Nando Moraes - Ignited!
7 Faixas - Independente - 2015

    O guitarrista Nando Moraes da cidade de Amparo/SP teve suas primeiras aulas de violão com 14 anos e de lá para cá... não se separou mais das seis cordas e foi fundador do Lethal Fear, banda que integrou até 2009 registrando dois cd´s demos ( o autointitulado de 2004 e o Mephisto de 2005 ), além de dois álbuns completos ( o Unleashed de 2006 - leia resenha - e o Y2black de 2008 ).

    Como professor, Nando Moraes dá aulas desde 1999 e em 2008 fundou a Adagio Escola de Música, onde aplica sua própria metodologia de ensino. Em 2012, compôs a trilha sonora original do filme de média metragem A Turma da Rua 15, com direção de Alexandre Cruz e Arminda Riolo e produção de Ana Luiza Garritano Borja.

    No início de março de 2015, Nando Moraes lançou o seu primeiro trabalho solo e instrumental, cujo título é Ignited!. Para isso, ele contou com os seguintes músicos: André Garcia no baixo, Bruno Santos nos teclados e Bruno "Meba" na bateria e a produção de Ignited! foi assinada pelo próprio Nando Moraes junto a Fábio Ferreira, sendo este último também responsável pela masterização do cd.

    Estes processos - gravação, mixagem e masterização - foram todos realizados entre agosto e dezembro de 2014 no estúdio Mix Music em Amparo/SP. A capa é um excelente trabalho de Lucas Aldi - guitarrista do Slasher - e ficou muito bem encaixada à proposta sonora que temos nas sete músicas que compõem o cd. E antes de falar sobre elas, tenho que mais uma vez enaltecer o formato físico, que está valorizado com o caprichoso 'digipack', que envolve o cd em detrimento da opção de download disponível no site do guitarrista, ou seja, adquira o cd e receba sua magia desde antes de começar a ouví-lo.

    Rite Of Passage ( Staring The Flames ) abre Ignited! em uma linha mais Heavy Metal dotada de muita exuberância nos solos do guitarrista, que são indicados aos fãs de Joe Satriani ( inclusive, o visual de Nando Moraes lembra bem o músico americano ).  Aliás, quero que você repare como é bacana observar as evoluções que temos junto às melodias de baixo, teclados e bateria no decorrer dos minutos desta primeira faixa.

    Com um ar setentista, graças ao Hammond tocado por Bruno Santos, Once In A Shuffle exibe solos de guitarra junto à uma pegada mais Blues, que passa muita técnica e emoção, mas isso, sem contar os momentos mais viajantes feitos por Nando Moraes, que abrem os pontos certos para as várias viradas do baterista Bruno "Meba" e tenho que ressaltar também como Nando Moraes deixa a música fluir em um crescente positivo e muito agradável de se 'saborear'. 

    Para a terceira de Ignited!, o guitarrista nos expõe a The Voyager, que é possuidora de riffs cheios de feeling e trazem aromas deliciosos de se ouvir até se transformarem em uma viagem mais progressiva e bastante animada. A harmonia vinda dos demais instrumentos fazem um convite para se fechar os olhos, começar a imaginar lugares e experimentar sensações.

    In Fire nos traz um andamento mais melancólico em longos solos que passam um sentimento de conquista, que são tocados com muita dedicação por Nando Moraes. Com Here It Comes The Machine, o guitarrista apresenta vários solos mais pesados e longos, uma canção de linhas mais voltadas ao Heavy Metal, que graças à presença dos teclados de Bruno Santos produzem algumas viagens. Fãs de Steve Vai... reparem na beleza das melodias feitas aqui. 

      Na faixa título do projeto, a Ignited!, Nando Moraes nos convida a sentir ares épicos que caminham para um Heavy Metal mais forte, que recebe linhas mais progressivas, se fundem corretamente e criam uma vibrante canção, que fica mais bela pela retaguarda de teclados, baixo e bateria dos demais músicos ao criarem o ambiente para que o guitarrista possa brilhar nos solos. Worth Fighting For começa com ares heroicos para nos mostrar sua força com os solos mais poderosos vindos da guitarra de Nando Moraes neste cd, que denotam também seus momentos mais Prog Metal, que envolvem o ouvinte e lhe garantem uma plena satisfação por suas variações, que são aumentadas graças aos ótimos momentos nos teclados de Bruno Santos e na bateria de Bruno "Meba". O final de Worth Fighting For é grandioso e na altura da qualidade do cd.

    Ignited! é um álbum instrumental que além de ser indicado aos fãs de guitarristas como Steve Vai e Joe Satriani é possuidor de um Heavy Metal cativante que flerta com precisão com o Prog Metal criado pelo brasileiro Nando Moraes, além de promover também momentos mais calmos, intimistas onde o sentimento musical é exibido pelas notas da guitarra. Com este lançamento, Nando Moraes junta-se ao ótimo momento que vivemos no Brasil, onde vários outros guitarristas desta nova geração, como são os casos de Cauê Leitão, Wagner Gracciano, Edi Roque, Wael Daou, que trilham o caminho instrumental com álbuns de alto nível.
Nota: 9,5.

Sites: https://www.facebook.com/nandomoraessolo, http://www.youtube.com/user/lethalnando,
http://www.myspace.com/nandoadagio, https://soundcloud.com/nando-moraes-2 e
https://www.reverbnation.com/nandomoraes.

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2015

Voltar para Resenhas