Semblant - Lunar Manifesto
11 Faixas - Shinigami Records - 2014

    A origem do Semblant foi no ano de 2006 em Curitiba/PR com a proposta de tocar um Dark/Gothic Metal, que já tem sido classificado pela mídia especializada como Vampiric Metal. E com pouco tempo de banda eles participaram dos festivais góticos como The Rising Night 1, Gothic In X-Mas 2, Femme Fatale Festival, Bio Dementia Resurrection, Heavy Dark Chapters 2 e Palace Of Sin Festival 2, além de abrirem o show do Tristania, que contribuiu na divulgação do EP Behold The Real Semblant, que saiu em abril de 2008. Em 2009 lançam o websingle Sleepless e em 2010 o primeiro cd, o Last Night Of Mortality. Com a aceitação da banda bem firme, foi disponibilizado no ano de 2011 o EP Behind The Mask.

    Atualmente, o line up da banda é o seguinte: Mizuho Lin nos vocais suaves e Sérgio Mazul nos vocais guturais, Juliano Ribeiro e Sol Perez nas guitarras, João Vitor no baixo, J. "Guto" Augusto nos teclados e Welyntom "Thor" Sikora na bateria. E essa trupe toda foi ao Daufembach Studios em São Paulo/SP para os processos de produção, gravação, mixagem e masterização de Lunar Manifesto, sob os cuidados de Adair Daufembach. A sombria capa é um ótimo trabalho de Carlos Fides da Artside.

   Incinerate abre Lunar Manifesto com Sérgio Mazul soltando seus guturais em uma linha pesada de guitarras, que recebem o contraste dos vocais suaves de Mizuho Lin em um Gothic Metal bastante agressivo, em um som deveras encorpado, que tece um soco na cara do ouvinte que imagina que ouvirá apenas "mais uma banda com vocais femininos". Dark Of The Day começa mais cadenciada e até que tece uma viagem feita nos teclados de J. "Guto" Augusto, porém isso somente até que Sérgio Mazul solte a ira de seus guturais sendo novamente 'diluído' com os vocais calmos de Mizuho Lin no refrão ( que te convidam a apreciar mais a música ). Entretanto, a surpresa maior fica para o momento em que o vocalista canta de forma limpa e também nos longos solos de guitarras feitos por Juliano Ribeiro e Sol Perez.

    Em What Lies Ahead, o septeto nos exibe uma canção mais viajante com Mizuho Lin assumindo o destaque ao cantar a maioria dos versos em um ambiente mais cadenciado, que possui uma linhagem mais próxima ao Lacuna Coil, porém, a dupla de guitarristas insere bastante solos envolventes e que são mais voltados para o Heavy Metal.  

        A quarta do cd é The Shrine, que passa um robusto andamento de teclados, baixo, bateria e guitarras para que tenhamos os vocalistas duelando entre calma e suavidade com raiva e agressão em cada um dos seus versos. Entretanto, eles também cantam alguns trechos juntos e se não fosse pelos solos mais Heavy Metal de Juliano Ribeiro e Sol Perez, diria que a banda caminhou para um Black Metal em algumas partes. 

     Com um estilo mais épico Bursting Open exibe os dois vocalistas cantando de uma forma mais calma e demonstrando assim, as suas versatilidades em uma canção que os demais garantiram uma excelente base instrumental, que fizeram esta música possuir um grande potencial até para se tocar nas rádios e tornar-se indispensável em shows ao vivo, quando a banda quiser que os fãs respirem um pouco após as músicas mais agressivas.

    Depois de uma faixa um pouco mais calma, chega a hora de voltar com os guturais de Sérgio Mazul em uma atmosfera mais carregada, que só é quebrada pelos vocais suaves de Mizuho Lin, que de certa maneira enfeitiçam o ouvinte em Mists Over The Future, tanto que te convido a reparar nos solos de guitarras e então sentir como eles estão coesos e muito bem interligados com os demais instrumentos, aliás, além da pegada Black Metal nos vocais, os solos de guitarras se destacam junto a bela melodia de teclados. The Hand That Bleeds denota influências de um Gothic Rock oitentista em seu início e Mizuho Lin canta com muito feeling seus versos, que facilmente te ligam em mais outra ótima composição de Lunar Manifesto.

    Possuidora de um ambiente mais sombrio, Selfish Liar retorna com os guturais próximos a um Black Metal, que o Semblant realiza em suas canções, porém, quando Mizuho Lin entra em cena, temos as linhas góticas de volta de uma forma bastante envolvente, e na hora dos solos de guitarras, a banda fornece uma base que cresce significativamente, nos cativando até chegar novamente ao refrão em uma bela atuação de todos os membros do Semblant. Detalhe... em meio a tudo isso, eles conseguiram passar muita emoção nas melodias desta canção de Lunar Manifesto, mesmo com suas partes mais agressivas, que foram devidamente contrastadas com outras mais progressivas. Com o baixista João Vitor trazendo uma linha mais opaca, Ode To Rejection marca a nona do cd, onde o vocalista Sérgio Mazul canta alguns versos agonizantes e que depois com a marcante presença dos teclados de J. "Guto" Augusto modifica-se para um Symphonic Metal cheio de variações, onde percebe-se o talento ( mais uma vez ) da beldade Mizuho Lin.

 

    The Blind Eye apresenta o clima instrumental denso proposto pela banda, que fica ainda mais encorpado quando os vocalistas começam a cantar em um ritmo cadenciado e que recebe ótimos solos da afiada dupla de guitarristas, mas como sempre, ambos  ( Mizuho Lin e Sérgio Mazul ) denotam sua versatilidade alternando vocais guturais, graves, agressivos e limpos.

    Fechando Lunar Manifesto temos Scarlet Heritage ( Legacy Of Blood Part III ), composição que transita pelo Metal Progressivo e o Black Metal, que é devidamente conduzido de um jeito obscuro e intrigante pela banda, mas sempre com competência e habilidade. Aliás, o Semblant passa um tenso andamento caótico em seus cinco minutos.

    Lunar Manifesto é um álbum que exibe uma banda que agradará os fãs de várias vertentes do Metal, pois contém elementos de Gothic, Doom, Black, Heavy e Prog, sendo que todos estão muito bem fundidos pelo septeto. E certamente, podemos apontar a banda como uma das revelações do ano. Outro destaque deste lançamento da Shinigami Records é a produção impecável de Adair Daufembach, que soube como extrair o máximo de cada um dos músicos do Semblant. Creio que fãs de nomes como Epica, Amaranthe, e Lacuna Coil terão no Semblant um representante que não deve nada para nenhum dos nomes citados.  
Nota: 9,0.

Sites: www.semblant.com.br, www.youtube.com/user/OfficialSemblant
e www.facebook.com/semblantband.

Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2014

Voltar para Resenhas