Para Incomodar - Street Punk Brasil Vol.1
18 Faixas - Hearts Bleed Blue - 2014

    Com o retorno do Blind Pigs em 2013 para comemorar os 20 anos de seu Punk Rock, o vocalista Hericke junto a Antônio "Big Boss" da gravadora Hearts Bleed Blue decidiram lançar a coletânea Para Incomodar - Street Punk Brasil Vol.1, com o intuito de divulgar melhor e para um público maior, as bandas brasileiras dos mais diversos pontos do país, que praticam a potência do Street Punk tupiniquim. Desta forma, dezoito bandas contribuíram com uma faixa cada para figurar no cd, que está embalado em um digipack e conta com a arte da capa feita por Paulo Rocker com as cores da bandeira brasileira e masterização de Bruno Pompeo.

   E a primeira banda do cd é o quinteto Rejects S/A de São Bento do Sul/SC ( foto ao lado ) com a faixa Matar Um Leão Por Dia, que é ganchuda e puxada para um Punk Rock´n´Roll de letra e estilo oitentista. Depois é a vez da veloz Antro de Trastes do Blind Pigs, que sente-se que caminha para uma sonzeira que te inspira a sair abrindo uma roda, afinal, o jeito que a banda a conduz passa muita empolgação em seu curto tempo.

    Com uma mistura de Rock oitentista a la Ultraje A Rigor e boas lembranças do CountryCore do Matanza, o Estado Deplorável, banda de Jaraguá do Sul/SC, apresenta a pesada Viva Rápido e Morra Jovem, que é bem gostosa de ouvir por sua energia e possui um ótimo refrão, com riffs de guitarras simples, mas que junto à letra dão o raivoso seu recado.

    Com distorção nas guitarras temos o Punk Rock mais agressivo de Trágico dos paulistanos do Belfast, que pegam o ouvinte pelos versos são cantados em coro pelos músicos da banda e pelo ritmo cheio de vibração. Do Rio de Janeiro/RJ temos o quinteto Arroto, que dispara a acelerada Prisioneiro em vocais bastante furiosos, que são embasados no constante riff de guitarra, essa é um verdadeiro soco na cara.

    A banda Subversivos, uma galera do Recife/PE ( foto ao lado ) exploram em Hooligan Vermelho o lado mais Ska do Punk, porém, com momentos de pleno peso e vocais em coro em uma letra bem interessante e atual. Retornando para a capital carioca temos o Atox com a fúria incontida de Somos, cujos vocais passam muita cólera a cada verso e os famosos "três acordes" estão estourando com a efervescência do Punk Rock.

    Os mineiros de Contagem que formam o Karniça di Garagem atacam com a revoltada Pinga com Limão, que é vociferada com tanta velocidade, que quase não se entende sua letra. Outra banda recifense é o Olican, que exibe um misto de Stoner e Punk presente na 'encanada' Honra e Respeito com vocais roucos, além de um ritmo direto e cru.

    De Barueri/SP começa o som como um rolo compressor do quarteto Rudes com a Não Por Suas Mãos, que dá até para imaginar ela ao vivo e a galera abrindo uma 'baita roda' e os caras incluíram ainda num belo solo de gaita no meio da canção, curiosamente esta abre a primeira do 'Lado B' do disco, uma ideia muito bacana da gravadora ao lembrar dos antigos álbuns de vinil. Na linha do Ska, os paulistanos do Sidicato Oi tocam União, uma festiva composição com algumas críticas em sua letra, mas bacana mesmo é a inversão Rock´n´Roll mais raivoso que eles aplicaram e olha que temos várias verdades em seus versos.

     Com distorções na guitarra, que caminham para o lado Rock´n´Roll temos Nada Em Vão do Milk Today, banda de Curitiba/PR, que criou um som deveras envolvente e lotado de adrenalina. Do interior paulista temos o Kolapso Nervoso ( foto ao lado ), que trouxe a acelerada Revolução, onde percebe-se que eles fundiram o baixo, a guitarra e a bateria muito bem e os vocais caíram adequadamente ao ritmo proposto em uma letra excelente, que narra o momento político que estamos passando no país.

    A única cantada em inglês é a Kids Of Today, um Punk Rock com leva setentista dos brasilienses do The Squintz. A Seita, título da música que marca a participação dos Tamborellos, exibe com boas dosagens de Rock´n´Roll e agressividade, uma letra bem divertida que tece várias críticas e mostra um trecho meio Ska em seu andamento, mas termina com a melodia do filme O Poderoso Chefão. A veloz Bebe Por Beber, crava a engraçada participação do Gramofocas e seu Punk Rock que se você prestar atenção na letra verá que o trio criou quase que um hino indicado para muitas pessoas que conheço.   

     No berço do Punk Rock do Brasil, o ABC paulista temos o W.A.C.K. que manda a colérica W.a.c.k., que também é cantada em inglês em vocais devidamente raivosos em um ritmo contagiante. 

    E para encerrar este ótimo Para Incomodar - Street Punk Brasil Vol.1 temos outra banda do ABC paulista: o 88 Não! ( foto ao lado ), que vem com a cortante Acorde Agora, cuja letra é um murro na cara do povo brasileiro, que fica esperando as coisas caírem do céu num ritmo de um Rock´n´Roll pesadão que te liga fácil na música.

    Não há como destacar uma banda dentre todas as dezoito, pois todas demonstraram atitude, eletricidade, pegada, capacidade, raiva e muita potência em suas composições. O que tenho que destacar é a excelente e importante iniciativa da dupla Henrick e Antônio "Big Boss" em lançar o cd no Brasil com tantos nomes de qualidade. Se quer passar uns bons minutos curtindo uma sonzeira eletrificada adquira este Para Incomodar - Street Punk Vol.1 o quanto antes, pois garanto que não irá se arrepender e já faço os votos para que venha o Vol.2. Yeaaahh!!!
Nota: 10,0.

Sites: http://www.hbbrecords.com/.

Por Fernando R. R. Júnior
Março/2015

Voltar para Resenhas