MindFlow - Mind Over Body
Unlock Your Mind Productions - 2006 - 9 músicas

    Um dos mais aguardados lançamentos deste ano de 2006 veio a tona em agosto, precisamente no dia 08, quando foi lançado Mind Over Body - o novo trabalho da jovem banda MindFlow ( afinal, sua origem é de 2003 ). Formado por Danilo Herbert nos vocais, Rodrigo Hidalgo na guitarra e vocais, Rafael Pensado na bateria, Ricardo Winandy no baixo e Miguel Spada nos teclados. Em 2004, eles já tinham causado um certo furor na mídia com o conceitual Just Two Of Us...Me And Them que contava a história de Pearl, John e Ariel ( veja aqui mais detalhes disco que rendeu uma ótima turnê para a banda em vários países ). O novo trabalho que está mais progressivo e também com trechos mais pesados que o anterior, ou seja, com a perfeita mostra de Prog-Metal - e sinceramente falando: temos aqui evolução do Rock Progressivo dos anos 70, ou alguém aí dúvida que bandas com o Rush ou Emerson, Lake & Palmer já não eram Prog-Metal antes da invenção deste rótulo?

    Falando especificamente de Mind Over Body tenho que começar destacando de cara o digitray especial que a banda fez para acomodar o seu disco, e dentro dele dois encartes primorosos: um com todas as letras e ótimas fotos de Jorge Lepestour e outro especial com a comic book que ilustra a história de Follow Your Instinct - com desenhos feitos pelo brasileiro Ricardo Troulla. Além deste excelente trabalho interno, temos a bela arte da capa e contracapa que são um trabalho assinado pelo artista europeu Carlos Del Olmo Holmberg - é... meus amigos e amigas, fazia muito tempo que não via um cd com tantas qualidades sem ouvir uma música sequer. Com certeza estamos diante de mais um grande sucesso brasileiro tanto aqui quanto no exterior e vendo toda a maestria que é este conceito de Mind Over Body ( que vai além do cd ) entende-se porque eles estão escalados para tocarem na edição 2006 do festival Live´N´Louder.

 Quem ficou responsável por gravar e mixar toda a excelente sonoridade conseguida pela banda foi Guilherme Canaes ( que entre outros trabalhou com o Henceforth, leia resenha aqui ) no estúdio Mega. Para a masterização o MindFlow optou por George Marino e o  trabalho foi realizado no Sterling Sound Chelsea em Nova Iorque. Dito isso tudo, vamos ao objetivo desta resenha que é contar como são as 9 músicas deste formidável lançamento:

    Mind Over Body é aberto com a longa e ótima Crossing Enemy Line numa linha progressiva com bastante efeitos bem viajantes fazendo-nos sentir os horrores das guerras, efeitos esses que são somados a um notável peso na guitarra de Rodrigo Hidalgo ( lembrando um pouco do Octavarium do Dream Theater ). Os vocais de Danilo Herbert estão ao mesmo tempo distantes, agressivos e intensos e a qualidade apresentada na bateria de Rafael Pensado, no baixo de Ricardo Winandy e nos teclados de Miguel Spada são espetaculares; realmente, temos um trabalho muito acima da média. Crossing Enemy Line mostra nos seus mais de 10 minutos algumas passagens com influências orientais no seu andamento e ritmos, que são mudados a todo o instante. Para quem gosta de um Rock Progressivo ou mesmo um Prog Metal moderno, essa música já cativa o ouvinte - perceba isso prestando nos trechos viajantes feito pelos teclados de Miguel Spada - é impressionante como a banda está solta e a vontade para tocar.

    A segunda do álbum é Upload Spirit, que exibe um diálogo com Buda para que tentemos entender a vida como ela nos entende e isso é realizado de forma pesada com guitarras fortes e vocais bem distantes de novo. Os efeitos que de certa forma fazem o 'fundo' da música são perfeitos e lembram um pouco do filme Matrix. Chamo sua atenção para que note o pesado solo de teclado junto com a guitarra nesta música que tem trechos nitidamente influenciados por Jazz.

      Surpreendendo vigorosamente o ouvinte com Thousand Miles From Away - uma linda balada no violão e piano que dá um clima bem leve e viajante. Destaque para os vocais de Danilo que dão a intensidade da beleza da canção que facilmente será assimilada e fixada pelo ouvinte. A linda melodia feita pela banda me remeteu diretamente ao álbum The Division Bell do Pink Floyd.

    Aproveitando-se do clima viajante que a música anterior deixou temos Just Water, You Navigate outro grande momento progressivo do disco, onde destaco o piano tocado por Miguel Spada.   

    Um ponto importante de se prestar atenção é o comprometimento que Danilo imprime em sua voz, que passam emoção a cada verso cantado por ele. Just Water You Navigate deixa a mente se soltar e me fez imaginar que estava ouvindo um álbum do Pink Floyd e não uma banda brasileira ( é.. qualidade a toda prova é assim ). Depois dessa grata lembrança, para iniciar Chair Designer temos uma transposição com um belo efeito e ouvimos uma canção bem mais pesada e com muita progressividade, seja na viagem feita pelos teclados de Miguel Spada ou nos vocais de Danilo Herbert. Não posso deixar de ressaltar as lindas viradas que esta música possui com a marcante participação da bateria de Rafael e o baixo de Ricardo, que fazem a passagem de leve para rápido e pesado no melhor estilo do Rush e  também as melodias excelentes de piano, além da parte final com Rodrigo mostrando a seis cordas de sua guitarra em acordes pesados.

    A sexta música é a balada A Gift To You, iniciada no piano com toques um pouco mais tristes. Simplicidade e comprometimento são duas características marcantes desta música que tem a primeira participação de Andrea Salinas no violino realizando um maravilhoso solo e promovendo outro lindo momento de Mind Over Body. Passado a última parte mais suave do disco, chega a hora de Hellbitat, música que exibe o talento do guitarrista Rodrigo e do tecladista Miguel Spada que interagem de forma perfeita fazendo de Hellbitat aquilo que um ouvinte de Prog Metal quer ouvir: uma canção pesada, com trechos para viajar bem longe e com altíssima qualidade - é... para nossa completa alegria o MindFlow conseguiu de novo.

    Então chega a vez da maravilhosa suíte com mais de 15 minutos, estou falando de Follow Your Instinct, onde podemos ver trechos pesados, calmos e viajantes dosados corretamente. Esta música possui seu próprio encarte para que o ouvinte interprete ao seu modo a história de um assassinato. Os teclados, em alguns momentos, mostram linhas puramente inspiradas em Jazz. As mudanças de tempo são fantásticas e a música serve praticamente de uma trilha sonora para narrar os fatos ilustrados nos quadrinhos - ou seria o contrário? -  Não sei, te convido a viajar bem longe como eu fui nesta maravilhosa canção em que o MindFlow se supera como um todo e isso nos mostra porque eles serão uma das importantes bandas do cenário nacional.

    O álbum fecha com Hide And Seek, música que foi baseada no filme Jogos Mortais, onde temos uma nova exibição do talento de Andrea Salinas no violino, que junto com o peso de guitarra e de teclados deixam que o ótimo vocalista Danilo sinta-se mais a vontade elevando ainda mais o potencial de sua voz. E detalhe, a música tem um andamento relativamente melancólico e produz lindas melodias que entremeiam o peso realizado pela banda.

    Se você gosta de rock progressivo e quer algo novo, moderno, então Mind Over Body é o seu pedido, e digo mais, você tem obrigação de ter este álbum em sua coleção, pois além das influências de bandas como Dream Theater, Pink Floyd, Marillion, posso dizer que o MindFlow soube transportar brilhantemente para os dias atuais o Rock Progressivo dos anos 70, sem deixar o peso do Heavy Metal de lado  - o que mostra também muita originalidade para o futuro da carreira da banda.

    Então meus amigos e amigas do Rock On Stage, não percam mais seu tempo e soltem suas mentes, façam como eu já fiz viajando neste novo, audacioso e múltiplo projeto que é Mind Over Body. Em tempo, visitem também o site da banda que conta com uma interatividade não vista muito aqui no Brasil.

Site Oficial: www.mindflow.com.br
Gravadora: www.unlockyourmindproductions.com

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas