Cauê Leitão - Lab Guitar Experience
11 Faixas - Independente - 2012

    O guitarrista Cauê Leitão iniciou suas atividades nas seis cordas aos 13 anos tocando violão e foi graduado posteriormente no Instituto de Guitarra e Tecnologia ( IGT ) em Pernambucano. Atualmente mora em São Paulo/SP e é guitarrista da banda de Prog-Metal Andragonia, que lançou o álbum Secrets In The Mirror ( confira resenha ) em 2010 e o Memories de 2012.

    Um pouco antes em 2009 participou do cd Música de Mestre e em 2012 lançou o seu primeiro cd solo, Lab Guitar Experience, ao lado de Marcelo Souza, Thiago Larentttes e Joe Mogharabi na guitarra, Yuri Boyadjian, Marco Laurenavicius e Ederson Pardo no baixo, Flávio Vajman na harmônica, Daniel Sá e Alexander Oliveira na bateria, Rham Abreu, Carine Desiderá e Ricardo Destefano nos vocais. As gravações de Lab Guitar Experience foram realizadas no Estúdio GR com a produção de Thiago Larenttes e capa de Hud Souza.

    Com linhas que nos levam ao Oriente Médio, Corner Of The Godness In The Desert começa Lab Guitar Experience da melhor forma que os apreciadores de Joe Satriani e Steve Vai gostam: com muita técnica do guitarrista que faz belas melodias criando um grande envolvimento pela forma que toca sua guitarra contracenando com os demais instrumentos. Mais pesada e exibindo linhas de Prog Metal, a segunda é Faith In A Miracle, que nos cativa com suas harmonias "a la" John Petrucci, que vão crescendo e alternando-se formidavelmente. Em Power Of A Warrior, Cauê Leitão mergulha em um Heavy Metal bem forte com experimentações aqui e ali, que energizam bastante quem está ouvindo o álbum. Aliás, as partes de baixo e bateria também são um deleite à parte para se ouvir.

    Depois de três músicas mais pesadas, Cauê Leitão nos direciona para uma balada de guitarra que exibe dedilhados e uma bela sequencia suave de solos em sua Jackson, que passa desta maneira muita emoção em seu andamento e entende-se facilmente o porque de seu título, Taken By The Feeling. Trazendo mais peso e uma dosagem correta de agressividade Shouts Of Anguish exibe alguns gritos com solos cadenciados e viajantes.

    Com uma linha de baixo, que fornece um ótimo alicerce para que os solos de Cauê Leitão te envolvam, temos Reflection In Groove, que deixa claro com sua enorme capacidade ao percorrer esta música exibindo Soul e Blues, que não posso esquecer de destacar o excelente solo de harmônica feito por Flávio Vajman. Para a faixa título, Lab Guitar Experience, a ordem é realizar um som rápido e melodioso som, que recebe intervenções de muita habilidade e atravessa outras esferas com precisão deste “às das seis cordas” . Depois desta verdadeira imersão de belos solos é hora e mais uma balada para se cravar na memória com Beyond Of The Figth, e o mais interessante é a sua pegada quase Reggae no meio de tantos soberbos solos.

    Como um músico do gabarito de Cauê Leitão é fã de Heavy Metal ( afinal, ele não faz parte do Andragonia por acaso ) recebemos a agressividade de quase um Thrash, que está presente em Chaos On The Ropes fundidas com maestria com momentos de muita melodia, mas na hora que a coisa fica pesada mesmo, o músico soube como criar no ouvinte a vontade de 'bangear'. Em Into The Cloud ouvimos uma canção mais lenta e melodiosa, que exibe as boas e viajantes vibrações que nos conduzem para momentos excelentes para se escutar de olhos fechados. Encerrando Lab Guitar Experience temos um remix para Corner Of The Godness In The Desert, que embora nos mostre sua técnica também, a versão Rock Heavy é bem melhor.

    Como era de se esperar, o discípulo de Mozart Mello, Wander Taffo, Edu Ardanuy, Joe Montagno, Silas Fernandes e tantos outros prova como discos instrumentais podem ser muito interessantes, ainda mais quando possui passagens por Heavy Metal, Prog Metal, Blues e até Rock Progressivo e detalhe, se nomes como Joe Satriani, Steve Vai, Yngwie Malmsteen e os grandes mestres das seis cordas brasileiros citados acima te agradam, saiba que Lab Guitar Experience te fará muito bem, entretanto, esteja bem relaxado e de olhos fechados para sentir a interação positiva que discos assim proporcionam.
Nota: 9,0.

Site: http://www.facebook.com/CaueLeitao e www.caueleitao.com.

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2013

Voltar para Resenhas