João Ricardo - PutoUToputoPo
11 Faixas - Independente - 2012

    Não é só no retorno dos Secos e Molhados ( agora, um duo ao lado de Daniel Iasbeck ) que João Ricardo está investindo, pois além do álbum Chato-Boy ( leia resenha ) o lendário músico brasileiro lançou também seu cd solo PutoUToputoPo, com um dos nomes mais esquisitos que já ouvi nestes anos todos. A produção e a capa são de João Ricardo assim como o violão e a gaita que ouvimos no cd enquanto Daniel Iasbeck faz o resto ( leia-se baixo, bateria e guitarra ), além de gravar as onze músicas em seu Home Studio.

    Equus Asinus abre o cd com uma linha instrumental envolvente e com um refrão, que é repetido várias vezes, e desta forma, vai te cativando para em seguida João Ricardo falar os seus versos como se fossem uma poesia musicada. Porém, não posso esquecer-me de mencionar o solo de guitarra de Daniel Iasbeck mais ao final desta primeira música. Em seguida o multiinstrumentista ampara João Ricardo toques mais fortes na guitarra, para que o primeiro possa cantar Ancoradouro com muita leveza e categoria, mas na hora dos solos temos outra atuação brilhante de Daniel. Depois temos a balada 'romântica' Amar É Foda, que é a terceira de PutoUToputoPo exibindo seus belos e longos solos de guitarra. Em Gauche temos uma pegada mais Heavy Rock enfatizada pela guitarra de Daniel Iasbeck, que pode e deve entrar facilmente na sua cabeça devido aos solos excelentes de seu final em uma boa letra.

    Em Vint´Anos temos a aplicação de um bom e velho Rock´N´Roll em uma divertida letra que conta com as excelentes vocalizações de João Ricardo, que nos passam amplas doses de energia positiva. A sexta do cd é Tânia e nesta João Ricardo trouxe bons repiques nos pratos juntos a um contuntende solo de guitarra, que são cantados muito bem em um andamento mais Rock.

    Depois dessas duas passagens mais no Rock, João Ricardo decidiu nos mostrar um momento mais introspectivo com a romântica e lenta Irina, pois o cantor aplicou todo o seu feeling para emocionar bastante o ouvinte com sua leveza, seja nos vocais ou nos lentos toques de guitarra. Mantendo a linha mais suave, a calma Pra Minha Guitarra Chorar mostra o cantor em um momento no melhor estilo Zé Geraldo em uma canção que é muito gostosa de ouvir e que fica ainda melhor quando recebe os solos de gaita feitos por ele. 

 

    Com efeitos que te fazem mergulhar fundo em uma viagem das boas O Repensador exibe João Ricardo falando seus versos nos poucos minutos da música. E após três canções mais calmas, João Ricardo volta ao Rock´N´Roll com a curtíssima, mas muito boa mesmo Guitarra D.Juan e encerra PutoUToputoPo com o violão muito bem tocado por ele na introspectiva e bela Inaudível.  

  Vale lembrar que neste curto PutoUToputoPo João Ricardo canta com muita habilidade adquirida ao longo de tantos anos de uma frutífera carreira à frente do Secos e Molhados e o mais interessante é que temos momentos mais calmos e outros mais Rock´N´Roll no cd, mas, o detalhe que chamou mesmo a atenção são as rimas muito bem feitas em cada letra. Para quem é fã dos Secos e Molhados este é um disco altamente recomendável e para os fãs do Rock Brasileiro também.
Nota: 9,0.

Sites: http://www2.uol.com.br/secosemolhados.

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2012

Voltar para Resenhas