Project 46 - Que Seja Feita A Nossa Vontade
10 Faixas - Wikimetal Music - 2014

    Desfrutando de uma bela ascensão desde surgiram em 2008, o Project 46 se apresentou em festivais como o Maquinaria Rock no Chile em 2012 e o Monsters Of Rock no Brasil de 2013 ( confira matéria ) entre muitos outros shows, além aberturas para All That Remains, Parkway Drive e de realizar muitos shows como headliner no interior de São Paulo e pelo Brasil para a divulgação do seu ótimo cd de estreia, o álbum Doa A Quem Doer ( leia resenha ). E como o momento criativo acompanhou o ritmo da banda atualmente formada por Caio MacBeserra nos vocais, Rafael Yamada no baixo e backing vocals, Vini Castellari e Jean Patton nas guitarras e Henrique Pucci na bateria retornaram ao Estúdio Daufembach, de propriedade de Adair Daufembach para os processos de gravação, produção, mixagem do seu segundo álbum, que recebeu o titulo de Que Seja Feita A Nossa Vontade.

   Somente a parte da bateria que foi gravada no Estúdio El Rocha em São Paulo/SP e antes de centrar nas músicas do cd como é o padrão do Rock On Stage, não posso deixar de ressaltar a capa, que exibe um ser que se assemelha ao governo manipulando e vomitando seu esgoto no povo. Se somente este ponto já não fosse um verdadeiro 'tapa na cara' da sociedade, se você desdobrar o encarte verá uma continuação do desenho, que evidencia mais tristes situações do cotidiano brasileiro, como prostituição nas esquinas, manipulação da opinião pública através da televisão, tráfico de drogas, corrupção policial, etc. É existem coisas que somente os trabalhos em formato físico de uma obra proporciona, viu galera dos Itunes, Mp3 e outros formatos digitais. E esta formidável arte gráfica é uma criação de Will Ferreira.

    Com um riff de guitarra furioso, que conduz os irados vocais de Caio MacBeserra, que a Caos Renomeado é iniciada e temos uma 'sessão de porradas incontáveis' em uma letra ácida ( mas não irreal sobre o quotidiano brasileiro ) e o mais bacana... temos a inclusão de solos mais Heavy Metal ao estilo Thrashcore do quinteto. Depois é a vez de Foda-se ( Se depender de nós ), que é ainda mais agressiva que a anterior e inclusive se aproxima mais a um Death Metal, que está cheio de urros dos mais viscerais em uma pegada instrumental veloz e esmagadora. Para Erro +55, o Project 46 continua com seu ritmo destruidor, agora mais cadenciado com uma furiosa e crítica letra comentando dos problemas que todos nós sabemos que existem no Brasil, embora os políticos não apreciem ouvir isso, a banda levanta o tema e pisa na ferida sem dó, resta saber se composições assim servirão para lembrar o povo que somente nós podemos mudar essa desgraçada situação social que vivemos no país graças as 'presepadas' dos dirigentes.

    Em Desordem e Progresso recebemos um solos matadores vindos das guitarras Vini Castellari e Jean Patton para que os vocais de Caio MacBeserra apareçam e enriqueçam significativamente o andamento desta quarta canção de Que Seja Feita A Nossa Vontade, aliás sua letra enaltece o povo e 'estilinga' os políticos em uma base de baixo e guitarras simplesmente aniquiladoras. E o Project 46 soube muito bem como criar um ritmo cativante e dotado de ótimas viradas instrumentais decorrer desta quarta canção. Carranca começa com um andamento de samba, que rapidamente ( ainda bem... ) se transforma numa linha mais cadenciada e cheia de vocais coléricos exprimindo seus angustiantes versos. Vini Castellari e Jean Patton incluíram solos de guitarras que te conectam ainda mais ao Metal da banda.

    Com sons de uma chuva e com dedilhados mais calmos Na Vala até parece que vai proporcionar uma música mais relaxante, mas não se engane, apenas parece, pois com o seu ritmo sinistro, quando o vocalista solta seu primeiro urro, a violência sonora retorna elevada à enésima potência em uma letra real e atual sobre a situação violenta que os bandidos nos colocam dia-a-dia e a banda ainda nos questiona se nós vingaríamos dessa corja assassina ( é preciso responder ? ).   

    Para Empedrado temos a continuação da raivosa linha sonora do Project 46 em níveis ainda maiores, que ficam mais velozes e com vocais que ajudam a pancadaria agressiva que temos nesta música, que também exibe mais influencias próximas a um Death Metal. A seguinte é Veneno e após uma ótima introdução instrumental... tome notas que expelem toda a fúria a cada instante oriunda dos vocais de Caio MacBeserra, que duelam claramente entre o HC e o Death.

     Em Nome de Quem? questiona com uma cólera descomunal a nossa famigerada classe política e também alguns religiosos que só querem enriquecer em um andamento que te liga facilmente ao som deste quinteto. Para fechar o cd, o Project 46 tece uma aniquiladora crítica à nossa sociedade ( inclusive a você também caro leitor(a)) em Vergonha Na Cara, cujo andamento é para dar inveja aos Punks de tão rápido que é tocado, sendo somente rompido pelos dilacerantes solos de guitarras. Sabe o que é mais interessante? Mesmo com todo o ódio que temos aqui, o pior é que eles tem razão.

    Esperava olhando o encarte de Que Seja Feita A Nossa Vontade que o Project 46 estava com muito "sangue no zóio", que o segundo álbum seria totalmente impiedoso, mas jamais poderia imaginar que eles nos trariam um disco tão violento quanto este e praticamente ainda mais mais ensandecido que o primeiro. Recomendo o leitor(a) ouvir este cd com atenção e pensar bem aonde temos que mudar para melhorar o país.
Nota: 10,0.

Site: www.project46.com.br.

Por Fernando R. R. Júnior
Setembro/2014

Voltar para Resenhas