Hipnoid - Chaos
13 faixas - Independente
 

    Atualmente as bandas tem adicionando em seus lançamentos em cd além de um bom encarte ( o que hoje em dia é fundamental para se definir um bom trabalho ) vários brindes para os fãs: DVD contando com o making off das gravações em estúdio ou mesmo um videoclip, outro cd com faixas ao vivo, link para site, etc; mas o Hipnoid foi bem  além e seguiu a mesma trilha  que o MindFlow e colocou em Chaos, o seu segundo cd, a revista Mundo Hipnoid ( lembrando que MindFlow usou essa estratégia em uma de suas músicas do cd Follow Your Mind leia resenha ).  A maior parte dessa revista vem com uma surreal história em quadrinhos de horror  estrelada pelos zumbis Epaminondas e Zits e que se passa no Brasil ( Nota da edição: para quem já leu Spawn, irá lembrar um pouco do ambiente vivido pelo personagem nesta história ). O responsável por este formidável trabalho é o ilustrador Juliano Miozzy.

    Bem, voltando ao Hipnoid, a banda é formada por Carlos Buchamann nos vocais e guitarra, Tiago Costa na guitarra solo, John Ancelloni na bateria e Luis Tedesco no baixo, cujas origens datam do ano de 1999 no ABC paulista. Um ano depois, eles lançam o primeiro cd Mankind, que teve uma boa repercussão na mídia especializada e também do público. Dito isto, vamos falar do segundo cd Chaos, lançado em 2005, que é o objetivo desta resenha. Gravado no estúdio Mill´s do Rio de Janeiro e mixado por Carlos Buchamann e Clower de Castro. O álbum Chaos é aberto com Hammer, uma faixa instrumental com ótimos e muito competentes solos de guitarra  que já dão a deixa para o que está por vir até o final do cd, ou seja, já notamos o investimento no heavy metal com influências dos anos 80. Na ótima Earth Chaos, os vocais de Carlos Buchamann lembram James Hetfield do Metallica, com uma letra clamando a tolerância entre os povos em riffs que parecem saídos de uma sessão de gravação do Iron Maiden, devido a primazia que são executados. A terceira faixa é Care, que é mais cadenciada e exibe um ótimo trabalho na bateria e baixo, que novamente leva o ouvinte ao peso do Metallica ( especificamente na época do cd Load ).

    Fake é mais lenta, muito bem trabalhada e é daquelas baladas de alta qualidade que deveriam figurar no cast das rádios rock. Fake apresenta também trechos em português para então vislumbrarmos um rápido solo de guitarra. Com uma bela melodia criada com uma intensidade instrumental de primeira, temos a ótima God Knows, música que os vocais se soltam deixando o campo aberto para uma das melhores músicas do disco. E não é que o Hipnoid cria uma atmosfera setentista antes de aplicar uma linda evolução de guitarras na motivadora Way Of Living? e detalhe, note como o refrão dela é bem marcante. Então com linhas um tanto quanto obscuras, temos Fast que apresenta uma rifflerama maravilhosa, que fica ainda melhor quando a música vai ganhando velocidade - quem gosta do bom e velho heavy metal vai curtir facilmente essa canção, cujo maior destaque fica para a cativante melodia extraída das guitarras.  

    A letra é de vingança, os vocais de Carlos Buchamann exibem uma tonalidade agressiva e com forte ação das guitarras de Carlos e Tiago Costa temos Angry Chords, a oitava faixa de Chaos - música que além dos dois supracitados, outro merecido destaque vai para o caprichado trabalho na cozinha da banda. Depois temos Supernova, uma competente faixa instrumental dessa trupe afiada que forma o Hipnoid. A próxima é Slow War, que  aproveita a melodia instrumental da anterior e em meio a uma "guitarrera' de primeira temos mais outro grande momento deste cd Chaos, agora mais cadenciado e com longos solos. Slow War é dotada também de uma fabulosa inversão de andamento, deixando-a mais rápida ao final, o que marca mais um destaque na sonoridade da banda.

    Meu caro leitor(a), asseguro que o Hipnoid sabe criar ótimas melodias instrumentais para depois aplicarem mais uma ótima letra, como constata-se ouvindo a faixa Needs. Em seguida temos Hard Control, mais uma balada "Heltfieldiana" com ótimas melodias e tenho de repetir-me: "Sr.s "Dj´s" rolem esta música em seus programas!!!!". Para encerrar, chega a vez de Abnormal,  música que possui mais uma primorosa execução riffs de guitarra, cujo único pecado é possuir uma falha na prensagem do cd, que cortou a música exatamente quando ela ganha aquela empolgação que nós tanto gostamos. Mas tudo bem, como o trabalho é completo, você pode ouvi-la inteirinha na parte multimídia do cd ( lembrando que, além de dos bons clips para Fake e Chaos, você encontrará também fotos, letras e todas as músicas do primeiro cd Mankind em mp3 ).

    No release, a banda intitula seu estilo groove metal, porém, particularmente eu prefiro dizer que é heavy metal com influências de alta categoria, tanto que a "Hipnoid On The Road"  ( nome da atual tour de 2007 ) é produzida e organizada pela gravadora Feedback Records levando a banda aos palcos de Portugal e Espanha. Em suma, quer ouvir um heavy metal de qualidade que passa bastante sentimento com suas letras e harmonias? Então procure já o Chaos "promovido" pelo Hipnoid.

Site: www.hipnoid.com.br  e www.myspace.com/hipnoid

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas