Mensageiros do Vento - Anunnaki
CD Duplo - 28 Faixas - Independente - 2016

    Além do DVD Mensageiros do Vento - Anunnaki ( leia resenha ), o projeto montado pelo quarteto de Salvador/BA Fabrício Barreto nos vocais e guitarra, Júlio Caldas na guitarra, Fábio Shiva no baixo e Thiago Andrade na bateria contou com um cd duplo de 28 faixas com a magnífica trilha sonora pertencente à Opera Rock. Para concretizar o ousado projeto, o quarteto contou com o Fundo de Cultura e o patrocínio da Secretaria de Cultura da Bahia, após serem selecionados no Edital de Música.

    Assim como no filme, a temática do cd está obviamente relacionada com os estudos de Zecharia Sitchin e outros pesquisadores sobre a Suméria, a primeira civilização humana que se tem notícia. Recentemente traduzidas, as tabuletas sumérias são o mais antigo registro histórico que apresentam uma versão intrigante sobre a origem da humanidade na saga dos Anunnaki, ou aqueles que do céu para a Terra vieram. Eles vieram  a Terra em busca do ouro existente no planeta e criaram a raça humana misturando sues genes com o povo primitivo existente.  

    Embalado em digipack de luxo, que se abre em três partes, o cd Anunnaki foi gravado, mixado e masterizado no Massa Sonora Estúdio entre 2014 e 2016 por Richard Meyer e a capa é idêntica ao DVD é do vocalista e guitarrista Fabrício Barreto e mostra o momento que um ser humano é raptado pelos Anunnaki.

    E é dedilhados no violão e uma beleza toda própria inerente a sonoridade do projeto que somos expostos ao começo da história de Anunnaki destacando os vocais de Fabrício Barreto em A Abdução de Endubsar, que sofre alterações durante o diálogo deste personagem com o poderoso Enkil dos Anunnaki destacando também os solos de guitarras feitos por Tássio Bacelar junto a Júlio Caldas. Eles mergulham mais na história dos problemas dos visitantes em seu planeta natal em Crônicas de Nibiru, que te conquista na beleza dos vocais de Fabrício Barreto e também nas excelentes melodias alcançadas pelos demais membros da banda. Após o final mais robusto da anterior, Notícias de um Mundo Distante conta com efeitos especiais com a narrativa feita pelo vocalista referente ao Rei Alalu descrevendo a Terra e em seguida já estamos em Eridu, que de forma calma nos dedilhados de violão relata sobre os primeiros Anunnaki que aportaram em nosso planeta e o mais bacana é que seus versos ficam na mente, onde saliento também o acordeão tocado por Luciano Campos.   

    No outro informe Notícias de um Mundo Distante II, o Rei Anu avisa entre vários efeitos que a expedição vai continuar e assim chegamos na sexta faixa do primeiro cd com As Minas de Abzu, cuja letra é sobre uma disputa entre Ea e Enlil em mais outro refrão marcante conduzido pelo Mensageiros do Vento. Para Rosto em Marte, o quarteto nos mostra uma discussão entre Alalu, Enlil e o Rei Anu com destaque aos toques de bateria feitos por Thiago Andrade e aos vocais do sempre eficiente Fabrício Barreto. Em Estação Lahmu, Enlil, Marduk e Enki, os Anunnaki decidem quem controlará a importante base intermediária entre a Terra e Nibiru ressaltando em sua letra com muita melodia os sonhos de conquista de Marduk.

    De princípio sereno, A Rebelião dos Anunnaki mostra os mineradores que buscavam incessantemente o ouro se revoltando contra o seu rei e a forma que o Mensageiros do Vento aumenta a sua intensidade é muito envolvente e se conecta com linhas Rock'n'Roll a la The Who através dos toques de bateria executados por Thiago Andrade na faixa A Solução em que é decidido a criação de um ser amalgamado entre os Anunnaki e os hominídios existentes na Terra por ordem do Rei Anu, que na verdade se revelou uma encrenca enorme para eles.

    E assim, durante A Criação de Adamu Fabrício Barreto recebe a convidada Eneida Lima e sua letra é sobre o nascimento do primeiro híbrido através de longos e marcantes solos de guitarra tocados por Júlio Caldas. A última do primeiro cd é a saborosa Paraíso Perdido, que versa sobre a afeição de Ninmah com seu filho Adamu, porém, expressa também a necessidade de que seja criado uma companheira para ele, o que acontece na mais jovial canção do cd. Isso dura até o jovem casal procriar e desta forma levando aos dois serem expulsos do Jardim de Edin por Enlil, onde percebemos momentos fortes nos solos de guitarra eclodirem e se encerrarem nas dúvidas de Endubsar

    O segundo cd é aberto com a Progressiva Viagem A Lua e traz uma conversa entre Enki e Marduk vocalizada com muita emoção por Fabrício Barreto. Em um comunicado dos Annunaki para Enki sobre a falta de alimentos na Terra temos Humana Experiência, que mescla trechos calmos com ótimos solos de guitarras em que um dos Anunnaki se miscigenam aos humanos com a intenção de resolver o novo problema, e de certa forma, acaba por melhorar a evolução de nossa espécie.

    Para a história de Ka-in e Abael, os filhos de Adapa, o Mensageiros do Vento narra como nasceu a civilização humana através de linhas bastante Progressivas e longos solos de guitarras devidamente construídos sobre eficazes harmonias que resultam - de acordo com sua letra - em uma rivalidade entre os dois irmãos, com um grade peso nos vocais e inclusive em suas linhas instrumentais, até que tenhamos a notícia do primeiro assassinato entre os humanos dramatizada nos toques de piano.

    E solos encorpados é o que temos em Era de Gigantes, que versa sobre o casamento de Marduk e Sarpanit, um Anunnaki e uma Ki ( terráquea ), cujo andamento Progressivo exibe a preocupação contida em sua letra, que recomendo acompanhar em cada uma das músicas desta obra. Com os problemas gerados por conta desta primeira união entre as diferentes raças e das outras que aconteceram em seguida chegamos com vocais tristes à Algo Terrível Está Por Vir, a quinta do segundo cd onde é ordenada uma evacuação dos Anunnaki da Terra para que o dilúvio seja lançado com a intenção de banir os humanos. Entretanto, Galzu, o mensageiro do criador, avisa para Enki como devem ajudar os humanos, que seriam varridos em sua imensa maioria da face do planeta, e assim com bastante peso e vocalizações instigantes temos a canção O Mensageiro do Criador, que se encerra com excelentes e reluzentes solos de guitarras.

    A arca para salvar os humanos e animais é feita com os ensinamentos de Ziuzudra durante a curta composição O Grande Dilúvio, a faixa mais viajante deste álbum Anunnaki de exuberantes solos de guitarras. Depois da tempestade, inclusive ornamentada com vários efeitos, o quarteto apresenta A Difícil Arte de Recomeçar em um ritmo cadenciado em que os Anunnaki descobrem que os humanos foram avisados previamente de sua extinção e se salvaram, um fato que gera raiva entre eles e os Mensageiros do Vento demonstraram isso com doses de peso entremeadas com trechos de considerável melodia.

    Para a história de Inanna e Dumuzi, Fabrício Barreto divide os vocais com Kekedy Lucie representando os personagens e o que deveria ser uma letra de amor se torna uma tragédia, onde são alternados momentos calmos e outros tensos. Estes fatos causam a música seguinte, cujo título é O Retorno de Anu, a décima segunda composição deste segundo cd, que começa mais suave e caminha por formosas linhagens instrumentais, onde em suas estrofes o Rei Anu reúne e divide o planeta com seus descendentes, e seus versos finais mostram o que deveriam ser um mantra diário para nós.

    Conforme foi escrito em sua letra, As Quatro Regiões foi a tentativa feita pelo Rei Anu para diminuir os conflitos entre os Anunnaki e o quarteto Mensageiros do Vento não se furtou em exibir bastante força em suas notas. As vaidades e as rivalidades dos Anunnaki, que já estavam bastante evidentes e são expostas de vez em Babel, que possui uma deliciosa parte mais tranquila e outra mais fortificada com vocais rápidos e longos solos até que sintamos o caos presente em A Ira de Marduk com a fala do personagem em meio a um alerta de guerra.

    A guerra entre os Anunnaki fica evidente em É o Fim, canção que é possuidora de um estilo bastante cativante que é fornecido pelo Mensageiros do Vento ao nos contar como Enlil decide usar as armas nucleares para deter Marduk, isso é enfatizado em uma novo aviso de Galzu, que pede para enviar alguns humanos para o local mais longe possível deste conflito. Na penúltima, que foi nomeada como O Vento Maligno, Enlil reflete sobre a destruição que causou - inclusive em seu território - durante as vocalizações impactantes de Fabrício Barreto e também nos toques entristecidos feitos pelos demais em que vale uma reflexão para nós ouvindo e acompanhando sua letra, além de momentos viajantes ao se encerrar na fala de Enki a história dos Anunnaki com a instrumental e devidamente marcante Enuma Elish: O Princípio Celestial.

    Este cd duplo complementa e concede mais sentido ainda ao que assistimos no DVD, pois, com a imersão facilitada que temos ao ouvir suas músicas interagimos ainda mais com sua história em nossa mente, e isso, além despertar uma maior vontade de ver seus eventos no DVD novamente ( ou mesmo o vídeo que está disponível no Youtube ), fato que inclusive eu me instiguei naturalmente ao escrever esta resenha. Só posso terminar parabenizando cada um dos membros do Mensageiros do Vento por esta complexa, excelente e emblemática Opera Rock chamada Anunnaki.
Nota: 10,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2020

Fotos: Anabel Guerra - @belguerrafoto
https://www.facebook.com/anabelguerrasilveira/
@belguerrafotos
 

Facebook: https://www.facebook.com/anunnakimensageirosdovento/ e https://www.facebook.com/Mensageiros-do-Vento-424100021017414/  

 

Voltar para Resenhas