Nervochaos - The Art Of Vengeance
12 Faixas - Cogumelo Records/Greyhaze Records - 2014

    Que o Nervochaos é uma das maiores instituições do Metal Extremo brasileiro, o leitor(a) do Rock On Stage já sabe, mas que a banda comemorou 17 anos de história em 2013 lançando o luxuoso DVD 17 Years Of Chaos ao vivo talvez não ( confira como foi a festa ).

    Para continuar com a produtiva e criativa carreira, o quarteto paulistano, cuja formação é a seguinte: Guiller no vocal e guitarra, Quinho na guitarra e backing vocals, Felipe Freitas no baixo e Edu Lane na bateria foi ao HR Studios no Rio de Janeiro/RJ em janeiro de 2014 junto à Daniel Escobar ( guitarrista do Savant e Vociferax ) e Felipe Eregion ( do Unearthly ) para gravar seu novo trabalho, que recebeu o título de The Art Of Vengeance.

    A mixagem e masterização, assim como no álbum anterior, o To The Death ( confira resenha ) é assinada por Alex Azzali ( que já assinou álbuns do Ancient, Mortuary Drape e Imago Mortis, para citar alguns ) e foi realizada no Apha Omega Studios em Milão na Itália durante o mês de fevereiro de 2014. A capa que mostra guerrilheiros zumbis quebrando tudo é de Marco Donida ( do Matanza ) e temos como bônus o DVD Warriors On The Road Part 2, mas isso é um assunto para mais adiante nesta resenha.

    E o fervoroso Death Metal do Nervochaos é aberto com os vorazes e rápidos riffs de guitarras para que então os guturais de Guiller saiam arrebentando na pedrada The Harvest, onde já ouvimos a enxurrada de pancadas feitas pelo mentor da banda, o baterista Edu Lane. Sem chances de respirar, For Passion Not Fashion ataca com aquele Death Metal mortal de riffs cadenciados e uma linha poderosa de baixo, cortesia de Felipe Freitas e também muito peso na atuação do baterista, e assim, os guturais saem naturalmente. Em The Devil´s Work, o Nervochaos caminha de forma mais cadenciada, mas com um nível enorme de violência seja na parte instrumental ou na vocal nesta satânica letra, cujos urros são realmente assustadores. Repare como os solos de guitarras se encaixam e bem no ritmo maléfico da composição.

    Elevando o grau do Metal Extremo, Betrayed é um Death Metal rápido e matador com guturais violentos em um estilo Old School, ou seja, temos uma canção para bater a cabeça firmemente ao ouvir suas caóticas linhas de baixo, guitarras e bateria. Com distorções e muita agressividade, a cadenciada From Below And Not Above exprime com a raiva de seus versos, que recebem depois ótimos solos de guitarras com um tanto que melódicos, mas rapidamente retornam ao andamento mais arrastado e devidamente macabro. Com um ritmo sombrio nas guitarras, ferozes urros de Guiller e com um breve solo do baixista Felipe Freitas, a amaldiçoada Blood Ritual continua com The Art Of Vengeance e aqui os Death Metallers mais obscuros terão uma das mais insanas faixas do cd, das que são ideias para abertura de rodas. Com os guitarristas Guiller e Quinho junto com o baterista Edu Lane ditando a intensidade da música seguinte, que é a Rotten Moralism, somos expostos à violentos vocais guturais, que ao se aproximar do final o quarteto aumenta sua velocidade e a tornam um Death ainda mais destruidor.

    Em Shadows Of Destruction, o Nervochaos mantém a esmagadora e caótica proposta vista na anterior, porém, com urros mais furiosos e aqui emendam um ótimo destaque: sabiamente realizam viradas que a deixa ainda mais rápida e brutal, e isso, certamente marcará o ouvinte, aliás, imagine esta musica ao vivo e as rodas que surgirão com ela. Para Ghosts Of The Past temos mais um Death Metal matador com ritmo forte e vocais guturais violentos, ou seja, muita qualidade, pois eles alternaram trechos cadenciados com outros aniquiladores.

    E a destruição prossegue com a mortífera What Is Dead May Never Die, canção que é dotada de uma explosiva sequencia de urros, pedais duplos e solos explosivos de guitarras, entretanto, eles alternam a velocidade e as linhas coléricas da música várias vezes. The Legacy Is Pain entra com seu apocalíptico andamento instrumental que só fica um pouco menor durante os urros do vocalista... é para matar a pauladas mesmo. Para terminar o cd, temos um cover do Headhunter DC para a faixa Lightless, que ficou maldoso, bem conduzido e mostrou o respeito que o Nervochaos tem pela banda baiana.

Warriors On The Road Part 2

    No DVD temos o documentário que Warriors On The Road Part 2, que conta a história da banda, focando na turnê  realizada em 2013 na Europa e América do Sul para a divulgação do disco To The Death, com os percalços, desventuras, curiosidades e conquistas que eles conseguiram. Muito interessante é ver que nas apresentações pela Europa em países como República Tcheca, Polônia, Holanda, Alemanha, Bélgica, França e Espanha, onde muitas vezes, as casas de shows não são grandes, mas o som sempre está muito bem regulado e os fãs são completamente insanos.

    Por aqui destacaram os shows em Ribeirão Preto/SP, no Blackmore Rock Bar e Hangar 110 em São Paulo/SP, no Bar Opinião em Porto Alegre/RS, a participação no Panzer Fest, além da primeira passagem no Equador no Encontro Gutural e em festivais como o River Rock em Indaial/SC, o Guaru Metal Fest em Guarulhos/SP, o Roça´n´Roll em Varginha/MG, o Miojada Festival em Jandira/SP, entre outros.    

    Também temos duas apresentações completas da máquina de Death Metal para o deleite dos fãs, uma no Roça´n´Roll em Varginha/MG e outra no CCI de São Paulo/SP. Nos extras eles comentam de dois tributos que o Nervochaos participou... um ao Stomacal Corrosion e outro ao Headhunter DC, além do making off do The Art Of Vengeance.

    The Art Of Vengeance seria apenas com o cd um dos mais dilacerantes lançamentos do Metal Extremo do ano, entretanto, com a inclusão do DVD Warriors On The Road Part 2 se tornou um item indispensável na coleção dos fãs do Nervochaos, que devem comprá-lo o quanto antes.
Nota: 10,0.
 
Site: www.nervochaos.com.br, www.myspace.com/nervochaos
e www.facebook.com/nervochaos

Por Fernando R. R. Júnior
Novembro/2014

Voltar para Resenhas