Hammurabi - Shelter Of Blames
2008 - EP - 6 faixas
  

    Após a dissolução do Gestalt, após a saída do baixista Johnny em 2005,  os demais integrantes continuaram os trabalhos até que o projeto tornou-se o Hammurabi, formado atualmente por Daneil Lucas no baixo e vocais, Crislei Rodrigo na bateria, Danilo Henrique e Josias Martins  nas guitarras. Do demo Submersos a este Shelter Of Blames, o crescimento natural do Hammurabi ocorreu de forma muito positiva ao lado shows com grandes nomes do metal extremo tais com Krisiun, Uneartlhy, Andralls, Drowned, Total Death e tantos outros.

    Para compensar todos os fãs que acreditaram na banda, eles disponibilizaram um novo trabalho dotado de 6 músicas ( sendo que duas são as bônus tracks presentes no demo de estreia Submersos ) cheio de grandes qualidades: seja na produção de Daniel Lucas e Crislei Rodrigo no Dr. Studios, na capa e encartes ( totalmente bem cuidados ) ou ainda na faixa multimídia com clipes para The End Is Near e Submersos, além de biografia e fotos, muitas fotos.

    Iniciado com o clima apocalíptico de Avatar, Shelter Of Blames traz a tona o death metal pesado e bem trabalhado dos mineiros de Contagem/MG, que é vocalizado com muita agressividade por Daniel Lucas. Em seguida temos Fools, que apresenta os dedilhados feitos no baixo de Daniel sucedidos por uma base totalmente fortificada na atuação dos guitarristas Danilo Henrique e Josias Martins conduzindo a um Death rápido e pesado - ideal para abertura de rodas bem porrada mesmo, ou seja, não tem como ficar parado ao ouvir este som. E a bateria de Crislei Rodrigo é esmagada com a firmeza necessária para elevar Fools para o alto e deixá-la  encontrar seu lugar nos pilares do metal extremo. Para a faixa título, Shelter Of Blames, o Hammurabi preparou um som rápido que nos transporta para uma atmosfera caótica e agressiva. Atente seus ouvidos para os solos de guitarras, que estão devidamente avassaladores. Depois é a vez de The End Is Near - é a mais rápida faixa deste EP - e a força demonstrada aqui é aumentada ainda mais pelo peso realizado pelos guitarristas e também pela fúria do vocalista que conta com uma " ajuda " de Fernando Lima do Drowned, cuja participação deixou o som dotado de ainda mais agressividade.

    De bônus, viajamos para o ano de 2005, época que o Hammurabi gravou seu primeiro registro com a pancadaria de Submersos que após o seu feroz ataque inicial fica mais cadenciada, e os vocais de Daniel traduzem o mais puro gutural violento. Ainda deste tempo temos USA Terrorista que apresenta solos de guitarras bem intrigantes que são alternados com muita agressividade para que Daniel possa explodir toda a sua fúria gutural e encerre brilhantemente este EP.  

  Se você é fã de um Metal extremo, voltado para o Death Metal, mas que passa pelo Thrash e possua influências de bandas como Krisiun, Sepultura antigo e Morbid Angel, com certeza, irá identificar-se com o som presente neste ótimo Shelter Of Blames do Hammurabi.

Site: www.hammurabi.com.br

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2009

Voltar para Resenhas