Lethal Fear -  Unleashed
13 faixas Independente

    A origem do Lethal Fear data de 1998 e de lá para cá, muita coisa boa e importante essa banda de Amparo já conseguiu, afinal, nestes quase 10 anos de estrada eles abriram shows para grandes nomes do rock tais como: Angra ( em 2002, leia aqui ), Shaman ( em 2003, leia aqui ), Dr. Sin, Made In Brazil, sempre no festival de inverno de Amparo, evento que em todas as edições atraiu um grande público, o que ajudou bastante para essa galera que pratica um Heavy Metal mais tradicional ter crescido bastante na cena underground.

    O resultado destes anos de batalha foi o lançamento de dois cd´s demos: um autointitulado em 2002 e o Mephisto de 2004, ainda inclusive participaram do Valhalla Demo Section Vol1, com mais 14 promissoras bandas que estiveram na seção de demos da revista. O álbum Unleashed, lançado em dezembro de 2006, que estou comentando em detalhes nesta resenha, aproveitou das melhores músicas dois demos anteriores e mais algumas novas composições resultando em um grande lançamento do Lethal Fear. A formação que gravou Unleashed no SoundMix Studios em Piracicaba/SP foi a seguinte: Rodrigo Bortoletto - vocais, Nando Moraes e Vinícius Sampaio - guitarras, Leonardo Pozzebon - baixo e Cássio Pacetta - bateria.

    Para abrir a bolachinha do Lethal Fear temos a faixa Intro, com um som de uma pessoa que chegando em casa e sintonizando a FM em busca de um som Heavy Metal, e para alegria dessa pessoa ( e também a nossa ), ele encontra uma rádio que toca o som do Lethal Fear, e assim já temos os riffs iniciais da ótima canção Reach Out My Soul, onde a banda exibe toda sua qualidade de metal, galgada em vários anos dedicados ao estilo. Quem é fã de Iron Maiden irá identificar-se rapidamente com o som. Steele The Night Away é a faixa seguinte, que contém um perfeito apoio do baixo de Leonardo Pozzebon e da bateria de Cássio Pacetta; nesta faixa, o vocalista Rodrigo Bortoletto mostra que tem uma voz altamente potente.

     Com solos mais cadenciados, temos a mais pesada música de Unleashed até aqui, Dead Whisper e além do peso que é ditado pela bateria, os vocais de Rodrigo são quem dão a energia contagiante desta música, especialmente no refrão. A excelente Mephisto é a seguinte, e o ponto forte vai para a presença do quarteto de cordas formado por Fábio Antônio, Silas Simões, Jonas Goes nos violinos e Cristina Geraldini no cello, que juntos dão um lirismo clássico em meio ao peso proporcionado pelas guitarras. E para quem não conhecia os demos anteriores do Lethal Fear, concordará comigo que estamos diante de uma das melhores canções da carreira da banda. Os solos das guitarras de Vinicius e Nando nesta música junto com o quarteto de cordas são para marcar o ouvinte.

    Depois temos Leave It All Behind com um brilhante solo de guitarra para que então chegue a vez de Rodrigo ( vocais ) entre arrebentando com tudo. Os solos de guitarras nesta música do Lethal Fear contém influências de Timo Tolkki, o comandante das seis cordas do Stratovarius e o peso de Leave It All Behind é praticamente imutável e melódico. Para quem gosta de Judas Priest irá com certeza perceber elementos desta banda na rápida canção Push It To The Limit ( os vocais por exemplo, lembram muito Rob Halford ). Em meio a bela melodia das guitarras, quem merece ser lembrado nesta sétima de canção de Unleashed é o baterista Cássio Pacetta pelo ótimo trabalho com suas baquetas.

    Com andamento mais lento e totalmente melódico, temos a canção Lost Son, onde verificamos a versatilidade tanto da banda quanto dos vocais, e a música alterna-se da linha mais calma inicial para um Heavy Metal de primeira, que novamente me lembrou aquela forma patenteada  no Judas Priest por Rob Halford. A nona canção é Believe, que contou com o convidado especial Ricardo Bocci ( atualmente nos vocais do Viper ) e também da presença do quarteto de cordas, neste outro destaque deste álbum do Lethal Fear. Além das guitarras, dos violões e cellos do quarteto mostrando a gama de sua força, chamo sua a atenção também para a brilhante sequencia na bateria somada a excelente melodia que elevam esta canção para uma das melhores de Unleashed.

    Last Cruzade é daquelas devem ser tocadas sem falar nada com a plateia, para realmente deixar o espectador sem respirar com a intensidade deste ótimo Heavy Metal. E já aviso meus amigos e amigas, deixe sua mente livre para ouvir o lindo solo que a dupla de guitarristas faz nesta canção. Mind Watcher é iniciada aos sons de um sino e é mais cadenciada que as anteriores. Esta longa canção de Unleashed é o momento perfeito para que Rodrigo exiba toda a boa forma de sua voz, chegando até a lembrar o mestre Bruce Dickinson; e vale prestar atenção também no quanto a Nando Morais e Vinicius Sampaio solam à vontade. Better Days, já entra com um ótimo peso marcado pela bateria de Cássio Pacetta e com a qualitativa sonoridade metálica que permeia o Lethal Fear. Fechando o disco temos a versão desta galera de Amparo, que ficou muito boa diga-se de passagem, para o sucesso Tattooed Millionare de Bruce Dickinson.

    Com uma bela capa, um encarte bem cuidado e mais 13 boas canções, se você ainda não conhece o som do Lethal Fear, trate de correr atrás e ouvir este álbum de estreia, se já conhece dos demos anteriores, então complete sua coleção adquirindo mais álbum. E acrescento aqui também, que eles exibiram os elementos necessários para cravarem seu nome com força na cena Heavy Metal, sendo que já está na hora de algum grande selo percebê-los.

Site: www.lethalfear.net

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas