Andrea Amorim - Fragmentos
12 Faixas - 2009 - Independente  

    Com mais dez anos de carreira e em 2009 lançando seu quarto cd, Fragmentos, a cantora, compositora e jornalista Andrea Amorim exibe mais doze faixas na sua mistura de pop, rock e música lírica. E a pernambucana de Garanhuns exibe sua bela voz e neste trabalho gravado no estúdio Sounds Studios em São Paulo/SP e também no Alpha Studio em Garanhuns/PE. A ruiva esteve acompanhada por Marcos Cabral  na guitarra, Nader Santos nos teclados, Cleber Aguiar na bateria e Carlos Santiago no baixo, músicos que garantiram a qualidade diferenciada de Fragmentos.

    Nervos de Aço é a primeira das doze canções de Fragmentos e a bela melodia aliada à uma boa voz da vocalista fazem a junção para um hard rock divertido e cantado em português; sendo que ela aproveita para exibir seus fortes agudos praticamente líricos. Na segunda, Barcos de Papel, o timbre de voz  de Andrea lembra a Pitty e ainda possui um competente trabalho do baixista Carlos Santiago e do baterista Cleber Aguiar.

     Com ritmo mais suave e com longos solos de guitarra temos Seu Velho Jornal, que após a ótima introdução instrumental, Andrea entra cantando com muito feeling nesta canção nitidamente mais pop, porém, bem gostosa de se ouvir. Em Marcapasso temos uma sucessão de bons solos de guitarra feitos por Marcos Cabral criando o clima para que Andrea entrar em cena com sua vibrante e poderosa voz. Essa linha de solos de guitarra com momentos puramente ' mais rock ' dão a cara desta quarta faixa de Fragmentos, mas a curiosidade fica para o final lírico que a cantora coloca na música.

    Estilhaços já trafega por linhas mais pesadas e vamos sentindo a versatilidade da cantora de Garanhuns ao alternar vocais mais altos. Destaque para a linda melodia que antecipa a incursão lírica. Em Outra Direção possui uma linha mais pop/rock agradável com a vocalista deixando sua voz bem à vontade. Tranque a Porta exibe um competente trabalho instrumental e uma letra pop melodiosa. Vai Pro Inferno já é bem mais rock´n´roll, mais acelerada e com a atuação dos teclados, lembra  um ambiente mais anos 70, já Andrea canta passando realmente muito sentimento a cada verso, o que garante outro belo deste álbum Fragmentos. Santuário Sem Lógica com sua linha mais épica é talvez a melhor música do cd, além do andamento, os longos solos de guitarra e os repiques na bateria dão a devida sustentação para Andrea cantar exibindo muita emoção, especialmente quando ela aplica seus vocais líricos.

 

    Alice No País das Armadilhas é um pop/rock - mais voltado para o lado do rock - bem interessante especialmente pelos toques do baixo, os repiques feitos na bateria e a guitarra solada com firmeza por Marcos Cabral; já a alegre voz de Andrea casa perfeitamente com o instrumental. Alice No País das Armadilhas conta ainda com um refrão bem marcante e agradável. Depois é a vez de Ao Meio Por Inteiro que é outro pop/rock bastante animado dotado de solos muito bem realizados pelo guitarrista Marcos Cabral e uma interpretação bem gostosa de Andrea Amorim. Para encerrar Fragmentos temos Como Um Sonho trazendo suas linhas melódicas viajantes e suaves para que Andrea novamente passe emoção em suas cordas vocais, e mais uma vez, o guitarrista Marcos, merece ser lembrado pelo seu ótimo trabalho.

       Para quem ainda não conhece o pop rock lírico de Andrea Amorim saiba que ela já ganhou vários festivais entre eles: II Festival de Música e Arte de Garanhuns ( Pernambuco - Brasil, 2006 e o maior em se tratando de premiação no país ), Quipapá ( 2007 e 2008 ) e de São Benedito do Sul ( 2006 e 2007 ). Ficou curioso para conhecer o som da bela ruiva que divulga a cena do agreste de Pernambuco? Então vá atrás de Fragmentos, garanto que será um bom começo para sua incursão no som de Andrea Amorim.

Site: www.andreaamorim.com e www.myspace.com/andreaamorim

Por Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos a Lu Wolff
Dezembro/2009

Voltar para Resenhas