Imperative Music Volume VII - Exposing The Most Awesome
Of The Melodic - Brutal Music

20 Faixas - Imperative Music - 2014

    A gravadora Imperative Music lançou em julho de 2014 o seu sétimo volume de sua série de coletâneas que concedem oportunidades à bandas brasileiras, europeias, asiáticas e de outros países da América do Sul para figurar neste cd e assim conseguir uma maior visibilidade de seus respectivos trabalhos. Mais uma vez a produção do projeto é de Gilson Rodrigues de Arruda e a masterização foi realizada no The Damage Room Studio.

    Já a ótima capa e a direção de arte são assinadas por Miron Design na Grécia. Assim como em seu predecessor ( confira resenha ), temos agora, 20 faixas com bandas que transitam desde o Heavy Metal Brutal e Metal Melódico e a divulgação será realizada em importantes mercados consumidores de música, tais como os norte e sul americanos, europeus e asiáticos ( com ênfase no japonês ). E o mais bacana em uma coletânea assim é saber que mesmo em alguns países que teoricamente não teriam tantas tradições em produzir Heavy Metal, tem seu representante com uma música, que denota as qualidades que apreciamos nas que conhecemos e gostamos mais, o que prova a globalização do estilo.

    A banda da Coréia do Sul Ishtar ( foto ao lado ) abre o cd com seu Symphonic Metal com vocais femininos na faixa Center Of Your Soul e mostrou muito talento seja nos vocais líricos, no piano ou na condução da música. Depois chega outra banda do oriente, e esta, com um belo repique na bateria e um ritmo mais 'sujo', estou falando do Greedy Black Hole, banda de Taiwan que ataca com alguns vocais guturais em seu Death Metal agressivo e cadenciado presente em The Last Judgement.

    A primeira banda brasileira a marcar sua participação na coletânea é o Rotten Filthy com o Death Metal de The Garbage´s Queen, que após ao excelente início de sua parte instrumental são alternados trechos rápidos com cadenciados, porém sempre vocalizados com muita cólera. Retornando ao oriente temos o veloz Heavy Metal 'motorheadiano' do End All com a emblemática More Beer, graças a atuação do vocalista e dos distorcidos solos de guitarras. Outra das brazukas do cd é o trio Subversilvas que apresenta um rápido Death Metal bastante matador com sua contribuição neste Imperative Music Volume VII com a furiosa Extrospection. E os brasileiros do Rise´n´Down prosseguem o cd com a cadenciada e raivosa Unleashed Again, um pouco mais pesada que a linha adotada pelo Sepultura na Chaos A.D..

    Depois é a vez do Black Metal cru do Red Dead com Lethal Roax, que é vocalizada com toda a caótica e esmagadora brutalidade dos franceses. Gozando de uma boa fama no cenário extremo brasileiro, o Amen Corner crava sua marca neste disco com Monarchy, um de seus violentos e cadenciados Death/Black Metal, que exibem também muitos solos de guitarras. Oriunda da Suíça temos o 'desajustado' e colérico Undead Vision sentando a bordoada com a ira de Undead Vision, um Death Metal dos mais crus e dotado de aniquiladores vocais urrados ao máximo.

    Em seguida, os brasileiros do Toxic Maze ( foto à esquerda ) aceleram com Insane War, onde somos expostos a toda à raiva de seu vocalista em um andamento instrumental mais voltado ao Thrash Metal na linha do Slayer, com ótima presença de baixo e solos de guitarras. Tornado Of Violence do quarteto boliviano Incidence é a próxima e temos aqui aquele Thrash Metal rápido com o ritmo norteado pelos competentes riffs de guitarras, tais quais ouvimos no Megadeth, porém, neste caso com vocais mais agressivos que os de Dave Mustaine.

    Mirrors dos alemães do If All Ropes Tear exibem uma bela mescla de vocais guturais com vocais calmos em um ótimo Metalcore, mas sempre com um peso insano em sua maior parte excetuando-se apenas o refrão. Da gélida Finlândia e com os adorados guturais extremos praticados em muitas bandas de lá, temos o Black Metal do Phantom Of Insanity com Cross The Line naquele andamento fúnebre e mais arrastado do estilo. Com uma das mais pesadas e extremas músicas do cd, os canadenses do Torturer nos exibem o Death Metal que intitula a banda com a faixa Torturer, que é urrado com fúria e é veloz como um tiro em uma linhagem instrumental devastadora.

    Logo após, chega a vez de Den Cannibal, um ótimo Heavy Metal dos brasileiros do Southern ( foto à direita ) com algumas partes mais voltadas ao Death Metal, além de envolventes solos de guitarras. Com um andamento de teclados cativante, belas melodias de guitarras e a mescla de vocais masculinos e femininos, os chilenos do Zenith colocaram neste Imperative Music Volume VII o seu ótimo Power/Prog Metal gravado em Behind Enemy Lines, bem na linha do Lacuna Coil atual.

    Com riffs rápidos estourando por todos os lados, os brasileiros do Cellmys nos expõem a Mirror, um Power Thrash Metal, que agradará os fãs de nomes como King Diamond em uma excelente atuação de seu vocalista, agora os trechos que são dedilhados com versos em português são uma grata surpresa até que eles voltem com suas sombrias e pesadas linhas. Os norte-americanos do Metanium exibem um Heavy Metal dos bons com Soul Of A Warrior, que pela forma melodiosa que é tocado conquista o fã com facilidade, pois temos as características que fizeram a glória do estilo através dos anos. Se nomes como Manowar e W.A.S.P. te interessam caro leitor(a) recomendo ficar de olho nos passos deste sexteto.

    Ao ribombar dos trovões que são seguidos por ótimos solos de guitarras juntos à uma performance vocal de muita categoria, os brasileiros do Silent Hall executam o 'heavão' de Prisonners Of Fear, que você pode conhecer mais detalhes lendo a resenha de Gates Of Conscience neste link. A última deste Imperative Music Volume VII ficou para os suíços do Worry Blast ( foto ao lado ) com a faixa Get Ready!, cujo ritmo e vocais Hard Rock na linha de Alice Cooper passam muito energia e um clima de festa, que é definido pela competência dos solos de guitarras.

    Este sétimo volume pendeu mais para as bandas extremas em sua maioria e acredito que os maiores destaques entre todos estejam para o Southern, o Worry Blast, o Toxic Maze, o Ishtar, o Zenit, o End All, o Rotten Filthy e o Incidence. Mais uma vez o objetivo principal da coletânea foi atingido, pois nos exibiu uma galera aí que merece ser melhor conhecida, independente do país que sejam nascidos, pois Heavy Metal é Universal e com certeza, com a forma que Gilson Rodrigues de Arruda organiza sua distribuição e divulgação fará todas essas bandas conseguirem uma exposição bem maior.
Nota: 9,0.

 Sites: http://imperativemusicagency.blogspot.com.br/, https://www.facebook.com/imperativemusic
e imperativemusicagency@gmail.com.

Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2014

Voltar para Resenhas