Grey Wolf - The Beginning
22
Faixas - Arthoruim Records - 2017

    O Grey Wolf, projeto que é praticante do True Heavy Metal teve sua fundação em 2012 pelo baixista e vocalista Fabio "Grey Wolf" Paulinelli após suas passagens por outras bandas de Thrash Metal e desde então sua intensa atividade em estúdio resultou em vários trabalhos nestes anos, sendo eles: seis Demos em 2012 - By The Power, Of Crom, Die By The Steel, The Elephant Tower, The Frost Giant's Daughter e Thor. Depois em 2013 tivemos o Golden Axe e em 2014 para diante os full lenght Grey Wolf ( 2014 ), We Are The Metalheads ( 2015 ) e Glorius Death ( 2016 - leia sua resenha ). Para 2017, Fabio "Grey Wolf" Paulinelli disponibilizou em parceria com a Arthorium Records do meu amigo Arthur Migotto o cd The Beginning, onde resgatou, melhorou e remasterizou as músicas destes primeiros demos, além de incluir algumas versões ao vivo e duas novas composições em um verdadeiro deleite para os fãs do seu True Heavy Metal. Lançado no dia 09 de setembro de 2017, The Beginning teve sua capa com o herói guerreiro matando o líder de uma matilha de lobos que o ataca em um desenho feito pelo artista Nicolas Bournay.

    As gravações foram realizadas no GW Studio por Fabio "Grey Wolf" Paulinelli, enquanto que as novas criações foram mixadas e masterizadas por Arthur Migotto, assim como as demos e versões ao vivo. O encarte possui 16 páginas e nele temos informações das gravações das músicas, bem como as formações do Grey Wolf em cada uma delas, além das capas de cada um dos discos e demos citados e muitas fotos. Vamos detalhes de cada uma delas.

    A nova e título do cd The Beginning abre com as vocalizações roucas de Fabio "Grey Wolf" Paulinelli em um ritmo Heavy Metal pesado, intenso e totalmente tradicional como manda a lei de uma banda neste porte e por isso mesmo, contagiante. Enfim, é para ouvir e sentir seus solos de guitarras, seus toques no baixo e na bateria, seja socando o ar, 'bangueando' ou mesmo cantando sua letra que homenagea o legado e as dificuldades enfrentadas pela banda sempre com muita alegria. A veloz By The Power Of Crom gravada no demo de mesmo nome de 2012 ao lado de Hudson Lucena na guitarra é um Heavy ganchudo com os dois pés fincados na poderosa e adorada linhagem oitentista do estilo lembrando do Manowar. Ainda deste primeiro demo de janeiro de 2012 temos a épica The Singing Of Steel, uma vibrante composição instrumental, que parece uma continuação da anterior.

    Thothamon é a quarta e é pertencente ao EP Died By The Steel, que chega através de um encorpado ritmo cadenciado devidamente beligerante e cativante, que depois ganha riffs mais acelerados feitos por Maycon Oliveira e inflamam de vez o final da música. Mantendo a velocidade e o ardor, Remembers é a segunda deste segundo EP de maio de 2012 e o seu maior destaque está contido nos exuberantes solos de guitarra. Fechando a trinca deste demo Die By The Steel temos a balada Way Of The Warrior, que segue através dedilhados e vocais limpos, que parece uma celebração pós batalha.

    A canção The Elephant Tower nomeia o demo de julho de 2012 e é um Heavy Metal robusto e deveras melódico com Rudolf na guitara ao lado de Fabio "Grey Wolf" Paulinelli, que faz um excelente trabalho em seus toques no baixo conferindo à música um crescimento grandioso graças ao seu andamento galopante. Com mais energia, Warrior continua o pique do Heavy Metal do Grey Wolf lá no alto com seus solos - de certa forma - mais crus e sempre diretos, que deixam o vocalista cantar ferozmente seus versos. A última das três pertencentes ao demo The Elephant Tower é a cadenciada e repleta de bons solos de guitarra chamada Grey Wolf, que tem uma condução empolgada que nos inspira a cantar seu refrão com Fábio "Grey Wolf" Paulinelli.

