Executer - Helliday
8 Faixas - Kill Again Records - 2014

    Experiência, garra, técnica, vontade, enfim, são muitos os adjetivos que podem ser utilizados quando uma banda no cenário underground brasileiro completa mais de 25 anos de atividades, entretanto, a longevidade não quer dizer nada se a mesma não apresenta um trabalho que alicerce isso... e o Executer o fez com o álbum Helliday.

    Posso dizer que o Executer além de possuir a mesma formação muito bem solidificada há muito tempo é hoje uma das mais renomadas instituições de Thrash Metal que temos no Brasil, e um grande representante da região de Campinas/SP, já que sua cidade nativa é em Amparo/SP.

    Inclusive, já estou de olho na banda desde quando lançaram os ótimos álbuns Psychotic Mind ( de 2003 ), Welcome To Your Hell ( de 2006 - confira resenha ) e também por suas participações em vários festivais que aconteceram nas cidades de Amparo/SP, Itapira/SP e outras próximas ou vizinhas à base central do Rock On Stage ( em Espírito Santo do Pinhal/SP ).

    Nestes mais de 10 anos que escrevo sobre Rock e Heavy Metal, pude acompanhar o crescimento musical de Juca ( vocais ), Elias Siqueira ( guitarra ), Marcelo Beba ( bateria ) e Paulo Castro ( baixo ), que culminaram em 2014 neste novo e matador trabalho intitulado Helliday, o quarto da carreira, que foi gravado no Pinola Estúdios e teve os processos de mixagem e masterização realizados por João Paulo Pínola entre os meses de outubro e dezembro de 2013. A ótima capa, que mostra um político com um saco cheio de dinheiro, se preparando para fugir e assustado com o caos criado por sua incompetência é de Giovanna Guimarães.

    Coube a explosiva faixa título Helliday iniciar o massacre Thrash Metal do quarteto, que está tão rápido, instrumental pesado como deveria ser e vocalizado com aquela dosagem de raiva, uma marca da banda. Em 4:00 Am ( Insomnia ), o ritmo frenético imposto pelo baixo, guitarra e bateria prosseguem a toda velocidade, que ao serem somadas com a ira presente nos vocais de Juca... provocam apenas uma reação: quebrar tudo nas rodas, e obviamente, berrar o refrão com ele.

   Com evoluções aceleradas feitas na bateria de Marcelo Beba e na guitarra de Elias Siqueira, No Sense entra com um ritmo feroz e destruidor, que é vocalizado com muita cólera por Juca em cada um dos seus minutos.

    Sem parar, Damn Speech continua com a violência musical de Helliday de um jeito que o fã aplaude após muito 'headbanging', tanto que te convido a notar as variações de andamento que temos na avassaladora parte instrumental e me diga o que achou. Com Brain Washing Machine, o Executer criou uma inicial sequencia assassina ( com pedais duplos e riffs cavalares, e aí cabe um destaque ao baterista Marcelo Beba ), que deixam Juca cantar seus versos da forma mais raivosa e empolgante possível. Outro ponto forte está na rifflerama que Elias Siqueira sola sua guitarra.

    Com 'marteladas na cabeça' como temos neste Helliday não tem como não se curtir o cd em sua primeira audição e podemos constatar essa afirmação na matadora Hangover, veja porque: temos vocais agressivos, ritmo eletrizante de baixo e bateria à toda potência, além de solos de guitarra exalando muita técnica. Em suma, o Executer 'matou a pau' mesmo nesta sexta faixa. A seguinte é a intensa Deadly Virus, que sente-se que algo esmagador está passando sem piedade 'a mais de 1.000 Km/h' diante dos seus olhos e ouvidos, e como o quarteto não se cansa, eles nos entregam uma sonzeira habilidosa que é para deixar os gringos de boca aberta com sua qualidade. 

    Para fechar ( que pena!!! ) Helliday temos a The Big Pocket Of The Shark, que em seu começo aponta uma sequencia destruidora na parte instrumental e depois fica ainda mais furiosa quando seus versos são cantados. A coesão da banda e das músicas está tão grande neste cd, que praticamente não consegui visualizar um destaque individual, mas te digo uma coisa caro leitor(a), estamos diante de um dos mais robustos, raivosos e melhores álbuns de Thrash Metal deste ano.

   

    Em tempos que gêneros que fogem ao Thrash Metal Old School parecem ter mais oportunidades que no cenário, somente quem faz um Thrashão nervoso e direto conseguirá se destacar mais entre tantos outros, e que bom que o Executer é um desses destaques ao esmagar com força nosso ouvidos como fez neste Helliday. Não é por acaso que o Executer foi para a Europa e quebrou muitos pescoços por lá.
Nota: 10,0.

Site:  https://www.facebook.com/bandaexecuter
e https://myspace.com/executerbr.

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2014

Voltar para Resenhas