Hellstouch - Three Ways To Hell
21 faixas - Shinigami Records - 2013

    Em 2012, a gravadora Shinigami Records disponibilizou a coletânea Hellstouch ( confira resenha ) elucidando vários nomes do underground, que possuem muito talento e pouco espaço para mostrarem sua categoria musical. Em 2013, dando continuidade ao projeto, a mesma gravadora aprofundou nas três melhores bandas escolhidas pelos fãs e lançou esta nova coletânea intitulada Three Ways To Hell detalhando mais dessas bandas, que são Hocnis, Imminent Attack e Puppets.

    Quem abre a coletânea é o Hocnis, banda de Belo Horizonte/MG formada por Carlos Moonchild nos vocais, Igor Podrão na guitarra, Rafael Canabrava no baixo e Luiz Toledo na  bateria em suas sete primeiras músicas, sendo que Introduction Of Agony/Necrophobia, é a primeira e exibe um Thrash Metal cheio de bons riffs de guitarras feitos por Igor Podrão, que trazem uma aura agressiva vocalizada com muita cólera por Carlos Moonchild. A base desta canção é composta de muitos solos, que em alguns trechos ganham ritmos mais cadenciados e são significativamente crus.

  Em Fear Of Pain, o Hocnis começa mais lento, mas descamba numa pancadaria violenta e desenfreada, cortesia de Luiz Toledo em sua bateria, mas apesar de ser bastante direta em alguns trechos, o Hocnis soube aplicar ótimos solos de guitarras, neste som que pode e deve ser considerado como um Death Metal, pelo tanto de urros agressivos pronunciados pelo vocalista.

    Para Narcozy, o quarteto preparou outra furiosa canção, seja nas vocalizações iradas de Carlos Moonchild ou nos solos de guitarras feitos por Igor Podrão. Entretanto, o que surpreende mesmo é o curto, mas eficiente solo de baixo de Rafael Canabrava, que antecede o momento em que são realizadas as melodias dos solos de guitarra. A canção que intitula a banda - Hocnis - é instrumental, porém, com toques de baixo mais fortes que são combinados com muitos repiques na bateria, quase que tornando-se um Jazz, e assim, ganhando um nível de envolvência muito grande. Apresentando mais velocidade Aganist All marca a quinta violenta martelada de Three Ways To Hell, pois temos Carlos Moonchild cantando com um ímpeto muito grande. A parte instrumental é executada com a devida fúria pelos demais integrantes que juntos tornam a música um verdadeiro rolo compressor sem freio.

    Centrada em um solo de guitarra de muita potência feito com muita habilidade por Igor Podrão, Pigs Of Hell exibe um andamento mais cadenciado, que é vocalizado com muita raiva por Carlos Moonchild e detalhe, em português, mas, o que é impressionante mesmo, são as variações realizadas na hora dos solos, em especial os do baixista Rafael Canabrava e do guitarrista Igor Podrão. Já conhecida de quem ouviu o cd Hellstouch, a destruidora Hate In Your Eyes fecha a participação do Hocnis no Three Ways To Hell com um ritmo avassalador daqueles que não tem como não curtir desde sua primeira audição. Além desta participação na coletânea, o Hocnis possui o demo-single Demo(niac) de 2010 e o EP ao vivo Demential Live de 2012, ou seja, vale conhecer bem mais desta galera que promove uma cirurgia sem anestesia em um Death Metal matador.

    O Imminent Attack conta com um álbum lançado, o ótimo Deliver Us From Ourselves ( leia resenha ) de 2012, além de um demo intitulado Imminent Thrash Attack de 2005, o Waiting For Release, um promo de 2011 e o novo registro, o Couch Potato de 2014, que está sendo disponibilizado em vinil. A banda formada por Dinho Guimarães nos vocais, Erick Veles e Ivan Skully nas guitarras, Murilo Lunetta no baixo e André A.lien na bateria é a que conta com um maior "conhecimento" dos fãs, afinal sua linha Thrash/Crossover influenciado por Exodus e DRI está sendo muito bem aceita.

