Legacy Of Kain - Paralelo XI
 
13
Faixas - Independente - 2019

    Os veteranos guitarristas de Curitiba/PR Karim Serri e Angelo Torquetto que ao longo de 20 anos de carreira passaram por Croskill, Devil Torturer, Desertor, Messianic Cry, Seven Angels e Doomsday Hymn criaram o Legacy Of Kain em 2016. Ainda neste ano, o primeiro registro da banda de Thrash Groove Metal foi o EP Greta e pouco depois, já em 2017, saiu o single Anestesia em um período de uma certa instabilidade no line up da banda.

    O debut cd Legacy Of Kain foi intitulado como I.N.V.E.R.S.O. foi disponibilizado também em 2017 garantindo para a banda uma turnê pela América do Sul com shows em Santa Cruz de la Sierra, Cochabamba e La Paz na Bolívia, Lima e Tacna no Peru, Concepción, Rancágua e Santiago do Chile no Chile e fechando o giro com uma data de casa cheia em Assunção no Paraguai fazendo a abertura dos argentinos do Malón. Além disso, eles fizeram a abertura do Demon Hunter em Curitiba/PR em 2018 e finalmente em 2019 disponibilizaram a pedrada Paralelo XI, que é o assunto desta resenha.

    Paralelo XI foi gravado, produzido, mixado e masterizado por Karim Serri no Silent Music Studio em Curitiba/PR entre março e abril de 2019 com a seguinte formação Tiago Rodrigues na bateria, Marks Franzmann nos vocais e Karim Serri na guitarra e baixo ( no estúdio ). A capa conta com um desenho abstrato em tons de cinza e preto de um índio e foi criada por Carlos Fides do Artside Studio e na na contracapa temos as costumeiras informações como os nomes das músicas, onde foi gravado, etc; temos um QR Code que direciona o fã para a música Get Lucky do Daft Punk com a convidada Fernanda Lira do Nervosa.

    Influenciados principalmente por Testament, Anthrax, Metallica e Lamb Of God, o Legacy Of Kain teve seu nome extraído da história do primeiro assassinato da história, a morte de Abel pelo seu irmão Caim, que foi tomado por sentimentos como inveja, ganância e ciúme, os quais ainda são motivos de muitas mortes no mundo e desta forma evidenciam um dos maiores inimigos da seres humanos, ou seja, eles mesmos. Então na visão da banda, o Legado de Caim é a intolerância, a hipocrisia, a arrogância que nos levam à guerras e ao caos completo.

    A história por trás de Paralelo XI foi apresentada à banda pelo ex-baixista Felipe Mata e é sobre um dos maiores massacres que aconteceram no Brasil, este conhecido como Massacre do Paralelo 11, que aconteceu em 1963 quando homens contratados por uma empresa exploradora de borracha das árvores da Floresta Amazônica atacou trinta pessoas, que eram membros da tribo indígena Citas-Larga, sendo que a maioria foi morta com requintes de crueldade e a aldeia deles foi totalmente destruída resultando em uma denúncia do Brasil internacionalmente por crime de genocídio. Bom que bandas como o Torture Squad ( com o demolidor cd Esquadrão de Tortura - leia resenha - em que abordaram sobre as pessoas desaparecidas nos porões da ditadura ) e o Distraught ( com o excelente Locked Forever - confira resenha - onde contam sobre os esquecidos, torturados e mortos no manicômio Colônia em Barbacena/MG ) e agora com este Paralelo XI com o Legacy Of Kain não tiveram medo e trouxeram à tona temas que - tenho certeza - muitos no país preferem que não sejam mencionados por ninguém.

    A curta Nightmare com seu som de canto de pássaros, passos e vozes de crianças fazem a introdução do disco e se ligam aos dedilhados contidos no princípio de This Pain Is For Me and You, que pouco depois explodem suas linhas agressivas em um Thrash/Death voraz e rápido, que é vocalizado aos urros por Markos Franzmann e o mais interessante é a virada cadenciada que o Legacy Of Kain aplica na música, pois, não espera-se que ela ocorra. Na terceira, que é a Worse Days Will Come, os curitibanos atacam com uma canção veloz, furiosa e com urros cruéis, assim como as pancadas tocadas pelo baterista Tiago Rodrigues em seu kit, que somadas ao ritmo imposto é certeza de cativar os fãs de sons extremos.

