Before Eden - A Realm Reborn
 10 Faixas - Independente - 2015

    Há aproximadamente 17 anos nascia na cidade de Blumenau/SC, o quinteto de Prog Metal Before Eden, que em pouco tempo lançou seu primeiro álbum intitulado como Before Eden ( 2001 ) e para o ano de 2005 tivemos o excelente álbum The Legacy Of Gaia ( confira resenha ), que serviram para tornar a banda mais conhecida no cenário nacional, sendo este último contou com o apoio da Hellion Records e que foi bem recebido pela crítica e pelos fãs.

     De lá para cá, o Before Eden sofreu com a saída e o retorno de alguns integrantes e em 2010, assinaram com a gravadora europeia Rock It Up Records / Ice Warrior Records, que relançou o The Legacy Of Gaia com quatro bônus inéditos e uma nova capa, especial para a Europa. E em 2015, agora como um quarteto, eles disponibilizaram o seu terceiro cd com o título de A Realm Reborn, que foi gravado, mixado e masterizado pelo guitarrista Alessandro Kotlinsky, que também registrou as linhas de baixo. A exuberante capa é de Caio Caldas e o line up é completado por Jason Piexer nos vocais, Juliano Scharf nos teclados e Carlos Lana na bateria.

    Para a abertura temos justamente sua faixa título, A Realm Reborn, que traz um som denso, complexo, pesado e Progressivo exibindo ótimas vocalizações e coros, uma aura épica, além de uma convincente linha de baixo, bateria, teclados e guitarra, tanto que te convido a reparar nos solos combinados dos instrumentos. Com um início instrumental envolvente Outbreak ( The Dash Call ) te conquista com facilidade à medida que Jason Peixer canta seus versos em um ambiente Prog Metal mais acelerado, com direito à uma quebra de ritmo com um solo de baixo aliado a uma impactante atuação do baterista Carlos Lana. Para Broken Wings, o Before Eden apresenta uma música viajante em seu princípio e logo depois eleva seu peso com excelentes melodias, que sofrem várias e complexas mudanças de ritmo, que se amplificam para uma linhagem de Heavy Metal até que os solos de teclados de Juliano Scharf proporcionem um retorno para as melodias de seu começo, que duram poucos instantes, pois, eles novamente modificam os caminhos da música, tal qual esperamos de um som assim.

    Com uma interessante introdução e uma bela condução, a instrumental Wind Of Nations traz ares diversificados ao ouvinte com inspirações orientais e um linhas percussivas encantadoras. Entretanto, este breve interlúdio nos leva de volta ao Prog Metal característico dos catarinenses com Blood And Honor, que inspira a cantar com Jason Peixer pelo estilo heroico de seus versos, porém, quando chega a hora dos solos, o quarteto expõe sua progressividade ambientando os ótimos riffs de Alessandro Kotlinsky em sua guitarra.

    Logo em seguida, recebemos a belíssima balada mais acústica intitulada como Beatiful Lie, que assim que os demais instrumentos aparecem, se torna um grande momento deste A Real Reborn, confirme reparando na sutileza de sua melodia, na forma dedicada que Jason Peixer canta sua letra, nos formidáveis solos de guitarra feitos com precisão por Alessandro Kotlinsky e nas envolventes evoluções de bateria comandadas por Carlos Lana.

    A curta instrumental Rise Of The Immortals aparece através de ótimas linhas percussivas e um andamento Progressivo "pré-batalha", que se interligam em outra instrumental, a War Of The Titans, que é mais pesada graças aos seus solos de guitarra, que exibe assim que os teclados e bateria são solados, várias mudanças de ritmo de forma que os fãs do Dream Theater devem prestar bastante atenção ao trabalho do Before Eden nesta épica e mais longa faixa de A Realm Reborn.

    Jason Peixer volta a cantar logo após que a introdução de muita técnica vista em I, Enemy In Me seja executada e com isso, nos traga outra sonzeira cravada no Prog Metal do quarteto, que soube dosar os momentos mais Heavy e Prog em excelentes harmonias equilibrando suas duas correntes, com direito à solos combinados de teclados e guitarra de Juliano Scharf e Alessandro Kotlinsky, respectivamente, que foram interpretados primorosamente para o delírio certeiro dos fãs em sua audição. No término de A Realm Reborn, o Before Eden nos enviou os belos e suaves dedilhados de The Epic Poem Of The Splendor com vocalizações emocionantes de Jason Peixer em uma atmosfera semelhante a percebida quando ouvimos um Rhapsody Of Fire, que te conquista logo de cara, pois, é possuidora daquele andamento que mistura bravura e o sentimento de missão cumprida, que apreciamos em um disco assim.

    É deveras importante que depois de tanto tempo sem registrar um álbum de estúdio, o Before Eden tenha retornado e renascido ao Prog Metal como até ligeiramente sugere o título deste A Realm Reborn, que assim como The Legacy Of Gaia é garantia de satisfação em sua audição e indicado para os fãs de Kamelot, Rhapsody Of Fire, Dream Theater, Symphony X e até o nosso Angra.
Nota: 9,0.

Sites:  http://www.beforeeden.net/, http://www.myspace.com/beforeeden
e https://www.facebook.com/BEFORE-EDEN-Fanpage-126652960709445/

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2016

Voltar para Resenhas