Mensageiros do Vento - Anunnaki
 DVD - 28 Faixas - Independente - 2016

    Mensageiros do Vento - Anunnaki é uma Ópera Rock em desenho animado, que certamente é a primeira do Brasil e do mundo neste formato. O projeto surgiu da brilhante ideia dos músicos Fabrício Barreto ( voz e guitarra ), Julio Caldas ( guitarra ), Fabio Shiva ( baixo ) e Thiago Andrade ( bateria ) e teve seu edital para a realização da obra selecionado através do Fundo de Cultura, sendo patrocinado em seus custos pela Secretaria de Cultura da Bahia, além do apoio do Athelier PHNX, da ServOdonto, do Massa Sonora Estúdio e da Staner AudioAmerica levando quatro anos para sua conclusão.

    A produção artística, a mixagem e a masterização de Mensageiros do Vento - Anunnaki é de Richard Meyer enquanto que a produção executiva de Analu Franca e no filme conheceremos a história criada pelo quarteto baseada nos escritos de Secharia Stchin ( 1920 - 2010 ) e outros pesquisadores da Suméria sobre a primeira civilização humana conhecida... os Anunnaki. História essa escrita em tabuletas de barro, que sobreviveram ao passar dos anos e que foram traduzidas há pouco tempo atrás em que descobriu-se uma versão desafiadora e diferente como sabemos sobre a origem da humanidade e a sua evolução.

    Fabrício Barreto e seu irmão Fabio Shiva assinam a direção e a excelente trilha sonora do filme, que percebi muitas influências da obra prima Tommy do The Who. A dupla foi responsável pelo marcante álbum Vida: The Play Of Change do Imago Mortis ( leia sua resenha ) e o termo Anunnaki quer dizer: "aqueles que do céu para a Terra vieram". Ou seja, sob esta visão, nós somos descendentes de seres superiores que vieram ao nosso planeta e nossos ancestrais foram criados por eles.

  O filme foi gravado, mixado e masterizado no Massa Sonora Estúdio entre 2014 a 2016. Os detalhes dos solos, vocalizações, toques de bateria e de baixo, melodias estarão sendo relatados quando abordar o álbum duplo que acompanhou este lançamento, porém, aqui neste texto vamos conferir, entre outras, questões que refletem diretamente sobre a origem da humanidade entrando diretamente em conexão com o livro Eram os Deuses Astronautas de Erick Von Däniken ( se não leu e gosta deste tipo de assunto é altamente recomendável a sua leitura ).

    Assim que colocarmos o DVD para rolar durante uma hora e meia estaremos diante da história dos Anunnaki, sendo na música de introdução das 28 que compõem a obra ouvimos vemos os créditos os participantes e o momento em que Endubsar é abduzido pelos gigantes voadores Anunnaki, que o conduzem para um local secreto em que Ea Enki começa a lhe contar a saga de seu povo, e este obedientemente anota tudo. Interessante é que estas tabuletas contam os importantes eventos históricos para eles, que se confundem e se assemelham de certa forma com a nossa história.

    Inicialmente é exibido como e porque o planeta Nibiru entrou em colapso e a única solução seria uma busca por ouro, sendo que o povo iniciou uma revolução contra o seu rei e o novo monarca tentou resolver o problema usando suas armas atômicas. O príncipe Anu e Analu ( que havia matado o rei ) duelam pelo trono e Anu sagra-se vencedor.

 

     Em seu processo de fuga após a derrota em combate, Analu descobre a Terra e que existe ouro aqui, o metal preciso que era a chave para solucionar o desequilíbrio da atmosfera do seu planeta natal enviando aos outros uma perfeita descrição. Assim uma expedição foi lançada pelos Anunnaki, que construíram seu templo e assim começaram a explorar o ouro da terra, que se mostrou eficaz para curar Nibiru. Os conflitos entre os Anunnaki ocorrem várias vezes, sendo o primeiro na nova colônia entre Enlil que chegou com a intenção de comandar a missão em nosso planeta e expulsou o Ea Enki.

    Um novo confronto entre Analu e Anu pelo poder acontece com uma nova vitória do Rei Anu que é banido de seu reino sendo levado para Lahmu, aliás, localidade que servirá de base para que seja possível um aumento do envio do ouro a Nibiru e comandado por Marduk, o ambicioso neto do rei.

    Entretanto, os Anunnaki que exploravam o ouro se rebelam por trabalharem incessantemente resultando em uma criação de um ser semelhante a um Anunnaki somente para trabalhar nas minas de ouro, que como sabemos... mexer com a natureza não costuma dar certo. Após várias tentativas sem êxito de seus cientistas, eles decidiram usar uma matriz de barro com genes de um antigo primata e gerar a criatura no ventre de uma mulher de Nibiru, que recebeu o nome de Adamu.

