Secos e Molhados - Chato Boy
1 Faixa - Independente - 2011

    O Secos e Molhados foi nos anos 70 uma das mais importantes bandas do Rock Brazuka de todos os tempos e imortalizou sucessos como "O Vira", "Rosa de Hiroshima", "Sangue Latino" e tantos outros, que fizeram história em plena ditadura militar. Os músicos João Ricardo ( vocais, violão e harmônica ), Ney Matogrosso ( vocais ) e Gérson Conrad ( vocais e violão ) tinham um visual Glam de rostos pintados e que, segundo muitos dizem, serviram de inspiração para o KISS.

    De lá para cá a banda acabou e voltou por algumas vezes e nestas indas e vindas passaram nomes como Lili Rodrigues, o saudoso Wander Taffo, Gel Fernandes, João Ascensão. Após 12 anos do último lançamento de estúdio, o criador João Ricardo se aliou a Daniel Iasbeck ( ex-Exxótica ) para que juntos descem vida à mais recente encarnação dos Secos e Molhados, esta iniciada em junho de 2011 na celebração dos 40 anos do primeiro lançamento da banda.

    E Chato Boy, que parece ser um prelúdio de algo maior foi gravado no Home Studio de Daniel Iasbeck e a produção é assinada por João Ricardo. Pelo que se percebe eles estão investindo em um caminho de um maior experimentalismo, pois temos apenas uma poesia musicada no cd, que é dotada de excelentes melodias progressivas altamente viajantes e bem tocadas em uma suíte de 29 minutos.

     João Ricardo atua como um narrador da poesia, que marca a história de Chato-Boy, que ora está mais progressivas, ora mais Rock´n´Roll contando o histórico da vida de João Ricardo, conforme ele mesmo afirma: “É o meu histórico mesmo. Começa na minha infância, num processo pessoal. Não acho que as pessoas vão entender tudo. É mais ou menos como um quadro. Às vezes, na pintura, a gente não consegue racionalizar sobre o que se está vendo”. Daniel Iasbeck é o responsável por todos os demais instrumentos e posso dizer, o multi-instrumentista deixou sua marca em cada um deles, seja guitarra, baixo, bateria ou teclados produzindo melodias e harmonias de muita qualidade.

    Muita ousadia do Secos e Molhados em gravar uma música assim tão longa nos dias de hoje, onde muita coisa é descartável e de rápido consumo, pois um trabalho como este merece uma audição mais detalhada e não é indicado para qualquer ouvinte. Acredito que para absorver uma obra deste nível é preciso ter uma mente aberta, entretanto, quem aprecia um Rock Progressivo irá deliciar-se e lógico, compreenderá mais facilmente a ideia viajante de Chato-Boy.
Nota: 9,0.

Sites: http://www2.uol.com.br/secosemolhados.

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2012

Voltar para Resenhas