Metal Front Vol 1
16 faixas - Neckrusher Records - 2011

    Uma coletânea é sempre uma boa oportunidade para se reparar em bandas novas ou que estão ganhando uma notoriedade maior no cenário, e no caso deste cd Metal Front Vol 1, temos dezesseis produtivos exemplos, a começar pelo Red Front que realiza um agressivo Death Metal em Institutions Down. Em seguida, o Caoscentria mostra sua raiva e a velocidade de seu som cantado em português com Revolta, e só é uma pena que os vocais estejam tão baixos. A contribuição da banda de Gothic Metal Rhevan foi com a ótima Fortune And A Name, onde fomos brindados com os doces vocais de Daniele Navarro em linhas instrumentais muito agradáveis. O Evisceration Blast mergulha com violência no seu Death/Grind com Pestilential Insurgency, que é cheia de urros e conduzido de forma brutal pelo multi-instrumentista Waldomiro Vitorino.

    O Statik Majik exibe riffs mais setentistas misturados com um ritmo Stoner que ganha mais peso no decorrer da música que deu o título à banda. Já a banda do Macapá/AP Anonymous Hate trouxe para a Metal Front Vol 1 a pesadíssima Profanation, um Death/Grind tocado à toda velocidade pela banda. Em seguida, o Unborn Tales exibiu suas belas melodias de Heavy Metal que estão presentes em This Place Burns, que por alguns momentos exibe seus vocais mais agressivos, mas tem sua base no Metal mais tradicional.

    Com lindas melodias no violão, Falling conta com a participação de Daniele Navarro e é a contribuição da banda de Gothic Metal Mellinne, e entre outros shows, eles estiveram na abertura para o Sirenia em 2011. Já o Asthon Bridge deixa sua marca com a bela harmonia de My Angel, uma das melhores músicas desta coletânea. Depois de duas canções mais calmas é hora de sentar a pancada com Subversive Side, um Thrash/Death Metal vigoroso e muito bem executado pelo Amnesia. Com boas variações, a cadenciada Endless Circle é a participação do Emdroma com um Prog Metal bem feito e bastante pesado.

    Thrash/Death Metal Melódico rápido e muito bom é o que encontramos em Scythe Of Night, música do Spreading Hate. Atacando com um andamento envolvente, o Dinnamarque, banda de Heavy/Power Metal mostra seu potencial no cd Metal Front Vol 1 com Fight. A banda seguinte é uma conhecida deste resenhista, e quando ouvi seu álbum inteiro, vi que estava diante de um grande lançamento brasileiro, estou falando do Woslom, que colocou a faixa título de seu cd, Time To Rise na coletânea, um Thrashão de primeira ( caso queria saber mais do Woslom, clique aqui ). Depois é a vez do Setfire, outra conhecida no Rock On Stage, pois já tive o prazer de resenhar seu EP Deserted Land ( leia aqui ) e Envy Shit foi a agressiva escolha para integrar a compilação. Coube ao Slaves fechar Metal Front Vol 1 com Never Give Up, e assim, exibirem sua pegada voltada para o Thrash com Heavy Metal oitentista dos bons.

    É bom "rever" alguns conhecidos neste Metal Front Vol 1, como são os casos dos citados Woslom e Setfire, e conhecer também possíveis promessas como Rhevan, Dinnamarque, Mellinne, Statik Majik, Embroma, Asthon Bridge, enfim, todas as bandas convidadas nesta coletânea merecem uma audição futura mais detalhada, pois dentro do seu segmento, ou seja, Thrash, Death, Black, Gothic; elas mostraram sua capacidade e foram literalmente para o Front.
Nota: 8,0.

Site: http://metalfront.wordpress.com/.

Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2011

Voltar para Resenhas