Andrea Amorim - Ao Meio Por Inteiro
14 faixas - Independente - 2010

    Ao Meio Por Inteiro é o quinto lançamento da cantora, compositora e jornalista Andrea Amorim, que nos apresenta o seu hard rock lírico, com um toque todo especial, pois ela é autora das 14 faixas deste registro, assim como também compôs todas as músicas de seus outros quatro discos. O sucessor de Fragmentos ( veja resenha ) foi gravado no Estúdio Tribu´s em Vinhedo/SP e mixado por Pedro Fonatanari e masterizado no Mosh, por Walter Lima. Os responsáveis pela gravação de Ao Meio e Por Inteiro que acompanham a cantora são Marcos Cabral e Samuel Zechin nas guitarras, Joãozinho Souza no baixo, Daniel Figueiredo nos teclados e João Terinha na bateria.

    Esta experiente cantora da cidade pernambucana de Garanhuns ( terra do Presidente Lula ) é uma verdadeira expoente em seu estilo, com classe e sensibilidade invejáveis. Suas composições são fortes, porém acessíveis e que nos fazem ter orgulho de termos no Brasil uma artista tão completa e versátil, que já foi elogiada por inúmeros críticos musicais de peso, como é o caso do compositor e ex-diretor da gravadora Polygram ( de 1970 a 1985 ) Roberto Menescal, que rasgou fartos elogios a ela na dedicatória deste registro, assim como o músico Nil Bernardes ( da “Banda Domingão” que se apresenta com o Fausto Silva, da Rede Globo) .

    A poderosa faixa de abertura Milagre dá o tom de como será o disco, uma pegada forte e com um apelo lírico sensacional, logo na seqüência temos a também maravilhosa Nervos de Aço, mas a faixa de número três, que dá nome a este disco é um destaque inconteste da qualidade e técnica desta brilhante cantora, destaque tal, que foi a escolhida para um videoclipe, que também consta do disco e que, é claro, já foi exibido no Programa Rocktime, em sua edição de número 71 ( confira no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=JAQvCsA3tI0 ). A balada Santuário Sem Lógica também é digna de nota, numa melodia extremamente agradável e envolvente. Na curiosa Paredes de Inseto temos uma alternância de ritmos vocais que realmente causa espécie, tal é a versatilidade desta preciosa cantora.

  A profundidade da letra da cativante música Barco De Papel é também merecedora de um elogio especial. “Sinto tua falta, mas me conformo com tua existência”, esta frase da faixa Penso, Logo Insisto evidencia a profundidade de emoções e o impulso natural da música, que contrasta com a rápida e pesada Vai Pro Inferno, cuja linha vocal me lembrou a música Ranger da veterana e extinta banda paulistana Inox. ( Lembram??? Essa é “das antiga” ). A bela e cadenciada Em Outra Direção encerra o trabalho com chave de ouro, não me deixando alternativa senão fazer referência àquele velho clichê “deixando um gostinho de quero mais”.

      Um destaque que eu não poderia deixar de comentar, especialmente porque recebo muito material, tanto de gravadoras e bandas nacionais como internacionais, é o capricho e a qualidade do material promocional da Andrea Amorim, pois, a começar pelo envelope personalizado, pasta com informações, cartão de apresentação e o próprio cd, tudo numa qualidade e acabamento perfeitos, que conquistam o crítico antes mesmo de colocar a “bolachinha”  prá rolar, e depois de ouvir o som, então, evidenciam-se ainda mais todos os predicados que usei nesta resenha.
Nota: 9,0
Site:
www.andreaamorim.com e www.myspace.com/andreaamorim

Por Jack Metal
Junho/2010

Track List:
01 – Milagre
02 – Nervos De Aço
03 – Ao Meio Por Inteiro
04 – Eu Peciso
05 – Santuário Sem Lógica
06 – Paredes De Inseto
07 – Barcos De Papel
08 – Marcapasso
09 – Penso, Logo Insisto
10 – Vai Pro Inferno
11 – Estilhaços
12 – Cúmulo
13 – Amuleto
14 – Em Outra Direção

Voltar para Resenhas