão de estilos, o guitarrista realiza solos que exibem sua rica e variada técnica acumulada em muitos anos dedicados aos estudos das diversas formas de tocar guitarra.

    Para a faixa título, Espelho da Alma, encontramos um momento mais viajante, que é muito bonito, calmo e muito bem trabalhado com toques bem sutis de guitarra, que trazem muita leveza para esta balada instrumental, sem dúvidas um dos pontos fortes do cd. Em seguida, Repentes vem para aliar a precisão da guitarra de Ricardo Primata com a participação do repentista Bule Bule que canta alguns versos trazendo mais charme à música. E outra participação que não pode ser esquecida nesta faixa é o excelente guitarrista Armandinho Macedo ( inventor da guitarra baiana ); com esses dois mestres em ação solando juntos, não dá outra: é rock progressivo muito bem conduzido e gostoso de se ouvir.

    Código Guepardo tem ares mais pesados e repletos de técnica com solos que ficam a melhores a cada minuto e se aproximam do amado heavy metal. Para a sexta Acidental-mente, Ricardo novamente traz linhas mais relaxantes com os solos mais progressivos que passam muita emoção seja na guitarra ou nos violões. Quem também deixa sua marca nesta música, é o baixista Gilmário Celso e junto com Ricardo, garante a beleza da música. Depois é a vez da curta, mas, muito elegante Entrelaçado apresentar sua evolução em exuberantes solos de guitarra.

    Quadro Dos Sonhos é uma incursão voltada para o prog metal com seus solos mais pesados, porém, não menos viajantes. No meio, a forma de condução da música criada pelos dedilhados dão aquela sensação que ela é ideal para descansar após um dia muito agitado. A variedade e versatilidade sentida nos solos de Ricardo Primata são um deleite à parte. Depois guitarrista exibe Reafinando Paisagens - que tem apenas ele e seu violão em quase sensacionais três minutos de muita técnica e emoção alcançados pelo músico.

    Em seguida, temos três músicas presentes no EP Visões ( leia resenha ) com novas roupagens, sendo que a primeira é Vencedor, com sua ótima sucessão de riffs que adentram e vem nos mostrar uma melodia bastante cativante, que é aliada aos repiques do baterista Marcel Freire. Depois é a vez da revigorante Linha do Tempo, que além de contar com muitos solos melódicos, deixa uma grande progressividade no ar. Fechando a trinca, e também o cd, temos a balada de guitarra Visões, que nesta nova aparição possui ainda muito mais solos, e detalhe, todos trazendo a competência de Ricardo Primata.

    Apreciadores de guitarra e fãs de boa música instrumental serão os primeiros a aclamar este disco, mas, aqueles que ainda torcem o nariz para um trabalho assim, quando ouvirem com mais atenção, perceberão a grandeza deste Espelho da Alma. Tenha certeza caro leitor(a): você terá quase quarenta minutos onde o músico mergulha fundo e exibe todo o seu puro sentimento com o instrumento. 
Nota: 9.0

Site: www.ricardoprimata.com.br e www.myspace.com/ricardoprimata

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2010

Voltar para Resenhas