Klatu - Um Pouco Mais Desse Infinito
Independente - 2013 - 7 faixas

  O segundo cd do Klatu, banda que pratica segundo ela mesma o Rock Infinito, ganhou a luz em 2013 com mais sete novas canções que mantiveram as suas claras influências de Rock Progressivo, Rock´n´Roll e Hard Rock, cujo título é Um Pouco Mais Desse Infinito, que está embalado em um formato no estilo dos discos de vinil de antigamente.

    A produção ficou por conta do baixista Leco Peres e os processos de mixagem e masterização são de Renato Carneiro, sendo algumas músicas gravadas no Estúdio Overdrive entre 2010 e 2011 e outras no Estúdio Curumim entre 2012 e 2013. A capa que é uma psicodelia pura é assinada por Fábio Gracia. Completam a formação da banda, além do citado Leco Peres, os músicos Felipe Silva na bateria, André Ayres Barará na guitarra e a simpática Carol Arantes nos vocais.

    O sucessor de Em Busca do Rock Infinito ( confira resenha ) é aberto com Não Cante Essa Música e a vocalista Carol Arantes exibe um estilo despojado, que está claramente influenciado pelo Rock Brasileiro setentista. Tanto a letra quanto o ritmo instrumental de baixo, guitarra e bateria desta primeira música fazem uma bela abertura do cd e cativam facilmente quem está ouvindo. Com o Rodrigo Hid ( do Pedra ) deixando sua marca na guitarra temos a encantadora faixa título Um Pouco Mais Desse Infinito, que exibe boas vocalizações de Carol Arantes que passam uma energia das boas para quem ouve em uma base de muita categoria oriundas do baixo e bateria. O interessante é que isto vai caminhando até chegar em uma sonzeira do tipo que se faziam antigamente em bandas como por exemplo Os Mutantes dos anos 70. Com ares viajantes Preciso de Dinheiro mostra uma bela atmosfera, que recebe linhas de guitarras mais melodiosas e com leves toques de Blues, te fazem gostar dela desde a sua primeira audição, pois o Klatu deixa a música fluir livremente e com sutis críticas em sua letra.

    Com a bateria de Felipe Silva com um ritmo mais diferenciado, na linha de Funk ( os feitos por nomes como James Brown, não aquele ) e com os wah-wah ouvidos da guitarra de André Ayres Barará, a quarta, Mais Blá Blá Blá é cantada com o estilo irônico de Carol Arantes, mas sempre com competência, que também não falta ao convidado Rodrigo Hid, que se destaca nos solos de guitarra junto ao baixista Leco Peres

    Em Na Cidade, o Klatu produziu uma canção muito interessante cuja letra traça um perfil da cidade de São Paulo em um andamento Rock´n´Roll um tanto quanto viajante na parte instrumental e isso ambientado em leves linhas de vocais de Carol Arantes. Aliás, as incursões instrumentais abrem o campo para longos momentos de improvisações que podem e devem serem utilizados nas execuções ao vivo ( do mesmo jeito que o Deep Purple fazia nos anos 70 com algumas de suas músicas ).

    Mente Colorida exibe em sua letra tecnicamente mais ou menos o que os fãs de Rock Pesado enfrentam no seu dia-a-dia com o jeito sutil de cantar da vocalista do Klatu e isso em uma base instrumental de alto nível, que vai caminhando para uma viagem dotada de muitos improvisos e rendendo assim mais um ponto para a banda. Com a guitarra de André Ayres Barará iniciando a última música do cd com solos puramente do Rock Setentista, daqueles que se você prestar atenção mesmo, a imagem do Deep Purple surgirá em sua cabeça, temos Molho Inglês, que foi revisitada e ficou ainda melhor que a versão presente no primeiro cd devido aos solos de guitarra.

    Um Pouco Mais Desse Infinito bebeu muito da fonte dos melhores discos dos anos 70, foi muito bem gravado, feito por caras que batalham muito e se você é um fã de nomes como Made In Brasil, Tutti Frutti e Casa das Máquinas deverá conhecer os trabalhos do Klatu tanto que quando me perguntam qual a minha definição para a palavra sonzeira cito que se deve ouvir um disco como este.
Nota: 9,5.  

Site: www.tramavirtual.com.br/klatu e www.facebook.com/bandaklatu.
Myspace: http://www.myspace.com/bandaklatu.

Por Fernando R. R. Júnior
Setembro/2013

Voltar para Resenhas