Klatu - Em Busca do Rock Infinito
Independente - 2008 -  9 faixas

    Quando um competente baixista como é o caso de Leco Peres ( influenciado por gente como Frank Zappa, Mutantes, James Brow, Sly And Family Stone ) encontra a vocalista Carol Arantes ( influenciada por Rita Lee, Jagger e Richards, Lennon e McCartney, Ney Matogrosso ) decidem gravar um disco com influências de Rock Progressivo e convidam um time de músicos do porte de: Rodrigo Hid ( do Pedra nos teclados, pianos e sintetizadores, guitarra e violão ), Marcião Soul ( guitarra ), Roby Pontes ( percussão ), Pati Nacarato ( backing vocal ), Lu Vitaliano ( vocal ), Guilherme Magalhães ( sax ), Xande ( do Baranga na guitarra e slide ), Vicente Carrari ( guitarra ), Junior Muelas e Fernando Minchillo ( ex-Tomada e ex-Carro Bomba na bateria ) o resultado tinha de ser um som único e sem rótulos.

     Mas, este time de estrelas conseguiu seu objetivo e juntos montaram um som que vai agradar também os fãs de progressivo, e Em Busca do Rock Infinito  tem ainda muitas influências brasileiras soando como se fosse uma grande festa de músicos altamente competentes. O período de gravações do projeto compreendeu entre 2005 e 2008 nos estúdios Overdrive e a mixagem e masterização realizadas por Renato Carneiro.

    Para entender melhor qual estilo é o chamado Rock Infinito do Klatu é só ouvir a primeira faixa do cd: Teoria e Prática do Rock Infinito, onde Carol explica cantando o que é o estilo da banda em meio aos longos e bons solos de guitarras que trazem uma linha bem progressiva e setentista, lembrando bastante o som dos Mutantes na época de Rita Lee.

  Nunca É Tarde já possui uma linha mais Rock´n´Roll  com guitarras distorcidas e com direito de Marcião Soul mostrar todo seu talento. Mais 8 que 80 é a terceira e também encontra-se no myspace da banda como um video-clip ( www.myspace.com/bandaklatu ), Leco Peres manda muito bem no baixo, dá para ouvir a guitarra novamente distorcida e isso caracteriza um som mais viajante em meio a letra bem bonita executada na bela voz de Carol, que tece uma "homenagem" aos anos 80 enquanto Xande comanda o impecável solo de guitarra. Em seguida somos levados para Kuarta Dimensão, que é mais leve e apresenta um bom trabalho de percussão e bateria, já a guitarra está de certa forma descompromissada e o que temos é um som bem gostoso de se ouvir. A viagem cheia de musicalidade de Leco Peres e Carol Arantes e seu time de convidados é a prova que eles fizeram uma música bem psicodélica, que é amparada nos gritos de Carol e exibe um solo marcante da guitarra de Rodrigo Hid, que traz à tona toda sua experiência.

    Opus 67 in J bemol "paranoium" é a mais progressiva das faixas deste cd, especialmente pela viagem nos teclados Moog de Rodrigo Hid. Leco Peres solta a voz em uma canção bem diferente onde os teclados dão uma ênfase de Rock Progressivo dos anos 70 e temos aqui a melhor música do disco com citações de Para Nóia do mestre Raulzito e Sinal da Paranóia do Som Nosso de Cada  Dia. Destaque para as partes de baixo que abre o campo para viagens e nota-se porque o disco tem o título de Em Busca do Rock Infinito, porque o Klatu criou uma música para fechar os olhos e sentir-se longe. Zé Eurico apresenta as guitarras relativamente dançantes e Carol canta uma música cheia de experimentalismo, envolvente, enfim, um Rock´n´Roll  que lembra o antigo Rock  Brasileiro. Registro aqui os meus parabéns para performance de Leco Peres no baixo e também para os solos literalmente " do jeito que ele gosta " de Rodrigo Hid na guitarra. Vai Acabar tece uma crítica ao que a humanidade faz com o planeta Terra e rege para que seja encontrada uma solução.  O mais legal desta chamada de atenção é a emoção e sentimento presentes na voz de Carol.


    Como bônus temos uma versão estendida de Vai Se Acabar, dividida em três partes:  Vivendo Pelo Sábado, Vai Acabar e Cantiga do Mal-Estar e de início Leco vem mostrar o porquê que é um grande baixista, depois temos Carol cantando com toda sua qualidade e encerrando com um solo que mais parece que estamos em uma nave espacial.

    Outra música bônus é o remix de Molho Inglês oriunda da antiga banda de Leco Peres de mesmo nome que a música e a fonte onde ele conheceu toda essa galera que participa neste disco. Dá para sentir o Rock´n´Roll nos vocais de Leco e Carol neste som com presença de metais nos remetendo de volta aos anos 70.

    Indicado para aqueles que gostam de um Rock Progressivo, também aos que gostam de ouvir uma pesquisa sonora bem feita e a quem gosta de um Rock´n´Roll que não fica preso à um rótulo próprio e busque novos horizontes, se você enquadra-se nestes casos vá atrás do Rock Infinito do Klatu.

Site: www.tramavirtual.com.br/klatu.
Myspace: http://www.myspace.com/bandaklatu.

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas