Rejects S/A - Mártires
10 Faixas - Hearts Bleed Blue/Semper Adversus Torpedo2/
Piá do Corte Records - 2015

    Com origem datando de 2003 na cidade de São Bento do Sul em Santa Catarina, a banda de Street Punk Rejects S/A só conseguiu lançar seu primeiro álbum em 2009, com o nome Falar Versus Ouvir e em 2014 tiveram a música Matar Um Leão Por Dia inclusa na coletânea Para Incomodar Street Punk Brasil Vol. 1 ( leia resenha ), que serviu para que a banda tivesse as portas abertas para disponibilizar o seu segundo trabalho em março de 2015, cujo título é Mártires e que foi embalado em um luxuoso digipack triplo com um encarte que se torna um mini pôster, detalhes que valorizam o formato físico e são muito apreciados pelos fãs.    

    As gravações foram realizadas por partes sendo as faixas 1 a 8 gravadas no Piá do Corte Studios - SBS por Rodrigo Peres Leal e mixadas por J. Fröhner e as faixas 9 e 10 foram gravadas e mixadas no Estúdio Quié por Thohosound, ambos localizados em Florianópolis/SC sob os cuidados de Martin Misenta. A masterização de Mártires foi realizada por Brendan Duffey no Norcal Studio em São Paulo/SP. O line up do Rejects S/A é o seguinte: Clayton Silva nos vocais, Márcio Nossol e Johnny Schwetler nas guitarras, Carlos Alexandre no baixo e Ratinho Fendrich na bateria e o projeto gráfico deste trabalho é assinado por Antônio Augusto.

    Com linhas de baixo frenéticas, que são acompanhadas pela bateria e guitarras, a raivosa faixa título Mártires abre o cd com muita adrenalina te forçando a cantar seus versos atuais com o Rejects S/A pelo tamanho da eletricidade do seu Punk Rock tradicional que é feito pelos caras. Com Ideas Curtas, o Rejects S/A exibe um som mais nervoso de letra que critica a mídia e a formação de opinião massificada sendo embasada na crueza dos solos de guitarras e na acidez oriunda do baixo e da bateria.

    Para Bem Comum, o quinteto mantém sua pegada agressiva e rápida em um Punk que exibe boas evoluções instrumentais, que ganham um pouco mais de peso em alguns momentos eletrizando o ouvinte, que aconselho a se ligar nos seus versos que alfinetam - e com razão - o capitalismo e a classe política.

    Com uso de teclados, graças a participação do convidado Rodrigo Peres Leal, Onde Os Fracos Não Tem Vez, ouvimos um Rock´n´Roll que gosta-se logo de cara pelo seu ritmo um tanto que festivo no andamento, mas sarcástico em sua letra.   

    Depois, o baixista Ratinho Fendrich sustenta o ritmo para que os guitarristas Márcio Nossol e Johnny Schwelter apresentem um clima como se fosse mais animado, mas que desfere muitas 'catrancadas' na sociedade, que fica na chamada 'zona de conforto' e não faz nada para melhorar a vida. Assim, temos a Sai do Sufoco, que por ser possuidora uma melodia simples e de fácil assimilação, certamente ficará na sua cabeça.

    Exibindo um andamento mais pesado e com vocais agressivos, Conhecer e Combater entra com muita garra te convidando a entrar na roda e a curtir sua intensa energia de baixo, guitarras e bateria, que não param quietos até o final da música, e detalhe, seus versos são como palavras de ordem, que cravam na mente. Levando mais fúria no ar, a porrada Sem Futuro e Nem Passado vem como um caminhão carregado e sem freio atropelando tudo em vocais cheios de ira proferidos por Clayton Silva em um ritmo colérico e direto, retratando a violência que temos nas grandes cidades.

    Dotada de um título que se enquadra no nosso dia-a-dia, a nervosa As Contas Não Vão Fechar exibe solos de guitarras com uma linha Countrycore junto a vocais que estão bastante insatisfeitos de forma que te interessam pela forma cheia de intensidade que o Rejects S/A conduz esta oitava canção de Mártires ( aliás, um prato cheio para quem aprecia o estilo do Oi! ).

    Com Trilha Sonora de um Filme Marginal, eles nos expõem a um andamento acelerado, que te conquista rapidamente pelo seu jeito incansável que as guitarras, bateria e baixo são tocados, além é claro, dos eficientes vocais de Clayton Silva, que exprimem aquela agressiva fúria. Para a última, temos a vibrante Matar Um Leão Por Dia, que figurou na coletânea Para Incomodar Street Punk Brasil Vol. 1 e é uma sonzeira dinâmica, que te conclama a tomar uma atitude e obviamente a cantar com o Rejects S/A sua letra. 

    Para quem procura um Street Punk Rock onde a adrenalina e a garra sejam executados de uma forma direta, que deixem você perceber a qualidade de suas músicas, este luxuoso lançamento da Hearts Bleed Blue torna-se um item obrigatório em sua coleção. Então caro leitor(a), já sabe né... pegue seu cd coloque para rodar e encarte nas mãos para acompanhar as letras, assim você vai entender bem o que estou falando.
Nota: 9,5.

Sites: http://www.facebook.com/rejectssa, http://rejectssa.bandcamp.com/releases
e https://www.youtube.com/channel/UCbjsww_mRhbs4kIiuZKDqzw.

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2015

Voltar para Resenhas