Marenna - Voyager
11 Faixas - Classic Metal Records/Heavy Metal Rock - 2022

    O cantor e compositor Rod Marenna da cidade de Caxias do Sul/RS nos seus mais de 30 anos de carreira já participou de várias bandas cover e projetos que lhe ajudaram a forjar o seu estilo, que é voltado ao Hard Rock e ao Heavy Metal. A banda que leva o seu nome, a Marenna, teve origem em 2014 e além de seguir essa linha, é possuidora de uma pegada Melódica e AOR com letras relatando situações do cotidianas com mensagens positivas e otimistas.

    Em 2015, a banda Marenna ficou em nono lugar no Sweeden Rock Festival Competition e isso garantiu a assinatura de um contrato com o selo dinamarquês Lions Pride Music que lançou o EP My Inconditional Faith ( 2015 ) e o disco de estreia No Regrets ( 2017 ), que se esgotaram rapidamente e foram muito bem recebidos pelos fãs e pela imprensa. O disco ao vivo Livin' No Regrets ( leia resenha ) é um registro da No Regrets Tour e foi lançado em 2018 pela Sony Music nas plataformas digitais e em formato físico pela Rock Company da Holanda.

    Mantendo-se ativo mesmo durante a pandemia, Rod Marenna disponibilizou em 2020 o EP Pieces Of Tomorrow digitalmente como mais um lançamento da banda Marenna, que em sua versão física em cd e cassete ganhou faixas bônus exclusivas. No ano seguinte, 2021, tivemos ainda o álbum ao vivo In Your Face, que foi produzido por Jonas Godoy em agosto de 2020 nos Estúdios Linha Sonora em Caxias do Sul/RS e transmitido na integra pelo canal oficial da banda no Youtube exibindo o resultado de uma Live Session com dez canções no formato de voz e violão.

    O quarto trabalho da carreira e o segundo full lenght de estúdio não tardou à sair e em 2022 conhecemos Voyager, que é o assunto desta resenha e que foi gravado entre abril de 2021 a fevereiro de 2022, sendo que os vocais foram captados no Broken Glass Studios por Arthur Appel em Caxias do Sul/RS; as guitarras foram gravadas no Caldart Studios por Mauro Caldart também em Caxias do Sul/RS; os teclados e o baixo foram registrados no DDS Studios por Luks Diesel em Porto Alegre/RS e por fim, a bateria, que foi gravada no Back Stork Studios pelos produtores Thiago Caurio e Benhur Lima também em Caxias do Sul/RS. Já a mixagem e a masterização de Voyager é assinada por Jonas Godoy em processos realizados no Linha Sonora Studio.

    Na capa de Voyager temos o volante de um V8 envolto à muitos raios em um desenho criado por Tiago Medeiros da TM Artwork. Acompanhando o vocalista Rod Marenna neste álbum temos os músicos Edu Lersh na guitarra, Luks Diesel nos teclados e backing vocals, Arthur Schavinski na bateria e backing vocals e Bife no baixo. Só neste ano de 2023, o Marenna foi atração de abertura para Eric Martin no Teatro Unisinos em Porto Alegre/RS, para Geoff Tate, ex-Queensrÿche no Tokio Marine Hall em São Paulo/SP e mais importante da carreira para o Scopions no Estádio do Gigantinho também em Porto Alegre/RS, ou seja, a banda está deveras ativa disparando sua sonzeira em vários palcos pelo país, o que é muito bom para nós, porém, vamos aos detalhes das músicas de Voyager.

    Após algumas vozes, o álbum começa com a animada Breaking The Chains, onde somos expostos à ótima voz de Rod Marenna e ao seu cativante ritmo Melódico convidando o ouvinte à pegar o seu encarte e acompanhar sua letra com ele, de forma que o seu refrão fixará na memória facilmente.

    Com breves linhas de Blues que dão lugar a um Hard Rock vibrante, Out Of Line traz a empolgada voz de Rod Marenna em meio a excelentes riffs de guitarra em um andamento envolvente que conta com um refrão bastante grudento em uma atmosfera bem anos 80 a la Whitesnake.

