Hammurabi - The Extinction Root
10 faixas - Relapse Records / Cogumelo Records -  2011

    O segundo trabalho dos mineiros do Hammurabi, banda de Contagem/MG atualmente formada por Daniel Lucas ( baixo e vocal ), Danilo Henrique ( guitarra ), Wagner Oliveira ( guitarra ) e Críslei Rodrigo ( bateria ) que apresentou em 2011 o seu primeiro full leght intitulado The Extinction Root, dotado de dez novos e destruidores petardos de Thrash/Death Metal em 46 minutos gravados entre abril e maio de 2010 no Engenho Studios em Belo Horizonte com o guitarrista André Cabelo da banda Chakal, uma das precursoras do Thrash Metal brasileiro, e vale ressaltar que André realizou um ótimo trabalho deixando o sucessor de Shelter Of Blames ( leia resenha ) com uma grande qualidade sonora.

    A instrumental Obliteration Of Mankind abre o cd com dedilhados e sons que mais parecem chuva de forma mais melancólica e até um tanto calma para introduzir a faixa título The Extinction Root que dá vida ao Thrash/Death Metal dos mineiros com urros, muita velocidade na bateria e solos de guitarras igualmente rápidos, mas o que surpreende mesmo são os dedilhados que antecipam o momento onde as guitarras de Danilo Henrique e Wagner Oliveira são mais exigidas e exibem melodias de Heavy Metal. O baterista Críslei faz muitos repiques no início de Blessed By Hate e é acompanhado pela dupla de guitarristas do Hammurabi que trazem juntos a velocidade desta terceira faixa do cd, que desperta a vontade de bangear, pois estamos diante de um Thrash de primeira tocado pela banda. Evidenciando-se em Despair And Anguish a força combinada de guitarras e bateria, desta vez com muito uso dos pratos e repiques, além de riffs bem técnicos com melodias, mas é somente quando Daniel Lucas começa a cantar com muita raiva, que aquela sacada que estava na mente ao ouvir a parte instrumental é confirmada: estamos em um grande e pesado momento do cd.

    De começo mais lento e longos solos de guitarra, Highway Of Death pega a essência do Heavy Metal melodioso e recebe sua dose de peso após um instante mais distorcido, aí meu caro leitor(a), saiba que chegou a hora de sacudir sua cabeça com os urros furiosos de Daniel Lucas, nesta que referência a BR-381, estrada responsável por muitas mortes e atravessa o estado dos mineiros. Gritos excruciantes, peso muito bem cadenciado na bateria de Críslei Rodrigo, guitarras com riffs cheios de técnica, rápidos e pesados, além de vocais raivosos e guturais e muita brutalidade sonora: é isso que encontramos em Oil, Smoke And Blood, a sexta The Extinction Root.

    Com as guitarras em um ritmo forte e acompanhadas de perto pela bateria e pelo baixo, tem inicio Madness Is To Live In This World, aliás, me rendo à qualidade do set instrumental do Hammurabi que é executado com muita precisão, e assim fica, até relativamente fácil para Daniel Lucas despejar sua ira vocálica. A seguinte, A Land Forgotten In Hell, possui um solo rápido que nada mais é que um convite para uma sessão de headbanging, mas isso até a inversão mais viajante e muito sinistra lotada de vocais agressivos. Mas lembre-se, isso vigora apenas até a bateria e as guitarras abrirem sua competente artilharia sonora mais uma vez, aí é 'bordoada' por todos os lados.

    Global Disease exibe a presença de dedilhados que são rompidos pela evolução das guitarras que ficam cada vez mais pesadas e rápidas. Esse metralhador solo inicial tem amparo total do baterista Críslei Rodrigo por dois minutos maravilhosos instrumentais, que deixa o campo limpo e pronto Daniel Lucas soltar seus guturais que estraçalham com tudo. E não posso esquecer de comentar que a ótima Global Disease encontra-se ainda o crescente solo que ouvimos nas guitarras Danilo Henrique e Wagner Oliveira. Dotada de uma aceleração inicial monstruosa nas guitarras, que amplificam a brutalidade extraída da bateria e dos vocais guturais ...And The Soul Of The Planet encerra The Extinction Root de forma que os fãs do estilo Thrash/Death Metal não terão do que reclamar.

    O Hammurabi não realiza apenas uma incursão no Metal extremo rápido e urrado com muita violência, eles souberam aliar a isso muita técnica e melodia presentes no Heavy Metal, elementos que fazem deste The Extinction Root um excelente álbum que deve ser muito bem apreciado. Não é para menos que eles já contam em seu currículo apresentações ao lado de nomes como Krisiun, Torture Squad, Salário Mínimo, Total Morte ( do Equador ) e Sodom.
Nota: 9,0

Site: http://www.hammurabi.com.br e http://www.myspace.com/hammurabibrasil

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2011

Voltar para Resenhas