    Depois com um início mais melódico, a cólera desenfreada presente em The Throne chega implacável em uma construção feita pela banda bastante destruidora, sempre com muitos urros a cada trecho da canção. Com um clima soturno nos seus dedilhados, onde ouvimos novamente pássaros cantando,  como se antecipasse o momento do massacre, que basicamente começa assim que Markos Franzmann berra os versos de Indigenous Pride, onde o trio nos exibe outra envolvente devastação sonora de seu Thrash/Death Metal, aliás, foque sua atenção nos solos de Karim Serri. Para Split In Half, a sexta de Paralelo XI, o Legacy Of Kain recebe Fernanda Lira do Nervosa, que após um princípio mais leve, o ritmo matador feito pela banda liberam a vocalista para soltar seus vocais rasgados dividindo seus versos com os guturais com Markos Franzmann através de uma implacável e envolvente linha instrumental.

    O caos imposto pelo trio continua com Beneath The Mud, composição sobre os desastres crimonosos de Brumadinho e Mariana, que alterna com habilidade trechos acelerados com outros cadenciados e urros, muuuitos urros, nos ferozes vocais, que somados com as 'bordoadas' fornecidas pelo baterista Tiago Rodrigues, só pensamos uma coisa: banguear sem parar. A instrumental The Genocide com sons de cânticos indígenas preparam o terreno ao som de tiros, confusão, morte e gritos a enraivecida canção título do cd, a Paralelo XI, cujas envolventes linhas instrumentais somadas ao seus vocais repletos de ira tornam o que ouvimos um verdadeiro aniquilação sonora narrando o que aconteceu com a tribo dos Cintas Larga.

    Sempre avassaladores, os curitibanos continuam disparando sua cólera sem tempo para respirar, e isso é percebido em Silent Ground, que varia de trechos velozes para cadenciados em uma execução consideravelmente tocada com habilidade pela banda e para coroar esta linha extrema, temos vocais devidamente opressores. A décima primeira de Paralelo XI é a The Promisses You Made e notamos o uso de 'triggers' na bateria de Tiago Rodrigues, que conferem ainda mais ira ao som do Legacy Of Kain, pois, o que acontece depois é uma sessão violenta de urros por todos os lados, que na sua maior parte fazem a música ser rápida e dilacerante.

    Os breves momentos melódicos presentes em This Means War trazem uma agressiva composição cadenciada, que é ótima para sacudir o pescoço em sua audição até chegar a hora dos solos de guitarras, pois, aí seu ritmo é elevado e ela fica totalmente esmagadora. Para terminar esta verdadeira paulada 'sangue no zoio' que é este Paralelo XI, o Legacy Of Kain envia a faixa Disease, que apresenta inicialmente sirenes e riffs velozes, além de seguir por trechos cadenciados que destacam os toques de baixo, que também foi tocado pelo guitarrista Karim Serri, já os vocais, como não poderiam deixar de ser... são urrados e furiosos o tempo todo até serem encerrados ao som do pulso perdido entre sirenes.

    Este segundo disco do Legacy Of Kain coloca de vez a banda no cenário do Death/Thrash Metal Brasileiro com a marca de quem sabe fazer um álbum simplesmente impiedoso, que não tem medo nenhum de abordar temas polêmicos em suas letras, mandam o 'politicamente correto' tomar no meio do ... e cuja selvageria de cada uma das suas treze canções distribuídas em seus brutais 45 minutos são consideravelmente do gosto dos fãs e não devem nada para a galera lá de fora.
Nota: 9,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2020

Facebook: https://www.facebook.com/legacyofkainbrazil  
Youtube: www.youtube.com/legacyofkainbrazil
Instagram: https://www.instagram.com/legacyofkainbrazil/

 

Voltar para Resenhas