Baranga - O Céu É O Hell
10 Faixas - Voice Music - 2010

    Depois de 3 anos do lançamento do excelente álbum Meu Mal ( leia resenha ) o quarteto paulista Baranga, composto por Xande nos vocais e guitarras, Deca na guitarra, Soneca no baixo e Paulão na bateria; apresenta seu quarto cd: O Céu É O Hell, que já na capa com uma diabinha muito sensual na capa que já dá a deixa do que podemos esperar: um rock´n´roll pesadão e de primeira. As gravações mais uma vez foram realizadas por Heros Trench ( Korzus ) no Mr. Som em São Paulo entre outubro de 2009 e abril de 2010 e o resultado foi mais dez músicas que que tratam bebedeiras, mulherada e carangos nervosos, ou seja, o estilo Baranga de fazer música.

    Deixa A Noite Saber abre o cd com os solos guitarras muito bem tocados com o rockão brazuka diferenciado que só o Baranga sabe fazer. A voz sarcástica e inconfundível de Xande está ainda melhor e a pegada na bateria de Paulão te envolve rapidamente sem perceber. Com andamento mais rápido, letra escachada, ritmo pesadão cativante temos Noites Imundas e o Baranga deixa os solos de Xande e Deca nos agraciarem com suas perfeitas evoluções. O inicio de Aplica Mais Uma Dose a credencia como uma sonzeira marcante do cd, seja na linha pesada que está perfeitamente ligada com os vocais ou na precisão que o Baranga está tocando neste cd. Depois é hora de outro ' rockão' atraente com um refrão 'AC/DCsistico' e Vai Se Dar Mal pega o ouvinte com a maior facilidade, e é fato, a música tem notórias influências dos australianos seja na técnica dos solos pesados ou na ironia da letra que é sobre uma 'cachaçada'.

    Na Madrugada é pesadona, rápida e Xande canta seus versos puramente machistas e alcoólicos em meio à muitos repiques da excelentes de Soneca na sua bateria, e é interessante perceber como a banda fundiu perfeitamente os instrumentos deixando bem claro o potencial do quarteto. Uma das melhores do cd é Jogando Os Dados, um bluesão pesado com andamento cadenciado que lembra o Motörhead e nesta, o vocalista Xande canta com muito ímpeto enquanto os solos de guitarras exibem mais um pouco do estilo eternizado por Angus Young. A faixa título, O Céu É O Hell, é uma sonzeira engraçada e rápida com a letra divertida de fácil memorização, além de um ritmo de guitarra que não deixa ninguém parado, nos solos Deca deixa sua marca com simplicidade e muita perícia. E tenha certeza que essa é uma das melhores músicas dentre todas que o Baranga já compôs e ao vivo é uma delícia curti-la.

    Porrada Rock´n´Roll - só o título desta música entrega o que eu costumo classificar como sonzeira: letra que parece ter sido escrita contando um pouco da história de cada um de nós, baixo e bateria tecendo o fio para os solos expressivos e pesados do virtuoso guitarrista Deca e vocalizações ótimas de Xande em um andamento primoroso. La Carretera é outra que se fosse cantada por Brian Johnson em inglês seria um sucesso em sua banda, pois o som lembra muito das linhas do AC/DC, e temos um Rock´n´Roll solado dignificamente, irreverente, com refrão que gruda na memória. Quer algo mais? Ah, é pesado como um som assim deve ser e o quarteto atua de forma brilhante. A saidera de O Céu É O Hell é Boca de Ouro com um curto solo do baterista Paulão, ritmo pesado apoiado na força da guitarra, mas, o chama mesmo a atenção é o final que é fincado no mais puro Blues caipira.

    Resumindo: melhor, mais técnico, mais envolvente e realizando seu Hard Rock´N´Roll bem mais pesado. Não foi à toa que eles abriram para o Motörhead em 2009 no Via Funchal ( veja matéria ) e fizeram os fãs presentes vibrarem bastante com sua apresentação ao tocarem músicas que são a essência do Rock´n´Roll. E aí? Já se convenceu que O Céu É O Hell é indispensável para sua coleção? Longa Vida Ao Baranga, pois o Rock Brazuka precisa de bandas que possuam esse gabarito, que façam um som 'diretão' e sem firulas.
Nota: 9,5.

Site: www.barangarock.com.br
Myspace: www.myspace.com/baranga
E-mail: barangarock@hotmail.com

Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2010

Voltar para Resenhas