Project 46 - Doa A Quem Doer
11 Faixas - Independente - 2011

    Em franca ascensão na carreira, a banda paulistana Project 46 teve sua origem quando Vini Castellari e Jean Patton desejavam em 2008 gravar as composições de um disco do Kroach, um tributo ao Slipknot. Porém, nos primeiros ensaios, ficou claro que o desejo maior era de criar músicas próprias e assim nasceu o Project 46. Em 2009, lançaram o EP If You Want Your Survival Sing Wake Up Tomorrow de quatro faixas em português. Em 2011, Caio MacBeserra nos vocais, Rafael Yamada no baixo e backing vocals, Vini Castellari e Jean Patton nas guitarras e Gui Figueredo na bateria, lançaram Doa A Quem Doer seu primeiro cd de forma independente e que está para download gratuito no site da banda até hoje, com todas as onze músicas - que assim como o EP - são cantadas em português.

    O responsável pelos processos de gravações, mixagem e masterização foi Adair Daufembach ( que já trabalhou com nomes como Hangar, Ponto Nulo no Céu, Ace4Trays/Trayce, Holiness, John Wayne e Command6 ). Com Doa A Quem Doer nas mãos, eles abriram shows do Torture Squad, Matanza, além de participar de festivais como a Virada Cultural, o Sampa Music Festival, o Brutal Kill Festival e o Maquinaria Festival 2012 no Chile ( onde fizeram mais alguns shows ). A única baixa na formação é o baterista Gui Figueredo que saiu ainda em julho de 2011 e foi substituído rapidamente por Henrique Pucci, bem... vamos às músicas de Doa A Quem Doer que exibe elementos de Thrash, Hardcore, Death e Heavy Metal.

    80 90 72 faz a introdução de Doa A Quem Doer aos sons de tiros de metralhadores e canhões produzindo um efeito sombrio que conduz para a segunda, Atrás das Linhas Inimigas, que é um Heavy Metal que enfatiza o baixo e as riffs de guitarras. Com a base construída, Caio MacBeserra e Rafael Yamada vociferam em um português colérico cada um dos versos desta música. Mantendo a velocidade e a pegada caótica em alta, o Projetct 46 ataca com firmeza em Impunidade, que além de todo o ímpeto dos vocais de Caio MacBeserra e Rafael Yamada, a parte instrumental atua como uma peça de artilharia disparando livremente e sem se preocupar. Em Capa de Jornal, o quinteto não diminui o peso em nenhum aspecto, mas sempre com muita técnica e assim apresenta uma música que possui uma pegada ideal para bater a cabeça. Aliás, o refrão agressivo é um convite para isso. Repare na fúria que é passada a cada nota de guitarra, bateria e baixo e imagine como será curti-la ao vivo com os dois vocalistas berrando de forma ainda mais extrema e me responda a pergunta: você conseguirá ficar parado?  

    A quinta de Doa A Quem Doer é Se Quiser, que não chega a diferir muito do ritmo, potência e energia com relação as anteriores, mas vai fazer você percebê-la em sua primeira audição, especialmente pela divisão que é feita pelo Project 46 na parte vocálica, pois está muito bem alternado os vocais agressivos com mais limpos em linhas melodiosas, que são para cantar com a banda e isso tudo, em meio a ótimos solos de guitarras que conduzem para um final na bateria cheio de repiques e mais raiva.

    Com uma atuação excelente do baterista Gui Figueredo, que já impressiona no final da anterior, temos Violência Gratuita, a mais pesada do cd, que é tocada com todo o peso e ira de cada um dos membros do Project 46, especialmente pelos responsáveis pelas distorções e pelos repiques de bateria. Ao vivo, uma faixa assim serve para que sejam abertas as mais nervosas rodas por uma parte da galera e muito headbanging pela outra quando ela se acelera. Amanhã Negro marca a participação de Dijjy do Ponto Nulo No Céu e começa com a linha raivosa presente nos vocais de Caio MacBeserra em um ambiente caótico com linhas instrumentais que são cheias de ótimos riffs de guitarras.

    A faixa instrumental #46 dá uma quebrada no andamento extremo aplicado pela banda com seus dedilhados e fornece um momento mais calmo para o ouvinte respirar um pouco, mas claro... isso dura até que as primeiras e arrebentadoras notas de bateria, guitarras e baixo de Dor apareçam aliadas com a enfurecida presença dos vocais de Caio MacBeserra, que canta exprimindo toda a violência sonora que deseja nos passar. Quem aprecia Death Metal irá se identificar nesta, porém a introspecção do seu final mostra uma ótima surpresa no som dos paulistas.

    Depois, com o baterista do Project 46 mais uma vez assumindo os holofotes e mandando ver em seu kit temos No Rastro do Medo e a maneira que a música prossegue eles vão aplicando evoluções cada vez melhores, seja na parte instrumental ( com os pratos sendo exacerbadamente explorados e as guitarras com riffs matadores ) ou nos agressivos vocais, que exibem uma letra clamando para a luta. A hora que o vocalista Caio MacBeserra fala "1..2..3.. vai..." fico pensando aqui nas rodas que surgirão, ainda mais com os riffs que ouvimos em seguida. A última é Acorda Pra Vida e é tocada a toda velocidade, como se fosse um prolongamento da anterior, pois as guitarras de Vini Castellari e Jean Patton começam a quebrar tudo com vocais praticamente urrados, e aí o Project 46 continua com a devastação sonora rápida e impiedosamente levando à música e o cd, para um final apocalíptico muito pesado, mas o que causa uma surpresa são os dedilhados finais.

    Detalhe... embora exista a versão de Doa A Quem Doer para download no site da banda, a versão física é muito melhor ( como sempre ), pois você pode acompanhar as letras no encarte e ver o mini-poster que este se torna. Letras estas que servem até para "soco na cara" de muitas bobeiras que ficamos lamentando, talvez seja por este motivo, que a capa mostre um punho socando um vidro com força. O Project 46 estreia com um dos mais violentos álbuns que ouvi em 2012 e impressiona por só diminuir a quantidade de peso nas duas músicas instrumentais de Doa A Quem Doer, porque o resto é bordoada extrema sem piedade, mas sempre com muita qualidade.
Nota 8,5.

Site: www.project46.com.br.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2013

Voltar para Resenhas