Ricardo Primata - Visões
4 faixas - 2005

   O excelente guitarrista de Salvador/BA, Ricardo Primata que lançou em 2004 seu trabalho com o Ritmia, desta vez nos brinda Visões, seu primeiro EP com quatro excelentes canções instrumentais. Para este trabalho, estiveram ao lado de Primata os competentes músicos Gilmário Celso no baixo, Jobinho Macedo no teclado e Marcel Freire na bateria. 

    A excelente arte gráfica de Visões é assinada pela desenhista Carol Cruz e o EP é em formato digipack deluxe, mostrando que Ricardo tem a preocupação em fazer um trabalho de qualidade tanto no som quanto nos outros detalhes. E por falar em detalhes, a gravação, mixagem e masterização de Visões feitas por Jera Cravo e Ricardo Primata, foram realizadas no Vértice Estúdio em Salvador e ficaram ótimas. 

  Abrindo com Linha do Tempo que é uma canção de início lento, passando por solos melódicos e viajantes criando uma sonoridade com influências de fusion e rock progressivo. A segunda é a bela Vencedor com um rápido solo inicial que passa por fraseados excelentes, com muitas variações e mostrando influências de Joe Satriani.

      Visões, canção que intitula o trabalho é uma balada de guitarra com linhas melodiosas e viajantes que cativam o ouvinte logo na primeira audição com seus climas cheios de emoção. Despertar - uma linda canção presente no álbum do Ritmia - que aparece aqui remixada e mostrando toda a sua beleza novamente nos ótimos solos da guitarra de Ricardo Primata

    Outro destaque são os músicos Gilmário, Jobinho e Marcel que deixam Primata a vontade para mostrar quão exímio guitarrista ele é, enfim, ele tem a liberdade de fazer o que quiser com sua guitarra e demonstra uma enorme domínio de seu instrumento. Procure incluir Visões em sua coleção para que possa sentir e viajar com um excelente trabalho de guitarra.

Site: www.ricardoprimata.com.br 
E-Mail: ricardoprimata@ricardoprimata.com.br 

Por Fernando R. R. Júnior 

Voltar para Resenhas