    Com todos os instrumentos ao comando do mentor da banda nas próximas quatro músicas, que são do demo The Frost Giant's Daughter de outubro de 2012 temos mais do puro Heavy Metal do Grey Wolf com uma fortificada, melódica e cadenciada composição logo na canção título do demo, justamente a The Frost Giant's Daughter, onde é passada a força necessária para desembainhar sua espada e começar a lutar sua épica batalha.

    Depois é a vez de King Kull e o seu andamento encorpado vocalizado com agressividade por Fábio "Grey Wolf" Paulinelli, quenos envia também ótimas linhas de seu baixo, que sustentam fielmente os riffs de guitarra. Com uma adrenalina firme e potente, In The Shadows Of Dtygia é a décima segunda de The Beginning e o Grey Wolf optou por uma acelerada e incandescente composição, onde os vocais agradarão aos fãs de Rolf Gasparek do Running Wild. Com os gritos da tropa do Rei Leônidas e um andamento veloz que 300 termina as quatro canções pertencentes ao EP The Frost Giant's Daughter percorrendo as trilhas de um Heavy Metal flamejante e marcante em suas evoluções instrumentais.

    A única representante do demo Thor de novembro de 2012 é a sua canção título e na sua pegada foram fundidas o Heavy Metal e com as melodias de forma perfeita pelo Grey Wolf nos convidando assim para agitar ao cantar seus versos com a cólera impressa neles, assim como sua qualificada sequencia de solos e toques no baixo. Contando com um Marcelo e Michael Carvalho nas guitarras, The Attack Of The Dragons do demo Golden Axe de 2013 é mais um Heavy Metal puro sangue que contém uma 'tonelada' de solos marcantes, que até facilitam para Fábio "Grey Wolf" Paulinelli capturar o fã com seus vocais roucos. Em seguida, com o baixista desferindo toques fortes e com a citada dupla de guitarristas fazendo o mesmo, Glorius Death está pronta para atingir de forma certeira o coração do seguidor de Heavy Metal, pois, seus solos são melódicos e incansáveis.

  Das versões ao vivo, o Grey Wolf apresentou no Heavy Metal Free em Belo Horizonte/MG no dia 17 de dezembro de 2014 com Chris Maia e Rudolf nas guitarras e Samael Silveira na bateria e claro, Fábio "Grey Wolf" Paulinelli no baixo e vocais, sendo que neste The Beginning foram inclusas três delas; primeiro a Golden Axe, depois a explosiva 300 e por fim a frenética A Night Of Fun, que claro, resultaram em muitos "hey... hey... hey..." e gritos de "Grey Wolf... Grey Wolf...".

    Ainda ao vivo, porém, extraída da abertura para o Salário Mínimo no dia 12 de julho de 2015, o Grey Wolf se apresentou como um trio com Chris Maia na guitarra e Dimas Correia na bateria juntos a Fábio "Grey Wolf" Paulinelli a cadenciada The Elephant Tower, que conteve toda a sua ótima garra ouvida na versão de estúdio anteriormente. A última ao vivo é a King Kull Parts I e II com Chris Maia na guitarra e Weslley Mulambo na bateria durante o Hellzonte Heavy Metal Fest, que foi realizado no dia 17 de janeiro de 2016 em Belo Horizonte/MG em uma ótima versão registrada sem overdubs.     

    Finalizando esta antologia do Grey Wolf temos a inédita Defenders Of Steel, que chega estourando a voltagem através de solos velozes de guitarra e uma criativa modificação de andamento para que os vocais de Fábio "Grey Wolf" Paulinelli nos coloquem diante de uma canção melódica capaz de acertar em cheio os fãs do Manowar.

    Para os seguidores do Running Wild, do Manowar, do Iron Maiden e do nosso Hellish War, este The Beginning do Grey Wolf sintetiza os primeiros anos de um músico batalhador, como é o caso de Fábio "Grey Wolf" Paulinelli, que enfrenta e transpõe todos os problemas do Underground Brasileiro e segue firme com a espada de seu True Heavy Metal erguida e pronta para continuar a clamar por novas conquistas. E afirmo aqui... que venham... pois, nestas vinte e duas músicas tive mais de uma hora de um fascinante Heavy Metal Tradicional.
Nota: 9,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Maio/2019

Site: http://www.greywolfmetal.com/  
Facebook: https://www.facebook.com/greywolfmetal/       
Youtube: https://www.youtube.com/user/fabiuish/videos      
 

Voltar para Resenhas