    O elaborado princípio nos teclados feitos por Luks Diesel unidos aos dedilhados tocados por Edu Lersh na guitarra trazem a ótima Gonna Be Strong com outra dedicação completa de Rod Marenna aos vocais para uma letra deveras entusiasmada e ambientada em um marcante Hard Rock. Com linhas melódicas dominando Wait chegamos à quarta canção do cd, que conta com um belo refrão e ótimo ritmo voltado para o Hard Rock/AOR, que deixam claro porque foi a escolhida para o segundo single do disco, aliás, devo destacar também seus solos de guitarra feitos pelo produtor Mauro Caldart.

    Em um disco Hard Rock como este Voyager é praticamente imperativo que se tenha uma balada e o Marenna nos enviou a formosa I Ain't Stranger Love com todos os seus solos melódicos de guitarra capitaneados novamente por Mauro Caldart e vale dizer que o seu refrão que fica cravado na memória. Para Hold Me, o quinteto envia uma composição de base oitentista com os teclados em evidência e também um clima influenciado por Bon Jovi dos tempos dos seus primeiros álbuns, que assim como as anteriores já tornamos fãs imediatamente, confirme sentindo a magia de seu refrão e também os seus solos de guitarra executados pelo convidado Bruno Pinheiro Machado.

    As sirenes policiais denunciam porque a sétima do cd recebeu o nome de Perfect Crime com o seu estilo cheio de adrenalina em que provavelmente Rod Marenna cantou seus versos abrindo um sorriso. Inclusive, devo complementar ressaltando que Perfect Crime é um esbelto AOR em que os solos e melodias de teclados feitos por Luks Diesel conferem um brilho extra à composição. Na faixa título, a Voyager, o Marenna caprichou quantitativamente tanto em seu andamento quanto em seus vocais produzindo um Hard Rock repleto de eletricidade, que flerta com linhas Progressivas evoluindo com primor a cada verso vocalizado por Rod Marenna, onde também saliento a harmonia percebida nos teclados de Luks Diesel, que completam perfeitamente a canção e sua letra bastante animada, além de seu refrão, sendo que esta música bastante animada é simplesmente maravilhosa de ser ouvida.   

    Na sequencia chega a vez de Too Young To Die, que mantém a junção do Hard Rock com o AOR exalada ao longo do disco em outra excelente composição exibida com muita competência pela banda em que devo enaltecer o coro no refrão, os seus solos de guitarra e os vocais eletrizantes de Rod Marenna na sua parte final. O que dizer então de We Are United então? A balada que é a décima e penúltima música de Voyager é belíssima e começa de forma acústica, ganha atraentes solos de guitarras, ares de hino, vocais exalando uma letra que deveria ser seguida pela humanidade, enfim... um momento notável do cd.

    Para encerrar de forma tão grandiosa quanto todas as músicas anteriores temos Wherever You Go, que segue o padrão Hard Rock Melódico de Voyager mais uma vez garantindo a atenção do ouvinte, seja com o seu andamento muito bem conduzido pela banda, pelos seus vocais e solos de guitarra ou ainda com a estimulante força de seu refrão... escolha, assinale o seu motivo e me conte depois.

    Novamente, o Marenna nos colocou diante de um disco delicioso de se ouvir por várias vezes cada uma de suas onze músicas. Entretanto, basta apenas uma execução para Voyager nos capturar e despertar o desejo de incluir o disco em nossa coleção caro leitor(a) do Rock On Stage, e isso me leva a incluir um importante aviso: o  altíssimo risco de viciar instantaneamente em suas músicas.

    Em suma, coloque as mãos no volante e inicie sua viagem pelo habilidoso e caprichoso Hard Rock/AOR do Marenna com este álbum Voyager que no Brasil foi lançado pela Classic Metal Records em parceria com a Heavy Metal Rock.
Nota: 10,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2023

Site: https://www.marennaonline.com/
Facebook: https://www.facebook.com/marennaofficial/.  
Youtube: https://www.youtube.com/user/marennaofficial/.
Instagram: https://www.instagram.com/marennaofficial/.
Twitter: http://www.twitter.com/marennaofficial.
Apple Music: https://music.apple.com/album/1498087061.

 

Voltar para Resenhas