Imperative Music Compilation - Volume X
 18 Faixas - Imperative Music - 2015

    E o excelente trabalho desenvolvido por Gilson Rodrigues de Arruda com a série de coletâneas Imperative Music Compilation chegou ao seu décimo volume nos revelando desta vez 16 bandas de várias partes do mundo e mais duas consagradas como são os casos do Kreator e do Loudness. A masterização é assinada por Gwen Kerjan e foi realizada no Slab Sound Studio e a capa é de Júlio Souza da Obscure.

    E é com o Thrash Metal de alto gabarito presente em Civilization Collapse dos alemães do Kreator, que é aberto este Imperative Music Compilation - Volume X, e aí.. tome velozes doses dos riffs de guitarras nas partes certas ante a vocalizações matadoras. Aportando no Brasil, o Siriun ( foto ao lado ) dispara seu feroz e acelerado Death Metal com Transmutation criando um poderoso caos sonoro.

    Com dedilhados mais sombrios, que vão pouco a pouco evoluindo até estourarem em um ritmo encorpado, Engine Of Misantropy marca a participação dos Dark/Death Metallers do Rage Darkness. Já conhecidos dos leitores(as) do Rock On Stage, o Semblant exibe a ótima What Lies Ahead, um de seus ótimos Gothics/Symphonic Metal que foram registrados no álbum Lunar Manifesto ( confira resenha ).

    Depois, diretamente do Japão temos uma de suas mais conhecidas bandas com o Loudness ( foto ao lado ), que compareceu na coletânea com a vibrante Great Ever Heavy Metal, que enriqueceu bastante este décimo volume. Outra que também é brasileira é o New Band, que ataca com seu Heavy Metal raivoso e um tanto cru com a faixa Fire Fall Of The Sky. Destilando muita violência já em suas primeiras notas, Years Of Legions marca a exibição no cd da artilharia Death Metal francesa do quinteto Skox, que prova que é capaz de destruir tudo com a velocidade esperada pelos fãs de nomes como o Krisiun.

    De volta ao Japão temos Black Forest, um Death/Black Metal rápido, destruidor e dotado de urros infernais do quinteto Death Horn. Ainda na terra do sol nascente conferimos o DeGrace, outra odiosa trupe que investe no Metal Extremo, que desta vez é um massacrante Death Metal voraz, acelerado e urrado o tempo todo como percebe-se com a Terminate Nightmare. Com um ritmo percussivo - que denota que a banda seguinte é do Brasil - e também com algumas linhas que mostram influências do Sepultura, o The Wasted executa a agressiva Dead New World, que após um andamento mais cadenciado em sua maior parte descamba em uma veloz sequencia de riffs de guitarras num estilo mais próximo ao Thrash Metal.

    Se a intenção é ser rápido e cru, os finlandeses do Radux saíram-se muito bem em Frozen Messiah, que lembra de leve o King Diamond por conta de seus vocais agudos. Ainda nas terras gélidas do norte, diretamente da Noruega, encontramos os Death/Black Metallers do Violent X, que trouxeram aqui a Sunday, que é disparada a mais pesada faixa deste décimo volume da Imperative Music Compilation. Com toques no violão, que em poucos instantes dão lugar aos vigorosos riffs de guitarras, o Numbness ataca com o Thrash presente em Catch The Rainbow.

    Através de dedilhados e ótimos solos de guitarras, os bolivianos do Incidence ( foto ao lado ) apresentam o seu ótimo Thrash Metal de influências do Anthrax em Biological War e postulam ao lugar de destaque na coletânea.

    Fall Outver2 é o nome da colérica criação dos japoneses do Clandestine, que nos propõem aqui toda a crueza e rispidez que foi possível extrair de seu Death/Black Metal espancador, que pasmem... atravessa surpreendentes linhas melódicas. O guitarrista Yuri Fulone ( foto ao lado ) participa com o ótimo Heavy Metal de ares épicos e contagiantes presentes em The Blacksmith, onde sente-se a harmonia dos vocais, dos solos de guitarras, do baixo e da bateria se tornando indiscutivelmente uma das melhores do cd.

    Na seguinte, as guitarras ditam o ritmo do Heavy Metal cheio de energia de Never dos italianos do Masterdome, que deixaram claro sua potente veia oitentista, confirme reparando nos solos cavalgantes e na atuação de seu vocalista e seus agudos. Finalizando este Imperative Music Compilation - Volume X temos o Melodic Folk Metal dos japoneses do Eleanor, que nos mostram a Fatal Moviment com suas agradáveis melodias e vocalizações femininas entremeadas com alguns guturais discretos.

    Neste novo mergulho no cenário Underground Mundial que está registrado neste Imperative Music Compilation - Volume X  encontramos vários nomes que tenho que enaltecer pela qualidade demonstrada em suas participações, como são dos casos do Radux ( foto ao lado ), Incidence, Yuri Fulone, Masterdome e Eleanor, que acredito que são as que devemos procurar mais detalhadamente seus trabalhos, entretanto, o Semblant, que já é mais conhecido também merece uma atenção mais especial.
Nota: 9,0.

Sites: https://www.imperative-music.com/pt/

Por Fernando R. R. Júnior
Maio/2016

Voltar para Resenhas