    Couch Potato é a composição que marca o início da participação do Imminent Attack no Three Ways To Hell e o quinteto a envia a toda velocidade em um ótimo Thrash Metal. E sem descanso, eles continuam na mesma intensidade ao exibirem Dirty,Noise And Fun, que assim como a seguinte, a Nobody Cares, são dois "socos na cara" do ouvinte, sendo que a Nobody Cares é um Punk rápido que te faz querer entrar nas rodas.

    United By Fear dá sequencia a participação do Imminent Attack no cd e nesta ouvimos uma diminuição na velocidade e algumas variações instrumentais, que mantém a agressividade da banda em alta. Para continuar, eles miram sua artilharia e disparam a acelerada Noise For Nothign e a conhecida Splact, duas pedradas incansáveis que integraram a Hellstouch e alçaram a banda para voos maiores, tanto que recomendo você a ficar de olho nos lançamentos dos caras, pois o ritmo intenso e incansável do seu som só para quando as músicas acabam.

    O Puppets e uma banda de Hardcore/Metal formada na cidade do Rio de Janeiro/RJ e neste Three Ways To Hell ficaram com as oito músicas finais. A primeira bordoada gravada pelo quinteto formado por Danilo Botelho nos vocais, Yuri Hildebrand no baixo e backing vocals, David Jozef e Léo Medeiros nas guitarras e Eduardo Cesario na bateria é a sugestiva Abre A Roda, que começa com dedilhados e solos cavernosos, urros em português que tornam-se um monstruoso hino, que antecede a destruição presente na exterminadora Hardcore, cujos vocais e solos de guitarras estão impiedosos.

    O início da seguinte, a Piada Suja... Rio de Janeiro é diferente do que se podia esperar, pois segue naquela linha de um Charlie Brown Jr., só que mais agressivo e com as guitarras distorcidas de David Jozef e Léo Medeiros, isso é claro, além de muitos repiques do baterista Eduardo Cesario. Trazendo linhas mais cruas, Assassinos de Verdade exibe outro fortificado Hardcore do Puppets, que se assemelha a banda do -  infelizmente falecido - Chorão, só que deveras mais pesado. Darklands é cadenciada e mostra uma faceta muito mais agressiva do Puppets, que certamente criará mais seguidores para a banda, especialmente os que apreciam o lado Heavy Metal, aliás, clamo sua atenção para a parte instrumental que na maior parte do tempo está cadenciada, porém, eleva sua força quando Danilo Botelho vocifera mais alto.

         Em Puppets From Hell, o quinteto carioca nos coloca diante de uma das melhores canções do cd ( e certamente a melhor que eles incluíram aqui ) com seus vocais agressivos, belas linhas de baixo e de guitarras exibindo ótimas variações de forma que esta junto com a anterior, nem parecem que foram compostas pela mesma banda, afinal, elas diferem demais das quatro primeiras cravadas na participação do Puppets neste Three Ways To Hell, pois aqui temos duas faixas que seguem mais próximas a vigoroso Thrash Metal.

    Finalizando o cd e a participação do Puppets temos duas que estiveram presentes na Hellstouch, primeiro a Chased By Words e nesta eles deixaram as guitarras David Jozef e Léo Medeiros fluírem mais e viajarem bastante em competentes solos que fixam o lado mais Heavy Metal da banda. Depois, a Guiltyman, que enfatiza a mistura de Heavy Metal com Rap que eles fazem.

    Three Ways To Hell coloca em escala nacional três competentes bandas do cast da Shinigami Records e com certeza, facilitará para que mais fãs possam prestar mais atenção à elas. Em minha opinião o Imminet Attack é quem se sai melhor, porém, tanto o Hocnis quanto o Puppets são dignos de se observar mais, o primeiro faz aquele Death Metal vigoroso presente em tantos grandes nomes brasileiros e mundiais, já o segundo, quando pendem para o Heavy Metal, se mostram bem capazes de surpreender.
Nota: 8,0.

Sites: Hocnis: http://www.facebook.com/hocnis; Imminet Attack: http://www.facebook.com/imminentattack
Puppets: http://www.facebook.com/puppetsbr?fref=ts e da gravadora: http://www.shinigamirecords.com.br/.

Por Fernando R. R. Júnior
Março/2014

Voltar para Resenhas