    Não demorou para que os Anunnaki decidissem que era necessária criação de uma fêmea para que junto a Adamu povoassem a Terra, sendo que os dois são expulsos do Jardim de Edin. Aliás, essa passagem é semelhante ao momento em que Adão e Eva são expulsos do Paraíso. E desta forma, os humanos substituíram os Anunnaki na exploração das minas de ouro. E estes hominídeos foram aumentando seu contingente e os alimentos começaram a faltar e, novamente, um dos Anunnaki resolve alterar o ambiente ao ter filhos com algumas dessas mulheres gerando híbridos entre um Anunnaki e um humanas. Este ser nomeado como Adapa se mostrou muito inteligente para desconfiança dos demais Anunnaki. Os filhos de Adapa e Titi, além de minerarem também foram agricultores, pastores, etc, formando a civilização humana. Os mais famosos de seus filhos foram Ka-in e Abael, que ao mostrarem os produtos de seu trabalho para os Anunnaki, a vaidade e a inveja foi desperta entre os irmãos terminando no primeiro assassinato entre humanos.

    Depois, os Mensageiros do Vento relatam o casamento de Marduk e Sarpanit, um Anunnaki e uma humana, que gerou mais problemas entre os dois seres, sendo que seus descendentes começaram a exigir terras entre outras coisas, transformando e desafiando liderança dos Anunnak na Terra, o que levou os chefes de Nibiru ordenar um dilúvio para limpar essas imperfeições ( de acordo com sua visão ). Este plano deveria ser secreto, mas, alguns Anunnaki discordantes da decisão coletam a essência vital de cada espécie animal para refazer a vida como ela era e após uma visão de Galzu, um deles envia para alguns humanos escolhidos os planos para a construção de uma arca.

    Assim, um dos humanos constrói a arca e salva a espécie humana e tantas outras animais, enquanto a imensa maioria dos outros perecem no dilúvio, menos os Anunnaki que fugiram para o espaço. Para o espanto deles, existiram mais humanos vivos em várias partes do planeta bem como muito mais ouro. E mais uma vez eles nos colocam de outro monumento que até hoje sua explicação de sua construção não é algo simples de se entender: as Pirâmides do Egito.

   Continuando a história, os Mensageiros do Vento relatam agora o relacionamento de Inanna com Dumizi seria uma união entre os clãs de Enlil e Marduk, porém, este envia sua irmã para seduzir Dumizi e na confusão que aconteceu, ele morre ao cair do penhasco gerando uma guerra entre os clãs de Anunnaki na Terra até que Marduk é aprisionado em uma das Pirâmides. A chegada do Rei Anu de Nibiru até a Terra e ele reuniu todos seus descendentes, perdoou-os e por fim, solicita que seja transmitido um pouco de seu conhecimento aos humanos com a intenção de fazer a paz.

    Ledo engano, pois, as rivalidades aumentavam e a terra foi dividida em quatro partes e o sonho de conquista de Marduk só aumentava ameaçando aos demais, tanto que para mostrar seu poder ele manda construir a Torre de Babel, que os demais procuram derrubar o quanto antes com suas naves.

    Marduk escraviza o povo de Enlil e uma nova guerra é decretada, mas, desta vez utilizando as armas atômicas. Enlil recebe Galzu, o mensageiro do criador, e este lhe pede para enviar um homem que sobreviva ao caos que estava se aproximando, que fora maior que o imaginado encerrando a história dos Anunnaki na Terra, que salvaram Nibiru, todavia, embora fossem mais inteligentes e possuidores de uma maior tecnologia, não eram perfeitos, pois, se mostraram vaidosos, ciumentos, mesquinhos, invejosos, todos os sentimentos ruins que seus descendentes diretos, os humanos, possuem até hoje e que acabam por resultar em conflitos sangrentos.

    Mesmo com todas as questões que podemos considerar religiosas sobre como surgiu a presença humana na Terra, este filme Mensageiros do Vento - Anunnaki é um marcante e sensacional projeto musical, onde as letras da forma que são cantadas, as participações, as melodias, as músicas, enfim, tudo ficou perfeito dentro da ideia do conceito deste DVD. O resultado é uma magnífica Opera Rock em português explorando uma das questões primordiais da humanidade: de onde viemos e quem nos criou?    

    Além da edição em DVD com legendas em inglês, espanhol e português ( cujas traduções foram realizadas por Maria Alicia Schill ), Mensageiros do Vento - Anunnaki está disponível no Youtube no link: https://www.youtube.com/watch?v=bBkdLzya3B4 ou no player logo mais abaixo. Vale muito assistir e se envolver nas animações, nas músicas, nas letras, nas questões e nas melodias deste formidável trabalho do Rock Brasileiro. Os Mensageiros do Vento nos colocaram diante de uma das mais audaciosas obras da história do país e provavelmente do mundo, não deixe de conferir.
Nota: 10,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2019

Facebook: https://www.facebook.com/anunnakimensageirosdovento/ e https://www.facebook.com/Mensageiros-do-Vento-424100021017414/  

 

 Voltar para Resenhas