Andragonia - Secrets In The Mirror
10 Faixas - Independente - 2010
  

  Embora seja uma banda jovem, pois sua formação aconteceu no ano de 2007, os integrantes do Andragonia são produtores de bandas como Hori, Cine, Fake Number, Cinema e muitas outras, e também conceituados professores de música. No lado dos produtores temos Thiago Larenttes na guitarra, Yuri Boyadjan no baixo e Daniel de Sá na bateria enquanto no lado dos professores temos Ricardo DeStefano nos vocais e Cauê Leitão na guitarra.

    A ideia era tocar Metal Progressivo e assim, após o primeiro single - que obteve uma excelente resposta da imprensa especializada - e muitos shows em 2009, o Andragonia deu inicio às gravações  de seu primeiro álbum Secrets In The Mirror, que demoraram um ano para serem concretizadas devido ao enorme grau de profissionalismo e também muita calma, o que ajudou para agregar muita qualidade ao cd. Essas gravações aconteceram no estúdio da banda, o GR, e a produção ficou por conta de Thiago, Yuri e Daniel.

    Life Inside abre o disco com sons de batimentos cardíacos e respirações que montam a base e efetivam o Prog Metal praticado pelo Andragonia já na segunda música Undead e seus primeiros destaques vão para os bons vocais de Ricardo DeStefano e também para as muitas variações de andamento propostas pelo quinteto. Outro ponto forte de Undead é a rápida e competente atuação do baterista Daniel de Sá, isso sem contar os muitos solos de guitarras que passam por uma linha Power Metal, alternando momentos mais calmos com uma atuação cheia de feeling do vocalista. Draining My Heart possui solos mais velozes de guitarras em uma base bastante melodiosa com fraseados e refrão que te pegam facilmente. As alternações de andamentos realizadas pelo quinteto marcam presença e produzem uma ótima viagem que é muito bem amparada pelo vocalista Ricardo DeStefano.

    Com um solo matador logo de início Shadowmaker exibe mais do lado Metal da banda, pois as quebradeiras cheias de técnicas existem, mas estão deveras agressivas, com destaque para os vocais emocionantes de Ricardo e para o trabalho do baterista Daniel de Sá. A quinta, The Choice, apresenta um elaborado solo de guitarra com uma ótima base instrumental que traçam uma viagem para um ritmo mais suave e então o vocalista canta com muita personalidade, atrativos que fazem desta canção um grande momento de Secrets In The Mirror. In Company Of Silence dá sequencia ao cd entrando com muita leveza nos toques do baixo que, em poucos instantes, recebem riffs de guitarras que elevam o peso para que BJ ( do Tempest ) e Ricardo suavizem novamente juntos ao dividirem os vocais desta bela canção do Andragonia, pois os dois vocalistas alternam trechos calmos para fortes com muita perícia. Na faixa título, Secrets In The Mirror, Ricardo adiciona mais agressividade aos seus vocais de acordo com as dosagens de peso, técnica e velocidade comandadas pelos guitarristas Thiago Larenttes e Cauê Leitão.

    Com o som de passos e telefone, a pesada Silent Screams surge em um ambiente 'caótico' que traz ora vocalizações introspectivas, ora trechos falados, que são aliados a uma exuberante evolução instrumental, especialmente pelo nível alcançado nas mãos dos guitarristas Cauê Leitão e Thiago Larenttes. A rápida Pull The Trigger com seu ótimo refrão é a nona de Secrets In The Mirror e quando você imagina que a música será mais voltada para um Power Metal, o Andragonia te surpreende efetuando uma sensacional parada que muda o ritmo acelerado da música. Prison Without Walls, com seu ritmo mais leve, calmo e melodioso encerra o debut do Andragonia com destaque para a versatilidade de Ricardo DeStefano que aumenta o potencial de sua voz perfeitamente a cada 'chamada' mais forte das guitarras no refrão. E vale lembrar que esta última é uma excelente e viajante canção com direito a uma repetição dos dedilhados iniciais como se estivessem nos tirando do transe proposto pela banda, ou seja, é uma música que agradará em cheio os fãs de Prog Metal.   

    Um álbum tão bem elaborado como Secrets In The Mirror não poderia ter uma capa qualquer e o excelente trabalho de Rog Oldim ( Épicos Design ArtWork ) refletiu a proposta que o Andragonia passou em suas letras, como explica o guitarrista Thiago Larenttes: “As vezes, imagens transmitem com mais facilidade o conteúdo das letras. O espelho esférico reflete toda agonia e ilusão de um ser humano adulto que se deixa levar pela rotina do dia-a-dia. De um lado temos o fogo e as cinzas que trazem a realidade das guerras que estamos vivendo nesse cotidiano cheio de injustiças. Do outro lado, temos a ilusão que criamos ao tentarmos esconder as mentiras que estão ao nosso redor.” Esse conceito criativo somado à capacidade instrumental da banda, já colocaram o cd entre os melhores lançamentos brasileiros em 2010, quem curte um prog metal deve ouvir com mais atenção Secrets In The Mirror.
Nota: 9,0.

Site: http://www.myspace.com/andragonia e www.twitter.com/andragonia

Por Fernando R. R. Júnior
Março/2011

Voltar para Resenhas