Predatory - Dirty Scum Arise
10 Faixas - Independente - 2013

    Formada em Santos/SP e atuando no cenário Thrash Metal desde 1999, o Predatory já lançou ao longo dos anos os demos Walking To The Trap em 2000, Visions World Apart ( confira resenha ) em 2005 e Contesting The Truth Of Death ( leia resenha ) em 2009, que pavimentaram o caminho para que o quinteto - atualmente formado por Renato Bartkus nos vocais, Ricardo Lima e Thiago Pacheco nas guitarras, Anderson Casarini no baixo e Luiz Carlos na bateria - pudesse disponibilizar em 2013, o seu primeiro cd intitulado como Dirty Scum Arise, que foi gravado, mixado e masterizado no O Beco Studios em Santos/SP sob os cuidados de Ivan Pelliciotti e os membros do Predatory.

    Dirty Scum Arise trouxe a vida nove Thrashs matadores e um cover do Vulcano, banda que o batera Luiz Carlos também integra. A capa de Edu Campos combinou perfeitamente, não apenas com o som da banda, mas também com o momento do político Brasil e vários países vivem ( com protestos populares contra o governo exibindo claramente o caos que estamos submetidos ).

    Sickly Pyschological Profile abre o cd ao sinal de apitos, que energizam o feroz e rápido Thrash Metal do Predatory, que é vocalizado com uma garra muito grande por Renato Bartkus e dotada de solos de guitarras feitos por Ricardo Lima e Thiago Pacheco, que conferem uma aura ainda mais mortal ao som. Depois, ao  som várias metralhadoras sendo disparadas e bombardeios generalizados, o quinteto nos leva até as linhas cadenciadas e extremas de Message Of Death, que possui versos urrados e furiosos a cada atuação do vocalista Renato Bartkus entre os estilhaçantes toques do baterista Luiz Carlos.

    Com a agressividade intacta, a faixa título Dirty Scum Arise exibe sua violência a cada verso e palhetada de guitarras feitas pelo Predatory e quando chegam nos solos, eles se superam e literalmente mandam ver com muita garra durante a solidificada base do baixista Anderson Casarini e do baterista Luiz Carlos. De andamento mais cadenciado, a colérica No Reason To Fight prossegue o cd sem diminuir a potência da violência da banda, ou seja, tome urros vorazes, bateria monstruosa e riffs que estão fortes e envolventes. Para Art For Madness, o Predatory meteu o pé no acelerador, pois temos muitos urros, 'blast beats' e riffs quase crus, que estão no ponto para se bangear, ainda mais quando caminham mais para o final, momento em que as guitarras estão mais fortes do nunca.

    Depois da hecatombe sonora da anterior nada melhor que uma faixa cadenciada como Death To Murderer para fornecer um tempo para respirar não é mesmo? Porém, com Renato Bartkus urrando até o osso e aquela já sabida ótima atuação dos demais músicos que comandam a parte instrumental, não é o que acontece, é porrada por todos os lados. Aliás, chamo sua atenção para o final rápido e devastador desta sexta canção de Dirty Scum Arise.  

    Em Hatred somos expostos a uma verdadeira artilharia instrumental, que vai ganhando mais velocidade à maneira que o vocalista urra cada um dos seus versos. Nesta ( e na anterior ) posso dizer que o Predatory se superou, confirme ouvindo atentamente os solos de guitarras. Com um início para deixar a galera do Vulcano contente, o cover de Welcome To The Army aparece com uma grande rifflerama e um índice de violência vocálica para satisfazer os fãs do Predatory.

   Com vários trovões aparecendo e solos de guitarras que trazem as linhas cadenciadas e envolventes de Engrave chegamos na nona e matadora faixa do cd, que em seu decorrer recebe um crescente e culmina em um final aniquilador com implacáveis solos de guitarras. Título do demo de 2005, Visions World Apart ficou com a honra de encerrar Dirty Scum Arise e com aquele início sombrio, que não evidencia a 'martelante' sequencia de riffs, solos, urros, 'triggers' que o Predadory aplicou na música. E existe um ótimo cover escondido para Mandatory Suicide do Slayer não relacionado no tracklist oficial do cd, que está devidamente raivoso.

    Quem aprecia um Thrash/Death Metal voraz, impiedoso e muito bem conduzido terá neste Dirty Scum Arise do Predatory um lançamento de qualidade, esmagador e que certamente alavancará mais fãs aos santistas. E que além dos shows, que este trabalho forneça as condições necessárias para que eles possam voltar ao estúdio e nos brindar com mais porradas.
Nota: 8,5.

Site: https://myspace.com/predatorythrashmetal.

Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2014

Voltar para Resenhas