Before Eden - The Legacy Of Gaia
10 faixas - Hellion Records - 2005

    O Before Eden é uma banda que teve sua origem na cidade de Blumenau/SC, quando o guitarrista Alessandro Kotlinsky ( autor da maioria das letras e músicas deste disco )  e o baixista Marcos R. Cardoso se juntaram e criaram um projeto com fortes influências de rock progressivo e o peso do heavy metal ( ou seja, prog metal ). E a formação é completada por Júlio César K. Kuhlewein na bateria, e, inicialmente nos vocais com Rafael Pacheco e o tecladista Juliano Scharf que completaram o time. Mas, Rafael não estava contente na banda e sai, dando lugar ao excelente vocalista Jason Peixer que encaixou-se perfeitamente à proposta da banda.

    Pronto, com a formação estabilizada o Before Eden parte para a gravação de seu primeiro disco auto intitulado e lançado no ano de 2001. Os shows e a receptividade pelo público deste primeiro disco chamaram a atenção da Hellion Records que contrata a banda. Após uma baixa, o baixista Marcos dá lugar a Ricardo Tomedi no ano de 2002 e em 2005 eles lançam o seu segundo cd  The Legacy Of Gaia que é o objetivo deste review.

   A música que abre o álbum é a excelente Nomad Soul que já mostra para que a banda veio - guitarras rápidas, teclados perfeitos, a ótima voz de Jason Peixer e o maior destaque: as inversões de peso para calmo no melhor estilo do Rush. A segunda é Wizard Of The Truth que mostra a influência de progressivo da banda, já que esta música é interligada à primeira Nomad Soul e a virtuose dos teclados de Juliano Scharf criam o clima  para as viagens interplanetárias ( que é o conceito presente nas letras do disco ), e peço-lhe para notar os maravilhosos solos de guitarra de Alessandro Kotlinsky. Essence, a faixa seguinte, apresenta riffs pesados entremeados por intermissões de bateria e teclados que ficam ótimas, onde novamente o destacam-se os teclados, que lembram muito as "viagens" de Rick Wakeman ou Mike Rutherford.

    E como o Before Eden deixa claro sua forte influência do rock progressivo, as próximas faixas são as que compõem a suíte The Legacy of Gaia dividida em 6 partes, suíte esta que intitula o disco. Iniciando com a música instrumental Earth Day, com seus acordes clássicos que passa a idéia de um começo de uma trajetória pelo cosmos. Essa faixa já segue " grudada " com a prog Enemy Eye, em ótimos e pesados solos de guitarra e teclados, onde a letra nos convida a deixar o nosso mundo. 

   Na terceira parte, com Trust of Mankind, Alessandro Kotlinsky mostra excelentes riffs em sua guitarra acompanhado levemente pelos teclados, que ao decorrer da música criam o ambiente perfeito para a entrada dos ótimos vocais de Jason Peixer, onde tenho que destacar também a perfeição do baterista Júlio César K. Kuhlewein que literalmente massacra seu instrumento. Nova, a quarta parte de The Legacy Of Gaia mostra um longo riff de guitarra com um set instrumental maravilhoso e com ótimas melodias ( daquelas de se fechar os olhos e curtir a viagem ), tanto que a entrada dos vocais demora 2 minutos, outro destaque são os teclados de Juliano, que novamente estão memoráveis. Realmente, Nova é uma canção que marca o ouvinte na primeira audição.

    A quinta parte é a canção Tomorrow´s Gone, que é um dos melhores momentos do cd ao lado de Nomad Soul e Nova, sendo interligada com a quarta parte e nem se percebe a mudança de faixa, dada a perfeição que o catarinenses do Before Eden fazem - riffs pesados nas guitarras, excelente trabalho de teclados, enfim, um prog de primeira para ouvir de novo e com um refrão que fica facilmente na memória. A linda balada Everland que é centrada em voz, piano e bateria é a sexta e última parte da suíte. Fechando o álbum temos Reality no violão e no baixo de início, seguida de um solo fabuloso de guitarra e de um magistral final nos teclados.

    E não posso deixar de mencionar o excelente trabalho gráfico ( capa e encarte ) deste segundo disco do Before Eden feitos por Alessandro Kotlinsky e Isis Souza. Alessandro também assina as gravações, mixagem e masterização de The Legacy Of Gaia e mostra que fez um ótimo trabalho dado a qualidade de gravação do disco. Lhes digo caros leitores (as) do Rock On Stage, se curtem um prog metal muito bem executado e com uma presença forte de teclados, então inclua este álbum do Before Eden em sua coleção.

Site: www.beforeeden.com
Gravadora: www.hellion.com.br

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas