Rhevan - One More Last Attempt
13 Faixas - Shinigami Records - 2012

    Em duas coletâneas que ouvi em 2012, a Hellstouch ( leia resenha ) e a Metal Front Vol I ( saiba detalhes ), que contavam com a presença da banda sul-matogrossense Rhevan, me causaram a seguinte primeira impressão: a grande capacidade técnica do quinteto e o seu alto grau de comprometimento com seu estilo musical.

    Não é exagero dizer que a banda formada na cidade de Campo Grande/MS em 2007 por Danielle Navarro ( vocal ) e Thiago Azevedo ( guitarra e vocal ) tem hoje, tudo para crescer no cenário Metal brasileiro. No início, o projeto era de apenas tocar covers de nomes como Nightwish, Epica, Within Temptation, mas rapidamente o talento criativo dos músicos veio a tona e assim eles criaram duas composições.

    Daí para o demo Frontline de 2008 e o primeiro álbum Perpetually de 2009 foi praticamente um pulo. Completando o line up responsável pela gravação deste segundo cd quinteto de Symphonic Gothic Metal temos Aldo Carmine ( baixo ), Gleydson Keyler ( guitarra ) e Matheus Mattos ( bateria ). Lançado pela Shinigami Records no Brasil, One More Last Attempt, foi gravado, mixado e masterizado pelo baixista Aldo Carmine no Anubis Studio entre 2011 e 2012.

    Brutal Instinct abre o cd com toda a atmosfera glamorosa que, está sinistramente bem orquestrada e em instantes dá lugar aos rápidos solos de guitarras de Thiago Azevedo e Gleydson Keyler, além dos belos vocais de Danielle Navarro, que juntos ao ritmo Heavy Metal, te envolvem na hora. Em Disguised somos levados à um andamento cadenciado muito bem enfatizado pelo baixo de Aldo Carmine, que é vocalizado com muito feeling por Danielle Navarro e o lado que se assemelha a nomes como Within Temptation acontece com vocais mais guturais e também na eficiente partes de bateria, baixo e guitarras.

     Com uma melodia instrumental muito cativante e com os belos vocais da beldade da banda chegamos na faixa título - One More Last Attempt - que é outra que te conquista logo em sua primeira audição, especialmente por sua condução mais progressiva com vocais em coro e também pela sua alternação de ritmos. Dark Sunrise entra com frases ditas em alemão trazendo uma aura sombria, que é quebrada pela leveza da voz de Danielle ao cantar seus versos em linhas musicais que são dotadas de uma excelente harmonia. Posteriormente, a música recebe as sensacionais variações instrumentais elevando assim, muito mais o potencial deste disco.

    Mais uma vez se rendendo a mistura de linhas leves com riffs mais pesados devidamente adocicados por sua vocalista, o Rhevan nos exibe Mistake Number Five, curiosamente a quinta canção de One More Last Attempt, que exibe sensacionais viradas de andamento, que a deixam melhor ainda, ouça-a com atenção. Possuidora de um clima mais melancólico Couldn't Read Your Lips te cativa facilmente pelos riffs pesados das guitarras de Thiago Azevedo e Gleydson Keyler, pela sua melodia com orquestrações e claro, pelos emocionantes e encantadores vocais da bela morena.

    Sempre com linhas melódicas que fazem a sustentação necessária e que ganham mais peso, o Rhevan mostra um enorme capricho música a música e em Drunk With The Blood Of Saints temos mais peso, especialmente pelos guturais de Thiago Azevedo, ligados a isso, ouvimos um andamento de piano - que é simplesmente incrível - e uma marcante atuação do baterista Matheus Mattos em variações muito boas. Inclusive esta música foi a escolhida pela banda para ser o clip de divulgação, que ficou excelente. Confira em http://www.youtube.com/watch?v=K-K1obvrjm0&feature=player_embedded.

     Com um início falado que serve de narrativa da história da música e com sons de passos em uma floresta que te trazem para dentro da ideia desejada pelo quinteto, temos a rápida e harmoniosa Lady Of The Florest, que recebe também suas magníficas alternações vocais e instrumentais, que muitas aclamadas bandas europeias, talvez ainda não tenham conseguido imaginar.  Quem gosta de um Rock Progressivo setentista identificará vários elementos nesta ótima oitava canção de One More Last Attempt.

    A próxima é Sleep, Sleep Quielty com o piano se destacando entre os lindos, e já enaltecidos por várias vezes nesta resenha, vocais de Danielle Navarro, que continuam a encantar quando a bateria, baixo e guitarra florescem, trazem mais peso e seguem em um andamento mais melodioso muito gostoso de se ouvir, que após as partes de solos mais pesados finalizam em uma viagem esplendorosa. Com o Heavy Metal entrando em cena com mais velocidade e peso em uma brilhante atuação do baterista Matheus Mattos, The Dungeon é cantada por Aldo Carmine e  Danielle Navarro formidavelmente. Rainland começa com ares de grande orquestra e depois quando a bateria, baixo e guitarras são tocados perfeitamente, a vocalista enfeitiça o ouvinte ainda mais. Detalhe, atente os ouvidos para as partes com vocais guturais duelando com os suaves de Danielle Navarro e também nas que são cantadas em coro, apresentando assim um estilo praticamente épico.

          Com uma linha mais pesada e obscura Your Parasite exibe porque Danielle Navarro é dona de uma excelente e poderosa voz, pois seu ritmo lento feito nas guitarras torna-se perfeito para ela deixar a força de seus versáteis vocais fluírem, e esta penúltima música possui ainda outro grande destaque nos teclados.

    Encerrando de forma espetacular One More Last Attempt, o quinteto nos surpreende com a longa suíte de treze minutos Gothic Love Affair, que começa mais suave e ganha peso em seu decorrer com ótimas evoluções instrumentais que ficam mais bonitas a cada vocalização. Mais uma vez, quem gosta de Rock Progressivo com linhas melódicas e envolventes vai se deliciar com esta música, afinal, encontram-se nela trechos em coro, dotados de belas orquestrações e muitas mudanças de ritmos.

    Após a audição do cd registro os parabéns ao Aldo Carmine pela impecável produção. Não é difícil entender porque a Shinigami Records lançou One More Last Attempt no Brasil: se eu convidasse você leitor(a) a ouvir o álbum sem mencionar que a banda é brasileira, você certamente iria dizer que se trata de algum grande nome do estilo lá de fora. Para encerrar afirmo que o Rhevan se juntou com este esplêndido One More Last Attempt aos melhores e mais impactantes álbuns que ouvi em 2012, que valem você incluir em sua coleção.
Nota: 10,0.

Site: www.rhevan.com e www.myspace.com/rhevan.

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2013

Voltar para Resenhas