Fabiano Negri - Maybe We'll Have A Good Time... For The Last Time
 12 Faixas - Independente - 2015

    O vocalista, guitarrista, compositor, professor e produtor Fabiano Negri foi durante 1991 a 2010 o frontman da excelente banda de Hard Rock Rei Lagarto e gravou com eles os álbuns Overdrive ( 1988 ), Free Fall ( 1991 ), Live At The Hammer ( 2008 ), The Forgotten Road ( 2009 ), Oceans ( 2010 - confira resenha ) e The Clockmaker´s Dream ( 2011 ), que alçaram a banda de Campinas/SP a conquistar um maior sucesso e respeito no Brasil. Porém, Fabiano Negri ansiava ir além e já em 2010 lançou seu primeiro álbum solo com o título de A Practical Guide To Throwning Money Away e isso, além cantar no Dusty Old Fingers, que lançou o seu primeiro disco The Man Who Died Everyday em 2013.

    Este novo Maybe We'll Have A Good Time... For The Last Time, embora nas entrelinhas deixe a mensagem que ele poderia estar encerrando sua carreira é justamente uma crítica ao momento atual que vive tanto a indústria da música quanto a sociedade, onde as pessoas não possuem tempo para se divertirem e muito menos de consumirem discos físicos e oficiais, problema que é definido pelo cantor da seguinte forma: "o mundo anda muito sisudo atualmente", afirmação que é uma verdade e te convoco para pensar: quais foram os últimos discos que comprou, quais ouviu inteiro sem fazer outra coisa e leu seu encarte?

    Bem, neste Maybe We'll Have A Good Time... For The Last Time Fabiano Negri comandou os vocais e a guitarra ao lado de Wagner Barducci nos teclados, Ricardo Palma no baixo e Elthon Dias na bateria e registraram o cd no Minster Studios em Campinas/SP, onde foram realizados os trabalhos de mixagem e masterização aos cuidados de Fabiano Negri e Ricardo Palma. A capa é assinada por Ricardo/Fabiano Negri e Ben Ami Scopinho e é possuidora de linhas abstratas que mostram um coração perdendo seu sangue em meio ao perfil do compositor.

    For The Last Time abre o cd com claras e infectantes linhas de Hard Rock vocalizadas com muito feeling, que provocam uma vontade imensa de dançar, além de conter uma roupagem de Black Country Communion com muito 'swing' na guitarra em solos deveras eficazes. Para Deal Woman temos a presença dos convidados James Twin na guitarra e Marcelo Pereira na percussão, que juntos aos demais trazem um gostoso ritmo mais Soul, onde os vocais evidenciam-se significativamente junto aos toques do baixista Ricardo Palma e também aos teclados de Wagner Barducci, porém, Fabiano Negri incluiu uma pegada de riffs de guitarras com muita melodia e lembram de Carlos Santanna.

    Com os teclados trazendo os ares de balada, Spaceship te contagia por seu estilo mais "largadão" de linhas introspectivas e um tanto viajantes, que são vocalizadas com muita dedicação por Fabiano Negri e lembram do mestre Glenn Hughes por conta de sua competente atuação. Em Any Blessing On My Soul temos uma canção de roupagem mais lenta com a beleza do piano de Wagner Barducci caminhando pelo Soul e Jazz com a participação de Caroline Blummer nos backing vocals junto a Fabiano Negri, que explora outros caminhos de sua versátil voz conferindo assim, elevadas taxas de emoção, que novamente te remetem ao estilo de Glenn Hughes.   

    Exibindo uma percussão bem no estilo brasileiro e que ganha ativadoras linhas mais voltadas ao Hard Rock setentista a la Deep Purple da fase da lendária Mark IV de Glenn Hughes, David Coverdale, Jon Lord, Ian Paice e Tommy Bolin, Back To Hell traz uma energia de guitarras e vocais que aprecia-se instantaneamente e já imagino como será delicioso de se curtir essa música ao vivo pelo crescente que vai nos mostrando em seu decorrer. Para a balada mais melancólica Beauty, Fabiano Negri toca e canta sozinho no piano emocionando a cada verso, pois, consegue-se perceber a sua entrega à canção. Ainda no piano, e com a mesma dosagem para impactar no coração, o vocalista exibe The Fall, outra balada neste Maybe We'll Have A Good Time... For The Last Time, mas agora, uma que te conquista logo na primeira audição pela competente atuação dele e dos demais músicos, que produzem melodias excelentes e vibrantes.

    Retornando à eletricidade do Rock´n´Roll, hora de Closing Credits, que causam aquela vontade de cantar seus versos com Fabiano Negri, que literalmente compôs uma sonzeira... confirme reparando em seus riffs de guitarras e na sustentação do ritmo do baixo e da bateria, aliás, ele se entrega totalmente ao som. Possuindo o simples título de Hey, a nona de Maybe We'll Have A Good Time... For The Last Time começa mais lenta com ares mais Pop, que contém muita emoção a cada instante por conta da forma, onde mais uma vez, o vocalista mergulha no feeling de seus versos. Nesta ótima que é ótima para ouvir acompanhado(a) caro leitor(a). E como não poderia deixar de acontecer tudo isso culmina em um exuberante solo de guitarra feito com primor por Fabiano Negri.

    Nos dedilhados no violão ele nos propõe uma bela canção acústica e introspectiva com In A Different Way e se deu muito bem, afinal, nos deixa contentes por sua leveza e nos faz imaginar o músico sentado num banquinho tocando com a sabida e contagiante emoção que canta cada uma deste cd, soltando sua voz com muita categoria.

    Apresentando um jeito mais pesado e voltado ao Gothic Rock Posdamer Platz lembra da grandiosidade de David Bowie e mostra Fabiano Negri cantando de uma forma mais grave em um ritmo de piano e guitarra muito envolventes, mas ele surpreende quando "brinca" com sua voz e proporciona momentos mais agudos em uma linhagem elétrica significativamente forte com belas marcações no andamento do piano passando ares um tantos sombrios.

    Para o término de Maybe We'll Have A Good Time... For The Last Time, o lado multi-instrumentista de Fabiano Negri fica em evidência ao tocar literalmente tudo na Progressiva Enemies, que promove um retorno aos anos 70 naqueles momentos quem evocam na hora Pink Floyd e David Bowie até novamente cravar seus solos mais viajantes e discretos ouvidos em seu princípio. Entretanto, esses solos crescem e apresentam um final ainda mais superior e marcante ao cd.

    Lógico que espero que não seja realmente a última vez que teremos um disco de um dos projetos de Fabiano Negri, mas quero que saibam que o versátil vocalista,músico e multi-instrumentista surpreendeu para valer com este excelente Maybe We'll Have A Good Time... For The Last Time , que é indicado aos fãs de Black Country Communion, Glenn Hughes, David Bowie, Doobie Brothers. Enfim, temos aqui um dos mais criativos e um dos melhores lançamentos de 2015 no Brasil, que será um ultraje se você não dedicar uma hora para ouví-lo com atenção, mas aí acontecerá um problema: fatalmente ficará com vontade de apreciar o cd mais vezes.
Nota: 10,0.

Sites: http://www.fabianonegri.com/, https://www.facebook.com/fabianonegrisolo
e https://www.youtube.com/user/fabianonegrisolo.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2016

Voltar para Resenhas