Deadliness - Guerreiros do Metal
10 Faixas - Independente - 2013

    O sexto álbum dos mineiros de Itaúna que formam o Deadliness manteve o Thrash Metal que eles fazem desde 1989, só que agora com uma importante diferença com relação a um de seus trabalhos anteriores, o No Future ( leia resenha ), possui mais composições em português. As gravações foram realizadas no Estúdio Engenho em Belo Horizonte/MG entre fevereiro e setembro de 2013 sob o comando de Roberto Antunes, responsável também pela capa e encartes que são simples e diretos. A mixagem e a masterização são assinadas por André Cabelo do Chakal.  

    E o Deadliness conta neste novo trabalho com o retorno do baterista original Braulio Assunção junto ao líder Roberto Antunes nos vocais e guitarra, Igor Antunes na guitarra e Ícaro Antunes no baixo. Levando-se em conta que Roberto é pai de Ícaro e Igor, posso dizer que família que vive Heavy Metal unida permanece unida, vamos a resenha.

    Vocalizada com raiva e em inglês, Hate abre o cd em um ambiente Thrash Metal de linhas cruas apresentando boas evoluções nos solos de guitarras e muitos bumbos duplos, que de já dá a forma do que iremos ouvir nas demais. A faixa título é a cantada na nossa língua por Roberto Antunes e após uma competente introdução instrumental, com destaque para os solos de guitarras, somos expostos a um Heavy Metal empolgante, cuja letra lembra na hora de nomes como Centúrias, Vírus e Stress por seu estilo oitentista de ser, ou seja, um grande potencial até hoje.

    Em Sanguinários do Poder, o quarteto ataca com vários solos de guitarras em linhas cadenciadas e vocais mais irados, que tecem uma crítica aos políticos, que não se importam com o povo. Destaque para as guitarras de Igor e Roberto Antunes são soladas juntas. Attila - uma das poucas em inglês deste cd - é iniciada com uma sequencia ótima de solos de guitarras, que ficam mais cadenciados, e porque não dizer até sinistros, para quando Roberto Antunes começar a cantar de forma bastante agressiva tenhamos um ambiente caótico e então, o Deadliness realiza solos cada vez melhores com muita melodia.

    Posso dizer que este disco Guerreiros do Metal é guiado pela força das guitarras como o Heavy/Thrash Metal devem ser e na Terra dos Anjos Caídos, podemos perceber muito bem as variações feitas pela entrosada dupla Roberto e Igor Antunes, pois ora estão mais cadenciadas, ora mais rápidas, porém, quando chega a hora dos solos, eles solam com firmeza e cravam boas evoluções instrumentais para a sombria letra desta quinta canção.

    Mudando o idioma, Overdose vem como um verdadeiro "soco na cara" de guitarras, baixo e bateria, que se intensificam ainda mais quando Roberto Antunes solta a voz com agressividade. Interessante também de se notar são as variações cadenciadas para os trechos rápidos promovidos com facilidade pelo Deadliness.

    Com um ritmo cadenciado, Vida Morta faz um chamado para elucidar a realidade que temos em nossa sociedade atual e clama para que se tenha atitude para continuar a lutar, e mais uma vez, além da ótima atuação do baterista Braulio Assunção, as guitarras se destacam e tecem os caminhos mais Hard Rock da música. Em Aguente Sua Cruz temos um Heavy Metal rápido com a trinca baixo-bateria-guitarra promovendo uma singular energia para Roberto Antunes disparar mais uma ácida letra, que se você prestar atenção... perceberá como é agressiva e ao mesmo tempo motivadora. A nona de Guerreiros do Metal é a cadenciada Inferno, que está enraizada em solos de guitarras que vão se libertando à maneira que sua letra é vocalizada ferozmente.

    Para terminar o cd o Deadliness escolheu Headbanger, uma ode Heavy Metal um tanto que exagerada ao estilo de vida que nós possuímos e também ressalta os preconceitos que sofremos por não sermos de acordo com os 'padrões da sociedade' agonizante em que vivemos e tudo isso, sempre com a competente atuação de Ícaro Antunes no baixo, Braúlio Assunção na bateria e os citados Roberto Antunes e Igor Antunes nas guitarras. Deixo os meus parabéns ao Deadliness por redirecionar suas composições para o Metal cantado em português com ênfase na força das guitarras conforme escrevi anteriormente. Quem aprecia o sempre criativo Thrash Metal mineiro tem aqui um ótimo trabalho.
Nota: 8,0.

Sites: https://pt-br.facebook.com/DeadlinessMetal
e http://www.myspace.com/deadlinessmetal.

Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2014

Voltar para Resenhas